107-Síndrome de Cotard

43 2 0
                                    

Síndrome de Cotard

A Síndrome de Cotard também chamada de delírio de Cotardsíndrome do cadáver ambulantedelírio niilista ou delírio de negação é uma síndrome rara de fundo psicológico na qual a pessoa acredita estar morta, não reagindo a estímulos exteriores nem a outras pessoas. Também pode acreditar que está com seus órgãos internos podres, apodrecendo ou que foram retirados.

Foi o neurologista francês Jules Cotard quem primeiro descreveu a síndrome, em 1880.

Geralmente o tratamento envolve o uso de antidepressivos com sessões de eletroconvulsoterapia.

Pode estar relacionada à Síndrome de Capgras.

O sintoma central na síndrome de Cotard é o delírio de negação. Aqueles que sofrem desta doença muitas vezes negam sua própria existência ou que uma certa parte do seu corpo exista. A síndrome de Cotard costuma ter três etapas distintas. Na primeira etapa - Germinação - os pacientes sofrem crises de depressão psicótica e sintomas hipocondríacos. A segunda etapa - Florescimento- é caracterizada pelo desenvolvimento completo e explosivo da síndrome e os delírios de negação. A terceira etapa - Crônica - é caracterizada por delírios graves e depressão crônica.

Kudlur, S., George, S. & Jaimon, M. (2007). "An overview of the neurological correlates of Cotard syndrome". In: Eur. J. Psychiat., 21 (2):99–116.

Nicolato, Rodrigo et al. "Síndrome de Cotard associada ao uso de ecstasy" (2007). In:J. bras. psiquiatr., 56 (1).

Source - Wikipedia

Estudos da MenteOnde histórias criam vida. Descubra agora