- Há aproximadamente uns quatro meses antes do meu acidente, Calderón ligou pra mim. - Emiliano franziu o cenho . - Me pediu dinheiro, eu ri ao telefone e disse a ele que não daria. Que tinha que ser preso por ter nos roubado. Mas então ele me disse que via a Laura de onde estava. Duvidei dele, mas o desgraçado descreveu exatamente a roupa que ela estava usando naquele dia. Fiquei louco, mas tentei não demonstrar. Eu tive medo. Você sabe que ele havia sido violento com ela em Bogotá quando ela descobriu as suas falcatruas. - Emiliano assentiu. - Tentou estuprá-la e eu tive medo que ele tentasse mais uma vez.Mathias bebeu mais uma dose de uísque e a cada vez que fazia isso, enchia novamente o copo.
Flashback
- Sinto lhe dizer, Adalberto Calderón, mas Laura não me importa tanto quanto você pensa. Pelo menos não mais.
Escreve rapidamente algo num papel.
- Você está blefando comigo, Mathias. Laura é tudo pra você.
Mathias ri de maneira irônica. Aciona o interfone, logo a secretária aparece: Montserrat Gómez. Ele entrega o papel a ela. A secretária lê: Avise ao Tobias pra ir até a Laura fazer a segurança dela.
Montserrat assente e sai. Mathias segurava aquele celular com tanta força que parecia não circular sangue em sua mão.
- As coisas mudam, Calderón. Estou inclusive em processo de divórcio. Por que ter uma mulher se eu posso ter muitas? A propósito, se você se livrar dela me poupa perder dinheiro no divórcio. - Mathias ri. - É melhor e mais barato ser viúvo que divorciado.
- Não acredito em você, Mathias.
- Isso não é problema meu. Era só isso? Estou muito ocupado.
- Escute aqui, Mathias, eu vou lhe dizer somente uma vez: quero um milhão de dólares ou mato a sua linda esposinha. Vou aguardar você levantar esse dinheiro e retorno a ligação em uma semana.
Ele desligou e logo Mathias ligou para Tobias.
- Já está na Fundação, Tobias?
- Ainda não, senhor, mas já estou chegando.
- Ligue assim que vê-la.
- Sim, senhor.
- Por que você não contou isso pra mim e pro Tiago, cara? - perguntou Emiliano.
- Não quis importuná-los com os meus problemas.
- Puta que pariu, Mathias. - falou exaltado. - Nós somos uma família. Nós três somos irmãos. Além do mais, Adalberto Calderón é problema nosso. - Mathias assentiu, resignado. - E o que aconteceu depois?
- Não falei com a polícia sobre a ameaça, tive medo que ele fizesse algo com a minha mulher caso descobrisse. Você sabe que Calderón tinha informantes na polícia. - Emiliano assentiu. - Mas contratei investigadores. Soube que ele esteve de fato aqui em Cartagena, então resolvi inventar as amantes. Desfilava com algumas mulheres pra que ele visse e percebesse que Laura não era tão importante pra mim. Enquanto isso coloquei seguranças à paisana pra ela e minha mãe. Não era pra Laura saber sobre as amantes, mas então, houve um dia que ele se aproximou de Laura num restaurante e mandou uma foto pra mim dele bem perto dela.
- Ela não o viu? - Mathias negou com a cabeça.
- Nem os seguranças o viram. Foi então que eu descobri sobre o roubo dos documentos pela Montserrat e simulei o flagra pra Laura nos pegar. Eu sabia que se ela soubesse da traição, ela iria embora daqui. Iria pra Barranquilla procurar o amigo de infância: o Max. E ela assim o fez. - ele deu um logo suspiro e bebeu mais uma vez. - Os seguranças me mandavam um relatório de como ela estava. Me mandavam fotos. Minha mulher estava tão abatida, mas eu precisava que Calderón visse isso também. Pra deixá-la em paz. Foi então que ela veio no dia do seu casamento. O casamento que não aconteceu. O que eu mais queria era abraçá-la e beijá-la até não poder mais. Mas a segurança dela era o mais importante pra mim. Dias depois ela me pediu o divórcio e eu aceitei. Calderón mordeu a isca e ligou pra mim.
Flashback
- Vi que sua esposa entrou com o divórcio, Mathias. Você deve estar arrasado. - Mathias gargalhou.
- Eu disse a você, mas você resolveu não acreditar no seu velho amigo.
Adalberto Calderón ri também.
- Mas não se preocupe, velho amigo, arrumei outra forma de ter meu dinheiro.
E desligou o telefone. Mais uma vez Mathias acionou os seguranças de Laura que estava em Barranquilla.
- Quando liguei para os seguranças da Laura em Barranquilla, soube que ela desaparecera. Fiquei louco, Emiliano, pensei que Calderón a havia sequestrado e fui até lá. Mas quando estou perto da cidade, um dos seguranças me liga e avisa que foi um mal entendido e que ela estava o tempo todo na casa do amigo. Eu a vi de longe quando ela saiu com o Max. Estava abatida, mas ainda assim era a mulher mais linda do mundo. Foi então que recebi sua mensagem de que Calderón estava aqui e era amante da Anatoly.
- Você então ligou para o Tiago e perguntou onde o Calderón estava. - Emiliano afirmou, mas Mathias assentiu.
- Como ele não quis me dizer porque eu estava alterado, liguei pro seu amigo policial e ele me disse onde Calderón estava.
- E foi atrás dele.
- Sim. Ele e Anatoly fugiram e eu fui atrás na perseguição. A única coisa que eu queria fazer era pegar aquele desgraçado e fazê-lo pagar pelo mal que tinha feito à Laura no passado e pelo mal que eu a estava impondo por causa do desgraçado. E aconteceu o acidente.
- Sim. Calderón e Anatoly morreram e você, por sorte não. Mas Laura ficou arrasada com a possibilidade de você não acordar do coma. Você poderia ter poupado todo o sofrimento da sua mulher se tivesse contado a ela tudo desde o início.
- Eu sei, Emiliano, o que você quer que eu diga? - falou alterado se levantando da sua cadeira. - Que eu grite pra todo mundo ouvir que eu fui o maior idiota do mundo? - disse esbravejando na janela que dava pra rua. - Eu fui o maior idiota. - disse olhando para o amigo de maneira mais calma. - Mas a única coisa que eu pensei foi em poupá-la do perigo. Eu a estava protegendo de longe. Eu simplesmente agi. Sem pensar direito talvez. - falava como um derrotado, arrasado. - Mas eu pensei que estava fazendo o melhor simplesmente porque a amo mais que tudo no mundo.
Emiliano deu um longo suspiro.
- É como o Tiago disse: nada pode dar certo baseando-se em mentira.
Mathias não disse nada. Emiliano se levantou.
- Venha. Vamos atrás da sua mulher.
- Você vai comigo até Barranquilla?
- Claro que eu vou, seu idiota. Você acha que vou deixá-lo dirigir depois da quantidade de álcool que consumiu?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Já era amor FINALIZADA
RomanceA história de três casais acontece na paradisíaca Cartagena das Índias. Cidade portuária na costa caribenha da Colômbia. À beira-mar, fica a murada Cidade Antiga, fundada no século XVI, com praças, ruas de paralelepípedos e coloridos prédios colonia...