Amnésia é a perda de memória que pode ser total ou parcial, constante ou episódica, temporária ou permanente dependendo das causas.
Amnesia
Amnésia
Um paracanthurus hepatus, uma espécie de peixe em procurando Nemo, fazendo alusão a personagem Dory, um dos raros exemplos realistas de amnésia (no caso dela, anterógrada) em filmes.Especialidadepsiquiatria, neurologiaClassificação e recursos externosCID-10R41.1CID-9780.93MedlinePlus003257MeSHD000647
Causas
Pode ser causada por diversas razões, entre elas:
Doenças neurodegenerativas;
Infecções do tecido neural (como por exemplo encefalites);
Neurotoxinas;
Acidente vascular cerebral;
Traumas físicos (pancadas na cabeça por exemplo) e psicológicos.
Alcoolismo e o uso de drogas.
A amnésia geralmente só ocorre quando alguma dessas possíveis causas lesiona áreas como o hipocampo e suas áreas adjacentes, no neocórtex ou no lobo temporal medial. Lesão em diferentes áreas produzem efeitos diferentes.
Alguns analgésico e benzodiazepínicos (remédios para ansiedade) dificultam a formação de memórias enquanto estão ativos, por isso pacientes podem se esquecer do período que estiveram sedados.
Classificação
A amnésia pode ser qualificada em dois tipos:
Amnésia anterógrada
É a perda de memória para eventos que ocorrem posteriormente ao acontecimento da doença, ou seja, é a deficiência em formar novas memórias, como ocorre na doença de Alzheimer.
Amnésia retrógrada
Nesta outra forma de amnésia ocorre o inverso da amnésia anterógrada, porque a pessoa consegue se lembrar de eventos posteriores ao trauma, mas não consegue se lembrar de eventos anteriores a doença (trauma).
Tipos de amnésia
Cerca de 40% das pessoas com idade acima de 65 anos têm algum tipo de problema de memória, e a prevalência aumenta rapidamente com o aumento da idade.
Existem vários tipos de amnésia. Abaixo estão listados alguns deles:
Amnésia global transitória;
Amnésia psicogênica (ou seja, de origem emocional);
Síndrome de Korsakoff;
Amnésia global transitória
Nessa situação a amnésia dura algumas horas, não ultrapassando um dia, e a recuperação é completa. O indivíduo tem comportamento normal, porém não retém nenhuma informação durante o episódio, ou seja, tem amnésia anterógrada completa, permanecendo uma lacuna na memória dessa pessoa depois da recuperação. A causa desse problema não está, ainda, totalmente esclarecida, parecendo estar ligada à isquemia transitória afetando as partes internas do lobo temporal. Essa patologia tem curso benigno, sendo excepcional um segundo episódio.
Amnésia psicogênica
A amnésia psicogênica é uma amnésia temporária que ocorre devido a traumas psicológicos e pode ser tanto anterógrada(dificuldade para se lembrar de fatos recentes) quanto retrógrada(dificuldade para se lembrar de fatos anteriores ao trauma), a memória quase sempre volta dias após do começo da amnésia, em raros casos, o paciente perde a memória de alguns "trechos" de sua vida permanentemente. Em alguns casos, fotos e figuras ou até mesmo ilustrações podem ajudar com que o paciente se lembre de certos fatos, ou até mesmo evitar a sua perda.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Estudos da Mente
Non-FictionQuerido leitor, esse livro ira citar doenças mentais e variadas doenças, é bom para quem gosta do tema "medicina" ou "psicologia ". Tenho certeza que você conhece algumas doenças mais famosas como por exemplo bipolaridade, depressão, ansiedade e var...