20 - Estratégia

481 130 86
                                    

Marco e Vitor se encaravam, olhares marcantes que representavam a rivalidade entre eles naquela partida de xadrez

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Marco e Vitor se encaravam, olhares marcantes que representavam a rivalidade entre eles naquela partida de xadrez. Não era um teste de amizade, e os seis jogadores até haviam esquecido todos os problemas com os ignus.

- Antes de começarmos a segunda rodada, temos um número ímpar de equipes, o que significa que a final terá competidores indesejados. Para evitar esse contratempo, irei estabelecer uma regra de ouro: apenas as quatro primeiras equipes passarão para a terceira etapa. As duas equipes que continuarem no jogo por último serão eliminadas! - exclamou Viviane. - Agora, além de se preocuparem com o seu jogo, terão que priorizar o jogo dos inimigos. Que comece a segunda rodada!

No tabuleiro 2, Thomas, Gabriel e Guilherme estavam com as peças pretas, enquanto Thalyta, Adryele e Angélica estavam com as peças brancas. As meninas deveriam começar o jogo.

- O que elas devem estar pensando? - perguntou Gabriel. - Elas parecem ser muito inteligentes e lindas!

- Foco! - exclamou Guilherme. - O que elas têm de lindas, sobra em inteligência. Temos que estar um passo à frente delas. Minha jogada consiste em mover o cavalo para f3 e depois o peão para c4!

- Sua jogada é do Byrne contra Fischer, de Nova Iorque em 1956. É meio óbvia por ser uma jogada única, mas com muitas ramificações. Isso até pode confundir nossas oponentes, mas temos que usar mais a lógica! - respondeu Thomas.

- Você descobriu a jogada do Guilherme com apenas um movimento. Temos que levantar a mão e retirar quatro peças delas antes que comecem o jogo! - disse Gabriel, prestes a levantar a mão.

- Não! - exclamou Thomas, baixando a mão de Gabriel. - Retirar quatro peças do oponente nos dará apenas 25% de chances de acerto. Quais são as suas duas primeiras jogadas?

- Seu novato de merda! - retrucou Gabriel. - Minhas jogadas consistem em levar o peão para e5, fazendo o oponente interromper minha mobilização ao colocar outro peão em e6!

- Incrível! - disse Thomas, com os olhos brilhando diante da jogada de Gabriel. - Tenho certeza de que, se eu contar minha jogada, vocês dois não adivinharão de primeira. Consiste em mover dois peões, mas a sua jogada, Gabriel... é a mesma que Rubinstein usou contra Rotlewi em Lodz, no ano de 1907. Akiba Rubinstein foi um dos maiores jogadores da época, mas nunca se tornou campeão mundial por ter jogadas previsíveis e conhecidas antes mesmo dos grandes torneios. Sei que suas próximas jogadas devem consistir em mover as torres

- Nós descobrimos nossas partidas apenas nas duas primeiras jogadas! - exclamou Guilherme - Vocês sabem quais são as jogadas do nosso time. Podemos retirar oito peças do jogo delas. Sem peões, elas podem ficar sem peças para jogar, já que 82% das aberturas de jogos de xadrez consistem em mover os peões.

- Não vamos perder tempo, novato! - disse Gabriel - Temos a vantagem, vamos tirar as peças delas!

- Não! - gritou Thomas - Vamos deixá-las começar o jogo. Não se esqueçam da lei de Murphy. Se houver uma mínima chance de dar errado, com certeza dará errado... Enquanto houver chances de elas começarem com o cavalo, elas podem fazer isso...

O mundo não prometidoOnde histórias criam vida. Descubra agora