Riv manteve sua promessa e realmente cuidou de tudo. Ela até trouxe uma panela enorme de sopa para que Leah não tivesse que parar de fazer arte para cozinhar. Tudo o que Leah precisava fazer era fazer arte e aparecer.
Leah tinha muitas pinturas prontas e algumas pequenas esculturas. Mas havia tempo suficiente para completar alguns entalhes maiores, então ela seguiu em frente. Ela sentiu como se alguma coisa tivesse sido desarrolhada, pronta para ser derramada se ela apenas pegasse o cinzel e começasse a trabalhar. Ela fez uma escultura sobre como se sentia em casa em Stardew Valley. Ela fez um sobre dançar no festival de flores, o que era uma coisa estranha de animatrônico, mas era assim que seu coração se sentia: balançando, balançando, quase explodindo. Então por que não? Sua inspiração fluiu interminavelmente durante semanas.
Finalmente o dia da mostra de arte amanheceu, claro e ensolarado, conforme previsto. Riv e Elliott ajudaram a coletar a arte de Leah e a montá-la na praça da cidade.
Chegaram mais pessoas do que Leah esperava. “Onde você encontrou todas essas pessoas?”
"Internet. Mídia social. Anúncio no Grampleton Gazette. Você sabe. Acabei de espalhar a notícia. Nesta época do ano, as pessoas procuram algo divertido para fazer e não há muito no país. Além disso”, acrescentou Riv, “aposto que estão curiosos para ver o novo artista local em ascensão”.
“Você me chamou assim no marketing?!”
"Claro. Você definitivamente está chegando. Qualquer pessoa que compre uma peça hoje estará guardando uma fortuna em dez anos.”
Leah não conseguia acreditar nisso. Mas ela ficou perto da arte e observou as pessoas virem e olharem. Ela não gostava muito de tentar explicar a arte para ninguém; arte era para que você não precisasse explicar. Mas ela gostava de ouvir as pessoas, especialmente as que não sabiam que ela era a artista, admirando a arte. Isso a fez se sentir uma verdadeira artista.
Ela se afastou para fazer uma pausa, tentando pagar alguns biscoitos e limonada na mesa da vovó, mas a vovó amontoou seu prato de graça. “É uma coisa boa que você está fazendo, querido”, disse ela. “Nossa cidade precisa de um pouco de emoção e cultura.”
Quando ela voltou, Riv estava colocando uma pilha de notas no caixa. “O animatrônico foi vendido!” Riv anunciou. “O mais caro!”
Os olhos de Leah quase se arregalaram. Ela tinha certeza de que aquele nunca seria vendido, considerando o alto preço que ela havia cobrado. Ela queria perguntar quem havia comprado, mas naquele momento alguém fez uma pergunta sobre uma de suas aquarelas de cogumelo, e depois disso ela ficou ocupada por um tempo.
Quando a mostra finalmente terminou, todas as quatro esculturas haviam sido vendidas, assim como a maioria das pinturas menores e algumas pinturas maiores. A avó tinha feito um bom negócio e Riv vendeu todo o vinho e cerveja que trouxera.
Riv contou o dinheiro. “Oitenta por cento de suas vendas para você”, disse ela.
“Achei que faríamos meio a meio”, argumentou Leah. “Porque também é uma arrecadação de fundos.”
“Claro que não”, disse Riv. “Isso nem pagaria pelo seu tempo fazendo as coisas. Oitenta por cento para você, vinte para o Fundo Educacional Stardew Valley. Tudo o que tenho vai para o fundo, e a vovó chutou essa pilha.” Ela juntou as notas, bateu-as na mesa e guardou-as na caixa do dinheiro. “Também recebemos alguns trocos no pote de doações.”
Leah estava presa segurando o grosso maço de notas. Ela não sabia quanto seria o aluguel da casinha, mas certamente isso seria suficiente para pelo menos vários meses.
Foi incrível. Todo esse tempo fazendo arte, certa de que estava perdendo tempo, certa de que ninguém jamais pensaria que isso era arte de verdade, e mesmo assim eles pensaram. Eles adoravam sua arte. Eles adoraram aquilo mais do que qualquer outra coisa em que pudessem gastar seu dinheiro. Eles levavam para casa, olhavam e sentiam que ter isso em casa tornava suas vidas melhores.
Nada poderia arruinar essa sensação, Leah pensou.
“A propósito, quem foi que comprou o animatrônico?” ela perguntou a Riv. “Foi alguém super rico ou. . .?”
“Um cara da nossa idade”, disse Riv. "Alto. Cabelo escuro, olhos azuis. É uma combinação surpreendente, na verdade.
O estômago de Leah afundou. Quais eram as chances de ser outra pessoa? “Droga,” ela sussurrou. “Acho que foi Kel.”
Todo o seu triunfo de um momento atrás desapareceu. E se tudo fosse mentira? E se ninguém tivesse gostado da arte dela? Só ele, tentando de alguma forma voltar à vida dela?
Riv estendeu a mão e apertou a mão dela. “Ele não comprou mais nada além disso”, disse ela com firmeza. “Todo o resto foi tudo você. E aposto que outra pessoa teria comprado aquele também, se não tivesse colocado as mãos nojentas nele.
Leah deu uma risadinha sufocada. “Obrigado, Riv.” Ela bateu a cabeça no ombro de Riv, recebendo um abraço apertado e caloroso.
“Você se saiu bem, ok? Você provou isso para todo mundo. E aposto que ninguém conseguirá convencê-lo novamente de que você não é um artista.”
Leah inspirou e expirou. Os braços de Riv a fizeram se sentir tão segura. Talvez fosse verdade. Talvez nem importasse mais o que Kel pensava. Não quando ela tinha, agora, tudo o que ele nunca lhe deu. Arte, e uma vida cercada pela natureza, e um amor que não vem com compromisso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
When You Have to Go There, They Have to Take You In
Hayran KurguPor: Moreta1848 Do site Archive of Our Own beta Leah, recém-saída do rompimento com Kel, muda-se para Stardew Valley para fazer arte. Riv, recém-divorciada e com dois filhos, tenta ganhar a vida trabalhando na agricultura. Nenhuma delas está pronta...