VISÃO GERAL
O que é Transtorno de personalidade?
Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas em que os traços emocionais e comportamentais de um indivíduo são muito inflexíveis e mal ajustados. Esses distúrbios comprometem seriamente a qualidade de vida dos pacientes, que sentem enorme dificuldade em adaptar-se a determinadas situações e que, por isso, causam sofrimento e incômodo a eles próprios e aos que estão por perto.
Tipos
Existem diversos tipos diferentes de transtornos de personalidade. Conheça os principais:
Transtorno de personalidade antissocial
Transtorno de personalidade dependente
Transtorno de personalidade esquiva (ou de isolamento)
Transtorno de personalidade esquizoide
Transtorno de personalidade esquizotípica
Transtorno de personalidade histriônica
Transtorno de personalidade limítrofe (Borderline)
Transtorno de personalidade narcisista
Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva
Transtorno de personalidade paranoide
Causas
A causa exata dos transtornos de personalidade ainda é desconhecida. Entretanto, acredita-se que muitos fatores genéticos e ambientais estejam envolvidos.
Além disso, para cada tipo de transtorno de personalidade, pode haver uma causa diferente.
SINTOMAS
Sintomas de Transtorno de personalidade
Os sinais e sintomas variam muito de acordo com o tipo de transtorno de personalidade. No entanto, todos eles têm alguns pontos em comum. Em geral, os transtornos de personalidade constituem um padrão de sentimentos, pensamentos e comportamentos que não se adaptam a situações diversas. Esse padrão geralmente começa na adolescência e pode causar inúmeros problemas em situações sociais e profissionais.
A gravidade dessas doenças e a intensidade dos sintomas variam muito também de acordo com o transtorno de personalidade em questão.
DIAGNÓSTICO E EXAMES
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar um transtorno de personalidade são:
Clínico geral
Neurologista
Psiquiatra
Psicólogo
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
Quando os sintomas começaram?
Os sintomas foram piorando com o tempo?
Qual a intensidade dos sintomas?
Os sintomas ocorrem com frequência?
Você ou alguém próximo a você que esteja com os sintomas já foi diagnosticado com alguma doença mental antes?
Você ou alguém próximo a você que esteja com os sintomas foi diagnostico com alguma outra condição de saúde recentemente? Qual? E está fazendo tratamento?
A personalidade costuma mudar muito de tempos em tempos?
Quais outros sintomas você notou?
Diagnóstico de Transtorno de personalidade
Para diagnosticar o paciente com algum transtorno de personalidade, o especialista realiza uma avaliação mental e analisa o histórico médico e a gravidade dos sintomas do paciente.
TRATAMENTO E CUIDADOS
Tratamento de Transtorno de personalidade
A psicoterapia, aliada ao tratamento medicamentoso, tem sido a principal opção para médicos e pacientes. No entanto, apesar de o foco do tratamento ser basicamente o mesmo (amenizar e controlar os sintomas), a abordagem tende a ser diferente para cada tipo de transtorno de personalidade.
As pessoas doentes não costumam buscar ajuda médica por conta própria. Elas tendem a fazê-lo quando a doença já causou grandes problemas a suas vidas, tanto para os relacionamentos quanto ao emprego e em outros círculos sociais.
Medicamentos para Transtorno de personalidade
Os medicamentos mais usados para o tratamento de transtornos de personalidade são:
Anafranil
Clomipramina
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
CONVIVENDO (PROGNÓSTICO)
Complicações possíveis
A principal complicação decorrente dos transtornos de personalidade é o comprometimento grave da qualidade de vida do indivíduo, que passa a ter problemas em suas relações, na carreira profissional e em outros círculos sociais.
Além disso, pessoas com algum transtorno psiquiátrico são mais propensas a adquirir outros.
PREVENÇÃO
Prevenção
Não há formas conhecidas de se prevenir um transtorno de personalidade.
FONTES E REFERÊNCIAS
Ministério da Saúde
Psych Central
Royal College of Psychiatrists
VOCÊ ESTÁ LENDO
Estudos da Mente
Não FicçãoQuerido leitor, esse livro ira citar doenças mentais e variadas doenças, é bom para quem gosta do tema "medicina" ou "psicologia ". Tenho certeza que você conhece algumas doenças mais famosas como por exemplo bipolaridade, depressão, ansiedade e var...