48-A Sociotropia

77 3 0
                                    

Sociotropia é uma personalidade caracterizada pelo excesso de investimento nas relações interpessoais e normalmente estudados no campo da psicologia social.

As pessoas sociotrópicas tendem a ter uma forte necessidade de aceitação social, o que faz com que sejam excessivamente carinhosas para com as pessoas com quem não têm relações próximas. A sociotropia pode ser vista como o oposto da autonomia, porque aqueles com sociotropia estão preocupados com relacionamentos interpessoais, enquanto aqueles com autonomia estão mais preocupados com a independência e não se importam tanto com os outros. A sociotropia tem sido correlacionada com a orientação do papel sexual feminino em muitos experimentos de pesquisa.

A sociotropia é notável na medida em que interage com o estresse interpessoal ou com a experiência traumática para influenciar a depressão subsequente.

Auto-controle

Indivíduos sociotrópicos reagem diferentemente quando confrontados com situações que envolvem autocontrole . Os indivíduos sociotrópicos consomem mais alimentos ou tentam igualar os hábitos alimentares de seus colegas quando acreditam que isso faz com que os colegas se sintam mais à vontade. Isso costuma ser hipotetizado como resultado do indivíduo tentar obter aprovação e evitar a rejeição social. A pressão social e a dependência podem causar uma perda de autocontrole em um indivíduo, especialmente se eles não tiverem consciência de seu desejo de aceitação social.

Estudos da MenteOnde histórias criam vida. Descubra agora