20 - O peso de pensar no futuro

28 1 0
                                    

Saio do meu lugar na grande mesa redonda do restaurante à beira-mar, um grande telão ainda brilhando com os últimos resquícios da derrota do Brasil para a Alemanha

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Saio do meu lugar na grande mesa redonda do restaurante à beira-mar, um grande telão ainda brilhando com os últimos resquícios da derrota do Brasil para a Alemanha. A vergonha do placar me cala, preferindo o silêncio sobre o assunto. Decidimos ficar mais um tempo na praia, onde podemos ao menos desfrutar do pôr do sol.

Camila, Lúcio, Yuri, Marcos, Ana e Aline estão comigo. Observando-os, somos um grupo de amigos peculiar, unidos pela nossa estranheza mútua.

Meus olhos encontram Camila, que se sentou delicadamente na areia, seus dedos entrelaçados sentindo a textura fria e suave do chão. Ela parece absorver cada momento com uma intensidade que me comove. Após um suspiro profundo, nossos olhares se cruzam e ela me presenteia com um sorriso genuíno, que ilumina seu rosto e aquece meu coração. Não posso deixar de retribuir, sentindo uma onda de calor dentro de mim ao ver como a paixão dela pelo momento reflete em seus olhos brilhantes.

- Vocês já pararam para pensar sobre o futuro? – Marcos nos pergunta – Eu ainda tenho dois e anos e meio para terminar o ensino médio mas vocês já se formam este ano, não estão nervosos!

- Vamos ser promovidos de estudantes para desempregados, nada demais! – Aline responde

- O que vocês querem fazer, afinal? - Pergunta volta a perguntar

Respiro fundo, deixando-me envolver pelo espetáculo do sol se pondo no horizonte, tingindo o céu de tons dourados e rosados que parecem pintados à mão. As crianças brincam despreocupadas na parte rasa da água, junto de seus pais, rindo e gritando com a alegria inocente que só a infância pode proporcionar. Observo-as com um misto de nostalgia e admiração, pensando como suas vidas são simples e cheias de promessas, ainda não tocadas pelas complexidades que a vida adulta impõe.

Se essas crianças soubessem o quanto a vida pode ser difícil... Talvez valorizassem mais cada momento de riso e brincadeira. Talvez aproveitassem ainda mais a companhia de seus pais, cujo amor e cuidado são um escudo contra as adversidades do mundo. Um vento suave sopra, trazendo consigo o aroma salgado do mar, e me sinto grato por estar ali, testemunhando a beleza simples da vida.

- A Camila quer seguir uma carreira que envolva moda! – Marcos deu dois tapinhas nas minhas costas.

Lembro-me da conversa que tive com Camila no restaurante há algumas semanas, ela não parecia tão convicta de que seguiria por este caminho, fico feliz que ela tenha resolvido seguir seu sonho.

- Pois eu e o meu melhor amigo vamos ser bombeiros! – Lúcio envolve o seu braço em volta de meu pescoço – As provas já estão chegando e nós estamos estudando muito!

- Eu quero jogar futebol! – Yuri diz entusiasmado – Vou esforçar todos os dias e, se não der certo, eu quero praticar algum esporte.

- Eu quero ser escritora! – Ana responde. – Graças ao meu admirador, eu vou lutar pra conseguir que meu romance ganhe fama.

O peso das palavrasOnde histórias criam vida. Descubra agora