O ônibus parou ao lado do meio-fio em Grampleton e todos se levantaram: Riv, Leah, Jodi, Caroline e Penny. “Nos encontramos aqui às seis em ponto”, disse Pam. “Não vou perder meu show de pesca por causa disso.”
Todos prometeram que o fariam e saíram para a calçada. “A prefeitura é ao meio-dia”, disse Riv, “e as urnas fecham às cinco. Dado o número de pessoas que votam nas eleições para o conselho escolar, eu ficaria surpreso se os resultados não fossem anunciados antes de partirmos.”
Jodi distribuiu as placas RIV PARA O CONSELHO ESCOLAR: CONSTRUA UMA ESCOLA NA CIDADE PELICANA, e Caroline distribuiu garrafas de água e lanches. A maioria deles ficava no corpo de bombeiros, principal local de votação de Grampleton, para exibir seus cartazes, enquanto Leah ia com ela à prefeitura.
Foi engraçado como, depois de um ano numa cidade tão pequena, a multidão no Centro Comunitário de Grampleton parecia um público enorme. Na realidade eram menos de duzentas pessoas. Mas ainda. As eleições para o conselho escolar eram muitas vezes decididas por menos.
Riv se reuniu com os outros membros do conselho escolar: quatro que não estavam concorrendo às eleições e aquele que estava. Dos quatro que restaram, ela já havia convencido dois deles a concordar com o redistritamento. Dois eram contra, assim como seu oponente, um homem magro e de aparência elegante, de terno. Se ela perdesse, o redistritamento não aconteceria.
Os seis sentaram-se atrás de uma longa mesa e o painel começou. Riv começou a suar enquanto o público lançava suas perguntas rapidamente. E quanto aos impostos mais elevados? E quanto ao bullying? O conselho escolar sabia de um professor que há seis meses havia dito um palavrão na sala de aula? O que eles pretendiam fazer a respeito?
Ela inspirou e expirou longa e lentamente. Ela conhecia suas posições de trás para frente. Ela havia processado cada número. E ela não era estranha à política. Ela tinha visto um milhão dessas coisas; tinha visto como Tom de alguma forma conseguiu transformar uma pergunta sobre algo que ele não queria responder em uma transição para algo que ele estava esperando para trazer à tona.
“Esta pergunta é para o desafiante”, disse o próximo membro da audiência. “Gostaria de perguntar o que ela acha que há de tão ruim em nossa escola atual a ponto de termos que construir uma totalmente nova.”
Riv pigarreou e se inclinou para o microfone. “Não se trata do que há de ruim na Grampleton High”, disse Riv. “Ouvi dizer que é uma ótima escola, para aquelas crianças que conseguem alcançá-la facilmente. Mas muitas crianças ficam em um ônibus por uma hora em cada sentido para chegar até lá, se vierem do meu lado do distrito. E em Stardew Valley, é tão inacessível que, essencialmente, não somos atendidos.”
“O embarque é uma opção”, interveio alguém, levantando-se sem levantar a mão. “Pela lei estadual, os arredores de Pelican Town são considerados atendidos pela escola, desde que o estado cubra os custos de internação deles lá.”
Riv olhou e seu estômago afundou. Era Tom, parecendo um político em seu terno azul escuro e gravata vermelha. "Senhor. Governador”, disse ela, caso alguém tenha perdido, “certamente questionei muitas vezes por que o governo do seu estado não mudou essa lei arcaica, agora que sabemos que é melhor para o desenvolvimento das crianças viver com suas famílias do que em um ambiente institucional. ambiente."
O público reagiu de forma audível com uma enxurrada de murmúrios e rangidos, enquanto se esticavam para olhar para Tom.
“Bem, quero dizer. . . esta é uma área muito rural, simplesmente não há crianças suficientes no distrito para justificar duas escolas. . . muito menos o dinheiro. . .”
O dinheiro. Ah. Ele realmente entrou nisso agora. Ela sabia tudo o que havia para saber sobre o dinheiro. “Deixe-me detalhar quanto custa ao distrito hospedar cinquenta alunos por ano.” Quando ela terminou, era óbvio para qualquer um que acompanhasse que tanto dinheiro foi gasto em hospedagem e alimentação que quase seria possível contratar uma nova escola apenas com isso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
When You Have to Go There, They Have to Take You In
Fiksi PenggemarPor: Moreta1848 Do site Archive of Our Own beta Leah, recém-saída do rompimento com Kel, muda-se para Stardew Valley para fazer arte. Riv, recém-divorciada e com dois filhos, tenta ganhar a vida trabalhando na agricultura. Nenhuma delas está pronta...