O termo mentalidade se refere a uma predisposição psicológica que uma pessoa ou grupo social têm para determinados pensamentos e padrões de comportamento, referindo-se ainda à maneira como nações inteiras se conduzem ideologicamente.Cientistas sociais tentam descrever a mentalidade pelos chamados «padrões culturais», mas a confiabilidade desse método é controversa porque pode levar a estereótipos.
Cientificamente, o termo é usado principalmente em sociologia e história das mentalidades.
Etimologia
A palavra «mentalidade» provém do latim mentālis e chegou ao português através do francês mentalité. Significa «que se produz no espírito».
Mentalidade de grupo
A inclinação mental em mentalidades de grupo pode estar tão firmemente estabelecida que cria um poderoso incentivo dentro das pessoas ou grupos para continuar a adotar ou aceitar comportamentos, escolhas, ou ferramentas preestabelecidas, mesmo que estas sejam vistas por quem está de fora como socialmente questionáveis.
Esse fenômeno de aceitação das ideias preconcebidas é descrito como “inércia mental” ou pensamento coletivo e seus efeitos são muitas vezes difíceis de neutralizar com processos de autoanálise e tomada de decisão posteriores.
A mentalidade é dividida pela psicologia em «fixa» ou «de crescimento», sendo a primeira uma característica inata ou adquirida bem cedo, quanto a segunda se adquire ou não durante a vida adulta.
Um conhecido exemplo desse estado mental foi o ocorrido na Guerra Fria entre os EUA e a URSS, em que se incluíram vários fatores, entre os quais confiança mútua absoluta na teoria dos jogos de dupla, na integridade da cadeia de comando, no controle de materiais nucleares e na destruição mútua assegurada de ambos em caso de guerra.
Embora a maioria considere que tal disposição mental tenha sido útil para evitar um ataque entre ambos os países, muitos acreditam que os pressupostos da teoria da intimidação descartam a disposição mental como pano de fundo da Guerra Fria.
Mentalidade vendedora
A inclinação mental também pode ser notada como estratégia ou método no ramo de vendas. Também direcionada à criação de um pensamento comum à um grupo, a mentalidade vendedora visa por si só a unificação de pensamentos de qualquer profissional ou empresa.
Esse método, baseado principalmente na obra de Dan Pink, que diz em seu livro "To Sell Is Human", que a profissão de vendedor desaparecerá. Isto é, porque todas as profissões se tornarão vendedores, no futuro. E isso se deve porque todo profissional deve saber vender seu produto, seja este qual for.
Tal método se baseia principalmente no behaviorismo, dentro da psicologia comportamental. Hoje, no Brasil, o mercado do treinamento de vendas cresce cada vez mais, e junto dele, muitos métodos surgiram em torno da mentalidade vendedora.
Notas
Curiosamente, o francês tomou emprestado do inglês mentality.
Nessa acepção também podem ser usados os termos configuração ou esquema mental (do inglês, mind-set).
Referências
Manuel López Torrijo (1995). Lecturas de metodología histórico-educativa. Hacia una historia de las mentalidades. [S.l.]: Universitat de València. 156 páginas. ISBN 9788437023137
Regina Helena de Freitas (2008). História da psicologia: pesquisa, formação, ensino. [S.l.]: SciELO – Centro Edelstein. 133 páginas. ISBN 9788599662830
Editores do Aulete (2011). «Mentalidade». Dicionário Caldas Aulete. Consultado em 19 de julho de 2017
Mindset: A nova psicologia do sucesso (2017). Carol Dweck. [S.l.]: Objetiva. 328 páginas. ISBN 9788543808246
PINK, Daniel H. (2013). Saber Vender é da Natureza Humana. Estados Unidos da América: Gestão Plus. 256 páginas
VOCÊ ESTÁ LENDO
Estudos da Mente
Non-FictionQuerido leitor, esse livro ira citar doenças mentais e variadas doenças, é bom para quem gosta do tema "medicina" ou "psicologia ". Tenho certeza que você conhece algumas doenças mais famosas como por exemplo bipolaridade, depressão, ansiedade e var...