Escola, mais ou menos

16 2 0
                                    

Antes de o sol nascer totalmente, Riv estava lá fora com seu regador. Poderia haver uma maneira melhor de garantir que sua plantação de pastinaga crescesse do que encher a lata no lago e regar manualmente cada metro quadrado do jardim, mas se assim fosse, ela não sabia o que era.

Tudo tinha sido muito mais difícil do que ela esperava. Para conseguir plantar o jardim, ela teve que derrubar duas árvores, desenterrar os tocos e usar as mãos para fazer bolhas capinando o solo compactado. E ainda assim todo mundo precisava comer, embora, claro, demorasse séculos até que ela tivesse qualquer tipo de colheita.

Se ela pudesse economizar dinheiro e construir um galinheiro ou algo assim, ela poderia começar a lucrar mais rápido. Mas ela não podia fazer isso porque as crianças precisavam comer. E dormir. Ela comprou um frigobar, e Robin construiu para ela um conjunto de beliches ao longo da parede por (ela tinha certeza) muito abaixo de seu preço habitual. Mas ainda assim a conta bancária de Riv estava diminuindo de forma alarmante. Ela teve a impressão de que os agricultores ficavam sentados observando as plantações crescerem. Talvez algum dia ela chegasse lá, mas não nesse ritmo.

Quando todo o jardim ficou escuro de umidade, Riv entrou para acordar as crianças. “Vamos pessoal, primeiro dia de aula!”

“Não quero ir para essa escola idiota”, disse Vi.

“Eles ainda têm escola?” perguntou Salgueiro.

“É claro que eles têm escola, todo lugar tem escola, é a lei”, disse Riv, servindo cereal. O prefeito havia prometido que haveria uma escola, quando ela ligou. Bem. Ele disse “uma escola, mais ou menos”. O que era uma escola, mais ou menos?

“Quero estudar em casa”, disse Vi.

“Não tenho tempo para fazer isso e também cultivar esses vegetais.”

“Eu nem gosto de vegetais.”

“ Não gosto de choramingar”, disse Riv, soando como um disco quebrado até para si mesma, “mas aqui estamos.”

Por fim, todos foram alimentados, vestidos, escovados e a caminho da biblioteca, que Lewis garantiu que abrigava a “escola, mais ou menos”.

Uma garota ruiva esperava na frente. Esta cidade certamente tinha mais do que seu quinhão de ruivas. Este, pelo menos, ela não estava atraída, porque parecia ter cerca de dezenove anos. Ou Riv estava ficando tão velha que subestimava as idades, ou essa garota possivelmente ainda não tinha se formado em educação.

“Eu sou a Srta. Penny”, disse a garota com o tipo de voz suave que as professoras de jardim de infância sempre tiveram. “E você deve ser Willow e Violet.”

Will olhou furioso. Vi fez beicinho. “Posso ver a sala de aula?” interveio Riv antes que alguém pudesse causar uma impressão ainda pior um ao outro do que já tinha causado.

Não havia aula. Havia uma única mesa na sala de leitura principal da biblioteca, que também era a única sala de leitura. Havia exatamente duas crianças lá, uma menina da idade de Vi e um menino um pouco mais novo. O estômago de Riv afundou. Ela tentou não fazer promessas sobre a situação escolar, mas presumiu que haveria pelo menos uma chance de fazer amigos.

Mas as duas crianças estavam olhando para cima, sorrindo e puxando cadeiras. Pelo menos, numa turma deste tamanho, dificilmente poderia haver panelinhas, não é? “Divirtam-se”, disse Riv, com tapinhas firmes nas costas de cada um no lugar dos beijos que eles não queriam mais que acontecessem em público. “Vou buscá-lo às, o que, três?”

“Vou levá-los até sua casa”, garantiu Penny. “Hoje vai ser divertido, faremos apenas algumas atividades e depois veremos em que nível elas estão.”

Riv ergueu uma sobrancelha. Esse foi outro ponto a favor de uma turma deste porte; claramente não haveria dificuldade para alcançá-lo. Todos estariam em seu próprio nível de qualquer maneira. “Deixe-me saber como foi”, ela disse finalmente.

Ela pretendia perguntar sobre as qualificações docentes de Penny, que livros ela usaria, sua filosofia educacional. Mas qual era o sentido disso agora? Era isso, essa era exatamente a única escola em quilômetros. E ela dificilmente poderia vasculhar a floresta em busca de dentes-de-leão e ao mesmo tempo ficar de olho nos dois o dia todo.

“Não se preocupe com nada”, disse o embrião com um sorriso doce.

— Não vou — mentiu Riv.

When You Have to Go There, They Have to Take You InOnde histórias criam vida. Descubra agora