Capítulo 25

69 7 0
                                    


OS JULGAMENTOS DE NUREMBERG, FEVEREIRO 1946.

Vamos lá, vamos sair, − disse Vikki com petulância. − O que você está ouvindo? Vamos sair pra ver um filme, ou um café, ou para uma caminhada. − Ela bateu na mesa da cozinha. − Eu estou tão cansada disso. Estamos ouvindo durante meses. Nós nunca estamos vendo televisão, eu só quero que você saiba disso. Tatiana tinha sua orelha no rádio, ela estava ouvindo a transcrição de áudio dos julgamentos de Nuremberg. − Eu não estou ouvindo apenas por falta do que fazer, − disse Tatiana, voltando para o rádio. − Eu estou ouvindo, porque isso é fascinante. − Você me vê fixada? A guerra acabou, eles são todos culpados, eles vão todos ser enforcados, quando é suficiente o bastante? Tem sido assim ao longo de meses. Os generais foram todos condenados. Estes são apenas os lacaios. Eu não posso demorar muito mais. − Você pode ir para uma caminhada? − Tatiana disse sem virar a cabeça. − Vá agora, e fique fora por duas horas. − Você vai se arrepender se eu for. − Sim. Mas não se for por duas horas. Vikki sentou-se na cadeira ao lado dela. − Não, não. Eu quero ouvir. − Eles estão falando sobre a minha Leningrado, disse Tatiana. − Ouça. Nos planos criminosos dos conspiradores fascistas, a devastação das capitais da União Soviética ocupou um lugar particular. Entre esses planos a destruição de Moscou e Leningrado recebeu atenção especial. Intoxicado por seus primeiros sucessos militares, os hitleristas elaboraram planos insanos para a destruição dos maiores centros culturais e industriais queridos para o povo soviético. Para o efeito, preparou comandos especiais. Eles até anunciaram sua "decisão" com antecedência. É necessário notar que tais expressões como "arrasar para o chão" ou "limpar da face da terra" foram utilizadas com bastante frequência pelos conspiradores hitleristas. Estes não eram apenas ameaças, mas atos criminosos também. Vou agora apresentar dois documentos que revelam as intenções dos conspiradores hitleristas. O primeiro documento é uma diretiva secreta do Estado-Maior Naval de 22 de Setembro de 1941. Ele é intitulado "O Futuro da cidade de Petersburgo." Na presente diretiva está escrito: "O Führer decidiu limpar a cidade de Petersburgo da face da terra", que está previsto o bloqueio da cidade de forma segura, para submetê-lo a bombardeio de artilharia de todos os calibres e por meio de bombardeio constante do ar para destruir a cidade para o chão. E também decretou ordem que deve haver um pedido de capitulação, tal pedido deve ser rejeitado pelos alemães. O segundo documento é também uma diretiva secreta do Comando Supremo das Forças Armadas de 7 de Outubro de 1941, e assinado pelo requerido Jodl. Eu li no registro de alguns trechos desta carta: "O Führer novamente chegou à conclusão de que a capitulação de Leningrado por Moscou não é para ser aceito, mesmo se ele é oferecido pelo inimigo." E mais, do próximo ao último parágrafo desta página: "... Portanto, nenhum soldado alemão irá entrar nestas cidades. Pela fúria de nosso fogo devemos forçar todos os que tentam sair da cidade por meio de nossas linhas para voltar atrás. Nós não podemos assumir a responsabilidade de pôr em perigo as vidas de nossos soldados a fim de economizar em sua totalidade todas as cidades russas, nem o de alimentar a população dessas cidades, em detrimento da Pátria alemã." Os conspiradores hitleristas começaram a colocar suas ideias criminosas quanto à destruição de Leningrado em vigor com uma ferocidade sem precedentes. Eu li: "Como resultado das atividades bárbaras dos invasores alemães fascistas em Leningrado e seus subúrbios, 8.961 famílias e edifícios adjacentes - galpões, banhos, etc. - com um volume total de 5.192.427 metros cúbicos foram completamente destruídas e 5.869 edifícios com um volume total de 14.308.288 metros cúbicos