14-A Demência

181 3 0
                                    

Demência é uma categoria genérica de doenças cerebrais que gradualmente e a longo prazo causam diminuição da capacidade de raciocínio e memória, a tal ponto que interfere com a função normal da pessoa. Outros sintomas comuns são problemas emocionais, problemas de linguagem e diminuição da motivação.Geralmente a consciência da pessoa não é afetada. Para um diagnóstico de demência é necessário que haja uma alteração da função mental normal da pessoa e um declínio superior ao que seria expectável devido à idade. Este grupo de doenças afeta também de forma significativa os cuidadores da pessoa.

Demência

Demência

Comparação de um cérebro de um idoso normal (esquerda) e o de uma pessoa com doença de Alzheimer (direita). Estão assinaladas as características diferenciadoras.SinónimosSenilidadeEspecialidadeNeurologia, psiquiatriaSintomasDiminuição da capacidade de raciocínio e memória, problemas emocionais, problemas com a linguagem, diminuição da motivaçãoInício habitualGradualDuraçãoCrónicaCausasDoença de Alzheimer, demência vascular, demência com corpos de Lewy, demência frontotemporalMétodo de diagnósticoExames cognitivos (mini exame do estado mental)Condições semelhantesDelírioPrevençãoEducação para a doença, controlar a hipertensão arterial, prevenir a obesidade, não fumar, praticar exercício, manter-se socialmente ativoTratamentoCuidados de apoioMedicaçãoInibidores da acetilcolinesterase (poucos benefícios)Frequência46 milhões (2015)Mortes1,9 milhões (2015)Classificação e recursos externosCID-10F00-F07CID-9290-294DiseasesDB29283MedlinePlus000739eMedicinearticle/793247MeSHD003704  

O tipo mais comum de demência é a doença de Alzheimer, responsável por 50 a 70% dos casos.Entre outras causas comuns estão a demência vascular (25%), demência com corpos de Lewy (15%) e demência frontotemporal. Entre outras possíveis causas, menos prováveis, estão a hidrocefalia de pressão normal, doença de Parkinson, sífilis e doença de Creutzfeldt-Jakob.A mesma pessoa pode manifestar mais de um tipo de demência. Uma minoria de casos é de origem hereditária. No DSM-5, a demência foi reclassificada como perturbação neurocognitiva, com vários graus de gravidade.O diagnóstico tem por base a história da doença e exames cognitivos, complementados por exames imagiológicos e análises ao sangue para despistar outras possíveis causas. Um dos exames cognitivos mais usados é o mini exame do estado mental. As medidas para prevenir a demência consistem em diminuir os fatores de risco como a hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e obesidade. Não está recomendado o rastreio na população em geral.

Não existe cura para a demência. Em muitos casos são administrados inibidores da acetilcolinesterase, como a donepezila, que podem ter alguns benefícios em demência ligeira a moderada. No entanto, a generalidade dos benefícios pode ser insuficiente. Existem várias medidas que permitem melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e respetivos cuidadores. A terapia cognitivo-comportamental pode ser adequada em alguns casos. É também importante a educação e o apoio emocional aos cuidadores. O exercício físico pode ser benéfico para as atividades do dia a dia e pode potencialmente melhorar o prognóstico. Embora o tratamento de problemas de comportamento com antipsicóticos seja comum, não está recomendado devido aos poucos benefícios e vários efeitos adversos, entre os quais um aumento do risco de morte.

Estudos da MenteOnde histórias criam vida. Descubra agora