Fenilciclidina
A fenciclidina e não fenilciclidina como tem no título (fenilciclo-hexilpiperidina ou fenilcicloexilpiperidina, comumente iniciado como PCP), também conhecida como pó de anjo ou poeira da lua, é uma droga dissociativa antigamente usada como agente anestésico; seu uso causa alucinações, pois tem efeitos neurotóxicos.
Foi patenteada em 1952 pela empresa farmacêutica Parke-Davis e comercializada sob a marca Sernyl. No Reino Unido, a PCP é uma droga de classe A. Pela estrutura química, o PCP é um derivado arilciclo-hexilamina, e na farmacologia, é um membro da família dos anestésicos dissociativos. O PCP funciona principalmente como antagonista dos receptores NMDA, o que acaba bloqueando a atividade do receptor. Outros antagonistas dos receptores NMDA incluem cetamina, e dextrometorfano.
Ação bioquímica
O receptor de (NMDA), é um receptor do tipo ionotrópico, e é encontrado nos dendritos de neurônios e recebe sinais, sob a forma de neurotransmissores. É um dos principais receptores excitatórios no cérebro. A função fisiológica normal exige que o receptor ativado permita o fluxo de íons positivos através de um canal. O PCP entra no canal iônico a partir do exterior dos neurônios e se liga, reversivelmente, a um sítio no poro do canal, bloqueando o fluxo de íons positivos dentro da célula. O PCP, por isso, inibe a despolarização dos neurônios e interfere com outras funções cognitivas e do sistema nervoso.
De modo semelhante, o PCP e análogos também inibir canais receptores nicotínicos de acetilcolina (Nachr). Alguns análogos têm a maior potência em do NAchR que a NMDAR. Em algumas regiões cerebrais, estes efeitos agem sinergicamente para inibir a atividade excitatória.
O PCP é retido no tecido adiposo e é quebrado pelo metabolismo humano em vários metabólitos.
O efeito clínico mais preocupante do PCP são os efeitos produzidos pela ação indireta da fenciclidina no receptor do neurônio pré-sináptico de dopamina (DA-2). Isso sugere a maioria das características psicóticas. A relativa imunidade à dor é provavelmente produzida por ação indireta com o sistema endógeno de endorfina e encefalina em ratos.
Fenciclidina também foi demonstrado como causa para esquizofrenia, como mudanças no cérebro de ratos, que são detectáveis tanto em ratos vivos após a necropsia e exame de tecido cerebral. Ela também induz sintomas em seres humanos que são virtualmente indistinguível da esquizofrenia.
Estruturas análogas
Mais de 30 diferentes análogos do PCP foram relatadas como sendo usado nas ruas durante os anos 1970 e 1980, principalmente no EUA. As mais conhecidas delas são PCPy (roliciclidina, 1 - (1-fenilciclohexil) pirrolidina); PCE (eticiclidina, N-etil-1-fenilciclohexilamina) e TCP (tenociclidina, 1 - (1 - (2-tienil) ciclohexil) piperidina). Estes compostos nunca foram amplamente utilizada e não parecia ser tão bem aceitos pelos usuários do PCP em si, porém todos eles foram adicionados para Tabela I da Lei de substâncias controladas devido aos seus supostos efeitos semelhantes.
Os motivos estruturais generalizados necessários para a atividade como a do PCP é obtido a partir de estudos da relação estrutura-atividade dos análogos do PCP, e resumidos a seguir. Todos estes análogos teria alguns efeitos semelhantes ao do PCP propriamente dito, embora, com uma gama de potências e uma mistura de diversos anestésicos, dissociativos e efeitos estimulantes em função das particularidades dos substituintes utilizados. Em alguns países, como os EUA, Austrália e Nova Zelândia, todos esses compostos seriam considerados substâncias controladas análogos do PCP, e, portanto, são ilegais, embora muitas delas nunca foram feitos ou testados.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Estudos da Mente
Non-FictionQuerido leitor, esse livro ira citar doenças mentais e variadas doenças, é bom para quem gosta do tema "medicina" ou "psicologia ". Tenho certeza que você conhece algumas doenças mais famosas como por exemplo bipolaridade, depressão, ansiedade e var...