foram parcialmente destruídas. Completamente destruídos foram 20.627 moradias, com um volume total de 25.492.780 metros cúbicos e 8.788 edifícios, com um volume total de 10.081.035 metros cúbicos foram parcialmente demolidos. Completamente destruídos foram 295 edifícios de importância cultural, com um volume total de 844.162 metros cúbicos e 1.629 edifícios com um volume total de 4.798.644 metros cúbicos foram parcialmente em ruínas. Seis edifícios dedicados a seitas religiosas foram totalmente, e 66 de tais edifícios, foram parcialmente destruídos. Os hitleristas destruíram, arruinaram e danificaram vários tipos de edificações no valor de mais de 718 milhões de rublos, bem como equipamentos industriais e máquinas e implementos agrícolas no valor de mais 1.043 milhões de rublos." Este documento estabelece que os hitlerianos bombardearam, de forma metódica e de acordo com o plano, o dia e a noite, as ruas, construção de casas, teatros, museus, hospitais, creches, hospitais militares, escolas, institutos e bondes, e arruinaram os monumentos mais valiosos da cultura e arte. Milhares de bombas destruíram os edifícios históricos de Leningrado, e seus cais, jardins e parques. Para o bombardeio de Leningrado, houve nas baterias um estoque especial de munições fornecido sobre e acima da média, por uma quantidade ilimitada... Todos os grupos de arma sabiam que o bombardeio de Leningrado foi destinado a arruinar a cidade e aniquilar sua população civil. Vikki disse a Tatiana, − Você não sabia nada disso quando você estava lá? − Eu não sabia de nada − Tatiana respondeu. − Eu vivi tudo isso. GENERALRAGINSKY: Senhor Presidente, a fim de esgotar totalmente a produção de prova em relação ao objeto do meu relatório, eu peço a sua permissão para examinar a testemunha Josif Abgarovitch Orbeli. Tatiana largou a xícara de chá que ela estava bebendo, e ela caiu no chão e quebrou, Tatiana caiu no chão, também, de joelhos, e começou a pegar as peças, a cada momento, mais ou menos emitindo gritos de tal aflição que Vikki, que estava por perto, deu um salto, recuou e disse em uma voz atordoada: − O que há de errado com você? Tatiana acenou com uma mão, a outra mão segurando um caco de cerâmica que cobriu sua boca enquanto ela continuava a ouvir o eco do programa de rádio, uma vez que continuou sem cessar. Um acidente na estrada, mas o rádio ainda toca música, ainda transmite sons não importa o quão incongruente é que o ouvido de alguma forma pode ouvir, que o cérebro pode de alguma forma, ouvir. Orbeli vai depor sobre a destruição dos monumentos da cultura e da arte em Leningrado. P. Qual é o seu nome? R. Josif Abgarovitch Orbeli. P Testemunha vai dizer-nos, por favor, em que posição você ocupava? R. Eu era diretor do Museu Hermitage. Tatiana gemia de dor. − O quê? − Vikki disse com alarme. − O quê? − Shh. P. Você estava em Leningrado, no momento do bloqueio alemão? R. Sim, eu estava. P. Você sabe sobre a destruição de monumentos da cultura e da arte em Leningrado? R. Sim. P. Você pode nos dizer com suas próprias palavras os fatos que são conhecidos por você? R. Eu era uma testemunha ocular das medidas tomadas pelo inimigo para a destruição do Museu Hermitage. Durante longos meses estes edifícios estavam sob bombardeio aéreo sistemático e fogo de artilharia. Duas bombas aéreas e cerca de trinta projéteis de artilharia atingiu o Hermitage. As bombas causaram danos consideráveis ao edifício, e as bombas aéreas destruíram o sistema de drenagem e sistema de canalização de água do Hermitage. Granadas de artilharia causaram danos consideráveis ao Hermitage e as zonas circundantes. P. Em que parte de Leningrado ficavam estes edifícios - no sul, norte, sudoeste ou sudeste? R. O Palácio de Inverno e o Hermitage estão bem no centro da cidade de Leningrado, às margens do rio Neva.

Tatiana &  AlexanderOnde histórias criam vida. Descubra agora