Isca e Troca

13 2 0
                                    

Algumas vezes por semana, Leah encontrava Elliott na taverna local para tomar uma taça de vinho. A essa altura, era toda a sua vida social, esticar as pernas debaixo da mesa, bebericar um belo tinto e conversar sobre arte.

Elliott não parecia estar fazendo muito progresso. “Escrevi quase quinhentas palavras hoje”, disse ele uma noite, “mas apaguei todas”.

Leah havia pintado quatro miniaturas, mas tentou não parecer desdenhosa. Afinal, os pais de Elliott estavam pagando sua cabana na praia. Na verdade, ele não precisava se apressar para produzir resultados como Leah fez. “Você não deveria excluí-lo”, disse ela. “Se eu jogasse fora tudo que fiz e não deu certo, não sobraria muita coisa. Basta colocá-lo em um arquivo e escrever outra coisa.”

“Você não sabe o quão ruim foi”, ele disse sombriamente.

“Tenho que continuar praticando para ficar bom!” ela disse alegremente. “É o que eu faço!”

Elliott fez uma careta para sua taça de vinho, brincando com a haste. Ele provavelmente esperava por uma garantia: “Tenho certeza de que foi realmente bom!” ou alguma coisa. Mas Leah não se importava com desonestidade. Se ele realmente achasse que seu trabalho era bom, deveria dizer isso. E se não o fizesse, não se sentiria muito encorajado pelas banalidades de alguém que não o tivesse lido.

“Leah,” ele disse depois de um minuto. “Eu sei que não faz muito tempo desde que você terminou com Kel. Mas eu estava pensando. . .”

Ela olhou para ele com cautela. "Sim?"

“Isso é um relacionamento?” Ele acenou com a mão entre os dois. “Ou poderia ser? Eu te convidaria para um encontro, mas já estamos aqui. Eu acabei de . . . Eu gosto muito de você e. . .”

“ Não faz muito tempo desde que terminei com Kel,” Leah repetiu. “O que eu gosto nisso”, ela apontou para a mesa, “é que a pressão é baixa. Não é bem assim.”

Elliott deixou escapar: “Mas não seria muita pressão! Eu não faria isso, poderíamos simplesmente continuar nos encontrando assim. Mas como . . . como um casal de namorados .”

Lia franziu a testa. Quando ele começou a usar a dicção arcaica, foi um sinal infalível de que ele não estava totalmente confortável. Que ele estava tentando ser. . . escritor. Ela não se importava com isso, mas conhecia Elliott há muito tempo. Ele não estava tentando ser desagradável.

“Eu não quero isso, Elliott,” ela disse gentilmente. "Desculpe."

"Bem." Ele bebeu o resto do vinho e se levantou. “Já que minha companhia é aparentemente tão odiosa, suponho que vou poupá-lo de mais disso.”

“Elliott, não, eu...” Mas seu amigo deu meia-volta e saiu.

Ela deslizou em sua cadeira e olhou melancolicamente para sua taça de vinho meio cheia. Não quero um namorado, quero um amigo. Mas se as pessoas só querem uma coisa de mim, acho que amizade é pedir demais.

Ela olhou ao redor do salão. Todos os outros tinham alguém com quem já estavam conversando. Todos os outros estavam nesta cidade desde sempre. Eles também não precisavam de um amigo. Ninguém fez isso.

Poucos minutos depois ela desistiu e foi embora. Riv estava passando, com uma vara de pescar no ombro e um balde pendurado nas mãos. “Ah, oi”, disse Riv. “Eu perdi uma festa?”

“Na verdade não”, disse Leah, sentando-se ao lado dela para voltar para casa. “Apenas o público normal de sexta à noite.”

“Eu deveria tentar ir algum dia”, disse Riv. “Todo mundo está sempre correndo por aí fazendo suas próprias coisas, eu realmente não sei quando ou como ser sociável por aqui.”

“Você deveria”, Leah se encontrou dizendo. “Não é diversão na cidade, eu acho. Mas às vezes há uma boa conversa.”

Riv se virou para voltar para sua casa. “Talvez eu faça isso”, disse ela com um sorriso.

Leah se viu sorrindo de volta. “Se você fizer isso, vejo você lá!”

Pronto, ela pensou consigo mesma, enquanto caminhava sozinha o resto do caminho para casa. Uma amiga não vai puxar a isca e me atacar. Posso ter um amigo que dure.

When You Have to Go There, They Have to Take You InOnde histórias criam vida. Descubra agora