Capítulo 25 : O bosque

14 6 0
                                    

°°°
9 de abril de 2007, segunda-feira.
Aki estava tendo aula com Clarke, tinha acabado de começar a aula mas pelo rumo que estava de seguindo, seria sobre soberania...

Obviamente, Aki sabia sobre isso, mas estava muito entretido e com a cabeça focada no que aconteceu em Porvoo, sua mente lhe mostrando o rostinho assustado de Leena...

Aki não sabia mais o que pensar, Leena estava em perigo por causa dele, todos eles estavam em perigo naquele lugar.

Os Carter não são brincadeira, podem fazer o que for pra conseguir o que querem e com certeza não vão deixar ser vencidos facilmente.

Agora que Aki parou pra pensar nisso, tentou imaginar uma forma para fazer os Carter parar, apesar de todo que são e tudo que podem fazer, eles não matariam alguém... Isso é cruel demais.

Esse pensamento estava tirando a concentração de Aki, que quase não escutava o que Clarke estava falando, mas como poderia? Esse assunto é sério demais...

Enfim, Clarke estava explicando sobre soberania mas Aki não estava realmente escutando, era como se ele não estivesse ali.

Até que...

- Dunna, pode responder por favor? - Disse Clarke.

Os olhos de Aki pularam de volta pra Clarke, ele não sabia nem qual era a pergunta, como poderia responder?...

- Pode... repetir? - Pediu Aki.

Clarke achou um pouco estranho, ele conhecia Aki por tempo o suficiente pra saber que o garoto sabia de tudo que lhe fosse perguntado.

Bom... Pelo menos das perguntas que Clarke o fizera, ele sabia responder.

- Claro. Só quero que me diga ao que soberania se refere. - Disse Clarke, calmamente.

- Soberania refere-se à entidade que não conhece superior na ordem externa nem igual na ordem interna. - Disse Aki, relaxando os ombros.

- Certo... Bom, nas estritas palavras do renascentista francês, Jean Bodin, "a soberania é o poder absoluto e perpétuo de um Estado-Nação". No âmbito externo, a soberania traduz, por sua vez, a ideia de igualdade de todos os Estados na comunidade internacional, associada à independência nacional. - Disse Clarke antes de começar a respirar novamente.

- Se é assim no âmbito externo, como seria no âmbito interno? - Perguntou Nullie, que parecia confusa.

- Dunna? - Disse Clarke, apenas.

- Nesse sentido, no âmbito interno, a soberania estatal traduz a superioridade de suas diretrizes na organização da vida comunitária. - Disse Aki, suspirando.

Aki não estava com muita paciência hoje.

- Certo. Soberania é o direito exclusivo de uma autoridade suprema sobre um grupo de pessoas. Há casos em que essa soberania é atribuída a um indivíduo, como... - Disse Clarke, que se interrompeu pra Aki responder, obviamente.

- Como na monarquia absolutista, na qual o líder é chamado genericamente de soberano ou se atribui a algum Deus. - Disse Aki, respondendo a pergunta.

- Exatamente. Com isso, podemos citar o caso de Deash. - Disse Clarke.

A aula continuou seguindo normalmente com as explicações de Clarke e mais nenhuma pergunta foi feita, ótimo.

No fim da aula, quando o sinal tocou e os alunos da sala ansiosamente saíram, Clarke chamou Aki enquanto ele ainda estava arrumando suas coisas.

Aki suspirou e foi até ele, se sentando na cadeira mais a sua frente e, com o cotovelo na mesa, apoiou a cabeça em uma só mão.

- O que foi, Dunna? O que aconteceu? - Perguntou Clarke, cruzando os braços.

A Guerra Dunna: A história de Herdeiros Onde histórias criam vida. Descubra agora