Maria se esforçava para se equilibrar em um pé só,ela sorria quando se desequilibrava,eu sorria quando ela se recompunha.Andávamos em silencio,cada um consigo mesmo,eu pelo menos pensava demais. Já estávamos perto de casa quando ela disse:
- Posso te fazer uma pergunta Noah ?
A olhei atento,receoso,mas estranha e ineditamente confiante.
- Claro.
Ela me deu um de seus meio sorrisos,satisfeita.
- Voce é feliz ?
Me pegou de surpresa,desprevinido,e totalmente desarmado. Só conseguia encarar seus olhos de mar,que se prenderam a mim,se agarraram aos meus olhos,pensei por alguns segundos,analisei o que eu tinha,lembrei do que fui,e a verdade era que eu não estava completo. Eu me sentia um quebra-cabeça de mil peças minúsculas,daqueles que levam semanas para montar. Eu era meio caminho andado.
- Eu estou bem. -respondi sincero.
Maria franziu o cenho,balanceando minha resposta com o que ela ja sabia sobre mim.
- O que falta ?
- Eu não sei... Não sei o que falta.
Ela pensou por um instante,vi que ela estava inventando alguma outra coisa pra dizer,porque a verdade naquele momento não pareceu necessaria para ela.
-E voce ? - cortei o silencio.
- Eu acho que a felicidade é apenas um motivo para procurar por algo. É por isso que não existe felicidade sem um caminho.
- Esta dizendo que a felicidade é o próprio caminho ?
- Então,voce é esperto afinal de contas. - ela respondeu sorrindo.
- Que droga. - disse desejando um cigarro.
- É uma droga agora,mas amanhã ou depois,vai ver que o prazer esta na jornada.
Tenho que ser honesto e dizer que aquilo me deixou intrigado,eu comecei a pensar que o que ela disse fazia sentido,eu estava feliz por tudo que tinha vivido com Grande Mike, estava feliz por ter me tornado amigo de Wallace,estava feliz por ter conhecido Mila. No entanto,nada daquilo me proporcionava felicidade,não me completava.
Chegamos em casa, ela disse um 'tchau' amigável,mas mesmo indo embora o que ela havia dito sobre felicidade não me abandonava. Aquela ideia me incomodou pelo resto do dia.
Não me deixou escrever.
E enquanto conversava com Wall eu estava presente só de corpo,minha mente ainda se esforçava em entender como o caminho pode ser a felicidade,eu me perguntava se todo o percurso é a sua felicidade o que é que encontramos no fim ? Se não é felicidade, o que é ?
Não conseguia dar continuidade á minha história.
Mila e eu nos encontramos em uma lanchonete de coisas naturais,ela falava sobre tudo o que andava aprendendo,eu estava tentando prestar atenção,mas toda vez que havia uma brecha,meus pensamentos me traíam, e me levavam para aquela dimensão desconhecida,e eu me perguntava silenciosamente se meu caminho me fazia feliz,queria descobrir o que me fazia querer ser feliz.
O que me fazia lutar por toda estrada.
O que me impulsionava a buscar a felicidade.
Quem era minha felicidade.
Quem era a felicidade.
O que era a felicidade.
Que caminho era minha felicidade.
- Noah.. Ei ! Noah ! Voce esta me ouvindo ?
Despertei da viajem mais longa que eu havia feito,não sei se posso contar isso como vantagem mas,eu nunca precisei de nenhum baseado para ir á terras mais distantes.
Minha cabeça sempre foi um labirinto,e pra mim é um prazer me perder.
-Claro.. Me desculpa, voce estava falando sobre fotografar na chuva..
- É .. Bem.. Enfim, acho que ja falei demais- ela sorriu,do jeito que me faz querer sorrir- E voce ?
Coloquei minhas mãos sobre ás suas,suas unhas estavam pintadas com um vermelho escuro,achei novidade.
- Gostei das unhas.
- É,estou tentando um visual diferente. Estava pensando em colorir uma mecha de cabelo,talvez descolorir..
Queria dizer que gostava do cabelo dela natural,gostava da versão imutável dela,não me importaria se ela colorisse o cabelo todo dela de verde fluorescente,mas eu gostava dela,sem mudanças,para mim não era necessário nenhum retoque. Mas em vez disso eu disse :
-Estou escrevendo.
Ela me olhou sem entender. Mas acho que ela se lembrou logo de que eu ja havia contado que ás vezes escrevia.
- Sério ? Como um hobby ? - ela bebeu um pouco de seu suco.
- Eu ainda não sei.. Por enquanto é só uma distração,mas quem sabe..
- Voce acha que as pessoas vão gostar ? Quer dizer,voce acha que é bom ? - Ela perguntou com um tom crítico. Mila aprendeu isso em seu novo trabalho.
- Não estou me preocupando com isso agora. - disse calmo - Talvez voce pudesse ler,dizer o que acha.
- Eu adoraria.
Ela veio ao meu encontro,nos beijamos por mil anos naquele espaço de 2 minutos,queria dizer que sentia saudades,mas não disse. Só deixei a gente junto.
Deixei ela na minha cama,dormindo ao meu lado,enquanto fumava meu cigarro e pensava o que faltava pra eu ser feliz.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cartas de um Suicida
RomansAs cartas a seguir são um segredo,mas porque ja temos conversado,e eu vi que você é alguém de confiança,vou mostra-las, e as trate como um segredo, conte somente aos mais íntimos. Para que eles contem aos seus mais íntimos, ate que não seja mais seg...