Transtorno de personalidade esquizoide
O Transtorno de Personalidade Esquizoide (TPE) é um transtorno de personalidade caracterizado por falta de interesse em relações sociais, tendência a um estilo de vida solitário, frieza emocional e apatia. Indivíduos afetados podem simultaneamente demonstrar uma elaborada e exclusivamente interna atividade imaginária ou demonstrarem uma criatividade significativa.
Embora os termos sejam parecidos, o TPE não é o mesmo que esquizofrenia, apesar de a prevalência do transtorno ser maior em famílias com casos de esquizofrenia, e de ambos terem características em comum, como distanciamento e embotamento afetivo. Alguns psicólogos argumentam que a definição de TPE é inválida devido à presença de um viés cultural .
O diagnóstico é baseado nas experiências reportadas pelo paciente, como também marcadores do transtorno observados por um profissional da saúde mental.
Critérios do DSM-IV
A versão IV-TR do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV) - o guia americano amplamente usado por médicos à procura de um diagnóstico de doenças mentais – definia o TPE como "um padrão invasivo de distanciamento de relacionamentos sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, [que] começa no início da idade adulta e se apresenta em variados contextos".
Os critérios são (pelo menos quatro):
Não deseja e nem aprecia relações íntimas, incluindo ser parte de uma família.
Quase sempre escolhe atividades solitárias.
Tem pouca, se alguma, vontade de ter relações sexuais com outra pessoa.
Tem prazer em poucas atividades, se alguma.
Falta de amigos íntimos ou confidentes que não sejam parentes de primeiro grau.
É indiferente às críticas ou elogios.
Mostra frieza emocional, distância ou afetividade limitada.
Para o DSM-5, publicado em 2013, foi decidido que o critério de diagnóstico se mantenha idêntico.
Critérios da CID-10
A CID-10 da Organização Mundial de Saúde define o TPE de forma muito semelhante ao DSM-IV. Segundo a CID-10, são necessários pelo menos 4 destes sintomas:
Tem prazer em poucas atividades, se alguma.
Mostra frieza emocional, distância ou afetividade limitada.
Capacidade limitada para expressar tanto sentimentos de calor e ternura como de ira para com outras pessoas
Aparente indiferença às críticas ou elogios.
Pouca vontade de ter relações sexuais com outra pessoa (atendendo à idade)
Quase sempre escolhe atividades solitárias.
Preocupação excessiva com e introspecção.
Falta de amigos íntimos ou confidentes (ou apenas um) e de desejo de os ter
Marcada insensibilidade às normas e convenções sociais estabelecidas
Exclui: Síndrome de Asperger, , Transtorno Esquizoide da Infância, Esquizofrenia e Transtorno de personalidade esquizotípica
VOCÊ ESTÁ LENDO
Estudos da Mente
No FicciónQuerido leitor, esse livro ira citar doenças mentais e variadas doenças, é bom para quem gosta do tema "medicina" ou "psicologia ". Tenho certeza que você conhece algumas doenças mais famosas como por exemplo bipolaridade, depressão, ansiedade e var...