Juliette estava saudosa da vida no campo e aproveitou o sol da manhã para fazer uma caminhada com a mãe e falaram sobre assuntos banais.
- Olha quem está muito bem filha... O cavalo que o Rodolffo cuidou. Ele é bem inteligente.
- Ele tem um consultório mãe?
- Que eu saiba não. Atende onde precisam dele.
- A senhora sabe onde ele mora?
- Por que quer saber Juliette?
- Eu preciso encontrar com ele. Isso é importante para mim.
- Eu não sei se é uma boa ideia. Ele veio aqui, mas senti que há muita mágoa.
- Claro que sim mãe. Ele não quer me ver nem pintada de ouro, segundo a última vez que encontrei com o seu Elias. Rodolffo me odeia e não sou inocente.
- Ódio é uma palavra muito forte.
- Mas não é muito forte para ele. Mesmo assim preciso encontrá-lo. Não agora ou amanhã, mas espero que haja uma boa oportunidade de rever alguém que eu fiz sofrer.
- Que Deus permita. Ao menos ele nunca foi violento.
- Ele não é... Mas se ele não quiser falar, com certeza me deixará falando sozinha.
...
No centro de Anápolis.
Jerônimo tinha ido a cidade comprar algumas coisas para os seus animais na venda do Nicolau que vendia de tudo um pouco para o mundo do agro local.
Foi naquela manhã que Rodolffo também entrou ali e disse um sonoro "Bom dia senhores". Os presentes lhes deram bom dia e lhe chamaram de doutor.
- O quê o doutor quer hoje? - Nicolau falou agradável.
- Não precisa me chamar doutor. Ofende quem tem um doutorado, me chame apenas Rodolffo seu Nicolau.
Nicolau e ele continuaram o diálogo e Rodolffo fez o seu simples pedido: ração de cachorro, milho e ração para pintos.
- O meu cavalo está muito bem. - Jerônimo puxou o assunto meio desconfiado.
- Que bom. Fico muito satisfeito que ele tenha ficado bem.
O diálogo entre eles não teve continuidade, mas antes que Nicolau terminasse de atender Rodolffo, Jerônimo não perdeu a oportunidade de contar a novidade.
- Minha Juliette está lá em casa. Ficou sabendo Nicolau?
- Não Jerônimo. É mesmo? Que coisa boa. Faziam anos que não vinha, não era?
- Agora veio para ficar. - disse essa informação olhando para Rodolffo.
Ele estava de óculos escuros e não disse um "a" a mais. Seu Nicolau falou o valor, ele pagou e recebeu o troco, saindo da loja de seguida.
- Jerônimo para que foi dizer isso na frente dele?
- Eu disse mesmo para ele saber. Não foi um descuido.
...
Alguns dias depois...
Noite de sábado na propriedade da Joaquina e do Tobias. Novena e leilão em honra a Santo Expedito.
Desde que havia chegado de volta a casa dos pais, Juliette ainda não tinha ido a lugar algum, mas naquela noite seu coração teve o desejo de ir para aquele evento nos vizinhos de seus pais.
Ao contrário do que ela pensou, haviam muitas pessoas do campo e da cidade naquele lugar e quase não achou lugar para sentar. Dona Tereza e ela ficaram bem a frente do altar, seu Jerônimo ficou de pé e isso lhe permitia ficar se movimentando.