Habilidade interpessoal é a característica humana que facilita pessoas a se relacionarem positivamente com outras pessoas e gerar resultados edificantes dessas conexões. Contribuindo para com a postura ética de cada indivíduo, principalmente no ambiente de trabalho, sendo um critério fundamental tanto para gestores quanto colaboradores.. Estas habilidades fazem com que gestores auxiliem as organizações na atração e retenção de funcionários com alto nível de desempenho, outrossim, gestores com essas habilidades tendem a garantir um ambiente de trabalho mais agradável, que propicia a contratação e manutenção de colaboradores qualificados..
Pesquisas realizadas pela Orange County Carrer, apontaram que 85% do sucesso profissional nas carreiras, dependem das habilidades pessoais.
Habilidades interpessoais importantes no ambiente de trabalho
As habilidades interpessoais são uma combinação de habilidades pessoais, habilidades sociais, habilidades de comunicação, traços de personalidade ou atitudes e atributos de carreira. .
TiposDescriçãoComunicação verbalé todo tipo de passagem ou troca de informações por meio de linguagem escrita ou falada.Comunicação não verbalcompreende a expressão do pensamento por meio de elementos comunicativos sem o uso de palavras.Cordialidadeé a ação de ser gentil, expressar amizade e afeto.Objetividadeé a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.Responsabilidadeé o dever de arcar com as consequências do próprio comportamento ou do comportamento de outras pessoas.
Como desenvolver habilidades interpessoais:
Na lista abaixo você confere seis maneiras de desenvolver habilidades interpessoais importantes para se ter no ambiente de trabalho.
Habilidades a desenvolverDescriçãoSaber ouviré a capacidade de atentamente compreender a mensagem que lhe é transmitida e diante disso, agir com empatia.Ter consciência socialé a capacidade de desenvolver empatia, buscando agir ou pensar de modo que contribua para relacionamentos harmoniosos nos círculos sociais.Focar na solução de problemasconsiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções de problemas específicos.Disciplinaé a obediência ao conjunto de regras e normas que são estabelecidos por determinado grupo.Tolerânciaa capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou grupo social, que tem uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo.Resiliênciarepresenta a capacidade de se adaptar ou até mesmo evoluir após momentos de adversidade.
Aspectos que influenciam o relacionamento interpessoal: Os aspectos que mais influenciam o relacionamento interpessoal dentre os indivíduos da equipe pesquisada são a amizade, o respeito, a cordialidade, a cooperação e o entrosamento. Durante a pesquisa deidentificou alguns motivos que dificultam o bom relacionamento interpessoal no contexto organizacional. O estudo revelou que 72,5% dos colaboradores entrevistados estão satisfeitos com o nível de relacionamento na organização, mas 27,5% demonstraram estarem insatisfeitos e isso refere-se segundo os entrevistados, a falta de diálogo, a inveja e ao gestor agressivo. “A organização deve também assumir um compromisso maior com o colaborador, no sentido de promover sempre a construção do conhecimento, para que cada vez mais se possa melhorar o diálogo entre os níveis hierárquicos, devendo também criar oportunidades de se administrar, colocando aos colaboradores novos desafios e incentivar a ética moral, acompanhar mais de perto a realização de tarefas, dar feedback e incentivar o crescimento pessoal dentro das organizações.” . Um estudo de interesse público conduzido pelo McDonald’s no Reino Unido previu que mais de meio milhão de pessoas serão retidas dos setores de trabalho até 2020 devido à falta de habilidades sociais .
VOCÊ ESTÁ LENDO
Estudos da Mente
Não FicçãoQuerido leitor, esse livro ira citar doenças mentais e variadas doenças, é bom para quem gosta do tema "medicina" ou "psicologia ". Tenho certeza que você conhece algumas doenças mais famosas como por exemplo bipolaridade, depressão, ansiedade e var...