3.3. O Bispo - Parte 1

42 14 44
                                    

As sucessivas recusas de conversa sugeriam a Joaquim que algo terrivelmente errado estava acontecendo. Ele resolveu buscar uma área da Igreja em que não iriam se recusar a conversar com ele: a central de visitantes. Lá ocorria o recebimento de doações.

Era uma grande sala, externa, parte esquerda do Mosteiro do Buraco Sagrado. Na porta, a mensagem "Entre sem bater". Ao entrar, ele notou que, mais do que receber as graças dos fiéis, o local funcionava também como centro administrativo, encaminhamento de peregrinos, tratamento de questões sociais. Notou intenso movimento: a presença de pessoas humildes deitadas, mulheres carregando mantimentos, índios rezando...

Havia cinco divisões de madeira, e que lembravam baias de um estábulo, com uma cadeira à frente. Atrás de cada uma delas, notou que havia uma pessoa sentada, pronta para atender os visitantes. Três estavam ocupadas.

Dos cinco funcionários dos gichês, dois pareciam leigos e não usavam roupas ou adereços religiosos. Um dos leigos parecia franzino e apático, e Joaquim José se dirigiu a ele.

- Boa tarde, irmão, quero fazer uma graça pelas bênçãos que tenho recebido!

- Boa tarde, amigo! Sente-se, por favor.

Ele sentou lentamente na cadeira, olhou e continuou:

- Meu nome é Joaquim José da Silva Xavier. Este ano, irmão, consegui recordes no comércio de especiarias, e quero doar dez mil contos de réis. Mas antes preciso saber mais sobre o mosteiro.

- Claro, será um prazer te explicar nossas atividades. A construção da igreja foi iniciada ainda na época que a Mina de Ouro estava ativa. Com o esgotamento dos minerais, os ingleses abandonaram a região. Foi o grande Bispo Silva que retomou a empreitada. Com voluntários, brancos, negros, índios, mulheres, todos ajudaram e faz doze anos que concluímos a construção. Agora ajudamos nesta fronteira entre Minas Gerais e Espírito Santo.

- É verdade que vocês estão catequizando aqueles terríveis selvasgens, os ferozes índios botocudos? Já os vi, são demônios, não são humanos.

- Ingenuidade sua. Somos todos filhos de Deus. O Bispo disse que os índios têm alma igual à humana, e que logo viveremos em paz numa grande nação próspera.

- Qual a ordem religiosa que realiza as liturgias e doutrinação?

- O Bispo Silva não acredita na divisão de grupos da organização religiosa. Somos todos filhos de Deus, e aqui convivem ordens monásticas, como os Basiliados, Cartuxos e Jerônimos. Há os frades e freiras agostinianos, franciscanos e dominicanos. E cléricos como os teatinos e jesuítas. O Bispo disse que é a única Igreja do mundo que abriga homens e mulheres, pessoas de diferentes ordens, e até cristãos não-católicos. Somos todos iguais! Em breve o Papa vai nos reconhecer e vamos construir uma Nova Era.

Joaquim abaixou o tom de voz e falou de forma grave:

- Vi monges com mantos escuros e uma tatuagem próxima à mão. Quem são eles?

- O quê?

- Sacerdotes com uma tatuagem. Nunca tinha os visto em nenhuma igreja de Minas Gerais. Quem são eles?

- Eu não conheço todos os grupos. Vamos efetivar a doação?

O mascate perdeu o controle e falou mais alto:

- Quem são esses monges da tatuagem?

- Não existe isso, irmão. O que você quer aqui? - o leigo endireitou a coluna e estufou o peito para dar a resposta.

- Quero falar com meu irmão Domingos Filho, padre que está atuando aqui. E meu outro irmão, Antonio, está aqui, mas parece dominado por uma força estranha.

Ele não notou, mas quatro sacerdotes se aproximaram de sua cadeira.

O leigo continuou, mas agora parecia menos tímido que na impressão inicial:

- Você tem que aprender a respeitar as pessoas! Se o seu irmão não quer falar com você, talvez o problema esteja em você.

- EU QUERO FALAR COM MEU IRMÃO DOMINGOS FILHO AGORA, gritou Joaquim.

Mais sacerdotes se aproximaram, e ele viu que estava cercado por dez deles. Alguns pareciam fortemente armados, com espadas, grandes cruzes de madeira com ponta afiada e até algumas carabinas.

- Calma, irmão – disse um dos padres, tocando o ombro de Joaquim. Recebemos uma benção: o Bispo Silva vai te receber e explicar tudo. Ele é muito ocupado, e só recebe pessoas muito importantes. Aproveite essa dádiva.

Joaquim se levantou. Era fácil saber a direção para onde caminhar, pois claramente os sacerdotes armados o estavam escoltando para dentro da igreja.

Tiradentes Jovem contra os VampirosOnde histórias criam vida. Descubra agora