A grande sala de reuniões da ONU estava lotada. Todos os presidentes e primeiros ministros das nações, juntamente com o rei do Reino Unido, estavam ali para discutir a maior crise humanitária do mundo. Durante séculos o Oriente Médio foi palco de guerras sangrentas. Aquele povo sofreu nas mãos de governos autoritários e nações oportunistas em busca de ouro e petróleo. E durante esses séculos ninguém moveu um dedo para resolver de forma definitiva tal impasse. Até que uma arma nuclear destruísse a Síria.
A grande mesa redonda exibia a interface de um software, por meio de um holograma, em seu centro. Ao redor estavam os líderes das maiores nações acompanhados de seus assessores, conselheiros e seguranças. Após a explosão de arma nuclear na Síria a ONU decidiu investir em uma solução definitiva. E esta solução seria apresenta por um programador.
- Olá a todos. Meu nome é Ford Davis, sou o programador contratado pela ONU – se apresentou. – Há uma semana a ONU me contratou para programar uma inteligência artificial capaz de analisar os dados das guerras do Oriente Médio e encontrar uma solução definitiva para a crise humanitária.
Ele tocou em seu celular, então o holograma no centro da mesa começou a exibir alguns dados.
- Eu e minha equipe programamos a IA. A fornecemos dados sobre todas as guerras, os presidentes envolvidos, e os dados de cada nação em conflito. No entanto, nossa IA não tinha nenhum parâmetro do que é certo ou errado. Decidimos alimentá-la com todo o acervo de livros filosóficos da internet. E esperamos ansiosamente pela resposta. No entanto, não a obtivemos. A IA, intitulada por nós de New Jesus, nos disse que eram necessárias mais informações. Decidimos então dar acesso à toda a internet.
Um grande burburinho tirou a concentração de Ford. Os líderes não acharam correto uma IA ter acesso à toda a internet. Era perigoso demais. Algumas dessas lideranças pediram silêncio, então Ford continuou.
- Estamos aqui reunidos pois neste exato momento New Jesus acabou de receber, analisar e processar todos os dados obtidos na internet. Cada informação dos presidentes envolvidos, nações envolvidas, estilo de vida da população do Oriente Médio, religiões, ideologias... toda informação organizada em um algoritmo capaz de encontrar a solução para essa guerra.
Cada presidente ali possuía seus próprios interesses. Alguns queriam tomar a tal "Terra Santa". Outros estavam atrás de petróleo. Alguns queriam escravizar aquele povo. Seja o que fosse, a maioria concordava em terminar a guerra antes que o mundo todo estivesse envolvido nela.
Ford tocou mais algumas vezes na tela de seu celular, então o software no centro da mesa, ao redor de todos da reunião, exibiu a interface da IA.
- New Jesus, como resolver a maior crise humanitária? – Perguntou Ford Davis.
"Elimine todos os líderes mundiais em uma única reunião."
Os líderes ergueram-se subitamente. Os seguranças sacaram suas armas e apontaram uns aos outros. Assessores gritaram, conselheiros pediram silêncio, presidentes se ofenderam. Ford se desesperou. Tentou fazer com que a IA recalculasse sua resposta.
"Eliminar as lideranças nada resolveria", se corrigiu. "Já que tal conflito atravessa os séculos, então também atravessa as lideranças. O problema não envolve pessoas específicas. Envolve toda uma filosofia, toda uma ideologia em que os humanos se apegam. A única solução para este conflito é a mesma para qualquer outro: a paz."
Alguns riram. Alguém chamou New Jesus de The New Buda. Os líderes, revoltados, dirigiram palavras ofensivas à Ford Davis, líder da operação. Alegaram terem se reunido em uma reunião inútil, um teatro imbecil. No entanto, New Jesus continuou:
"Talvez vocês não tenham entendido o que eu quis dizer. O problema dos conflitos em todo o planeta não envolve seres humanos específicos, mas sim o seu coletivo. Sua forma de pensar como um todo. Seus valores e ideologias. Só há um meio para alcançarem a paz que tanto desejam."
Silêncio no local. Todos atentos.
"Eliminar toda a raça humana."
O silêncio, antes devido a atenção, agora tornara-se perturbador. E só foi interrompido pelo som estampido de um tiro. Após o susto que todos tomaram, fitaram o projetor holográfico no centro da mesa com um furo no meio. New Jesus se calou.
- Problema resolvido, salvei a humanidade – disse um dos guardas.
Conto inspirado nas notícias sobre a primeira inteligência artificial psicopata.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota do Autor:
Olá, leitores! Tudo bem?
Gostaram desse conto? Concordam com a solução do New Jesus?
Deixem um voto e um comentário! Isso ajuda bastante o livro! Principalmente seus comentários, vamos usar o espaço abaixo do capítulo para criar discussões interessantes.
Agradeço à todos, até semana que vem!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Contos De Um Futuro Eterno
Science Fiction"A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia." - Albert Einstein. --- || --- Sinopse: Esta é uma coletânea de contos ambientados em um cenário futurístico, em geral Cyberpunk. Aqui você encon...