15- A Disforia de gênero

210 3 0
                                    

Disforia de gênero é uma condição caracterizada pelo desconforto persistente com marcas sexuais ou de gênero que remetam ao gênero atribuído ao nascer. A atração sexual pode se dar por homens ou mulheres e não é analisada nesse diagnóstico e não se trata de uma depravação sexual.

Disforia de gêneroOutros nomesTranstorno da identidade de gêneroSímbolo transgêneroEspecialidadePsiquiatria, psicologiaSintomasAngústia relacionada ao gênero ou sexo designado a alguémComplicaçõesTranstornos de alimentação, suicídio, depressão, ansiedade, isolamento socialDiagnóstico diferencialVariação na identidade ou expressão de gênero que não é angustianteTratamentoTransição, psicoterapiaMedicamentoHormônios (ex., androgênios, antiandrogênios, estrogênios)

O objetivo do tratamento endócrino, psicológico e cirúrgico está em levar o individuo a se sentir mais confortável com sua identidade de gênero, aumentar seu bem-estar psicológico e atingir auto-realização. Frequentemente o tratamento inclui hormônios e cirurgia de redesignação sexual.

Para alguns autores, sobretudo no campo das ciências humanas, a vivência de um gênero (social, cultural) discordante com o que se esperaria de alguém de um determinado sexo (biológico) não é compreendida como uma patologia ou como um transtorno, mas sim como uma questão de identidade. Por isso, mais adequado seria falar em transgeneridade.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), que passou a ser conhecido como DSM-5, classifica disforia de gênero como distúrbio/desordem/transtorno mental. DSM-5 deixou de usar o termo transtorno de identidade de gênero e transgênero por não ser o termo médico correto, e assim usar o termo correto disforia de gênero. No entanto, a transexualidade ainda é considerada um transtorno de identidade de gênero pela Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID 10), e, no Brasil, é essa classificação que garante às pessoas transexuais o direito à terapia hormonal, psicoterapia e à cirurgia de redesignação sexual.

Explicações

A identidade de gênero corresponde ao gênero com o qual uma pessoa se identifica. No caso das pessoas transgênero, essa identificação não corresponde ao sexo biológico. Algumas teorias buscam explicar a transgeneridade através de fatores biológicos, psicológicos e socioculturais.

Perspectivas biológicas

Comportamento animal

Desde pesquisas recentes, envolvendo comportamento animal e evolução, as que relacionam genética e dismorfismo cerebral, mas ainda se baseiam em hipóteses.

Gewin, analisando o livro Evolutions Rainbow de Joan Roughgarden, encontra dados que se mostram contrários à visão evolucionista tradicional a respeito da seleção sexual. Nesse livro é catalogada a enorme variedade de gêneros e comportamentos sexuais presente no reino animal e não apenas a descrição de machos desejando sexualmente fêmeas.

Hormônios

A correlação entre hormônio masculino e a diferenciação e desenvolvimento cerebral e comportamento masculino e feminino é uma linha de pesquisa frequente nos últimos anos.

Estudos da MenteOnde histórias criam vida. Descubra agora