- Como está sendo isso pra você, Michael? - pergunta meu terapeuta.
Eu comecei a fazer psicoterapia logo no dia seguinte ao que aconteceu, sentia que precisava conversar sobre meus problemas com alguém que pudesse me ajudar e que eu mesmo não pudesse magoar ao expressar meus pensamentos.
- Eu sinto tanta raiva de mim mesmo que nem consigo explicar. - suspiro, cruzando os braços bem próximo ao peito. - Tudo está desmoronando ao meu redor, inclusive o meu casamento.
- Por que sente raiva de si mesmo? Você acredita que poderia ter feito algo para mudar as coisas?
- Sim! - concordo de modo altivo, balançando a cabeça. - Acho que, mesmo que mínima coisa, eu poderia ter feito algo para ajudar o meu filho.
- Mas como faria isso se nem mesmo os médicos conseguiram? Não acha que está sendo muito duro consigo mesmo?
- Não sei. - lágrimas começam a brotar, fazendo-me olhar pra cima instintivamente. - Tem que ter alguma razão. Tem que ter alguém pra culpar, não é possível que algo assim seja justo.
- O que aconteceu? Só precisa responder se estiver confortável em fazê-lo. - o homem se ajeita na poltrona, movimentando o lápis brevemente sobre o papel na prancheta.
- Ela teve um descolamento da placenta. - peguei fôlego, sentindo que talvez tiraria um peso absurdo das costas ao falar daquilo pela primeira vez. - Aconteceram alguns sangramentos, pareceu que a bolsa tinha rompido, tinha rompido. Nós fomos pro hospital, o coração do bebê não estava batendo mais há alguns dias, não tinha nada que pudessem fazer por ele. Se não fizessem o parto prematuro, a Mallory poderia ter morrido.
- Por que não havia nada que pudessem fazer? - instiga-me ele.
- Não, Filippo já tinha morrido um ou dois dias antes do parto prematuro. - choro novamente, incrédulo das minhas próprias palavras pois aquilo parecia absurdo para qualquer pessoa ter que repetir em voz alta. - Ele parou de receber oxigênio e nutrientes, a Mallory não percebeu a ausência de movimentos dele porque às vezes ele era assim mesmo, quietinho. Aposto que teria sido totalmente o contrário quando nascesse.
Ri de mim mesmo ao pensar naquilo, secando algumas lágrimas com o lencinho que me foi oferecido.
- Percebe, nas suas palavras, o quão ausente de qualquer responsabilidade pelo que aconteceu ao Filippo vocês são?
Balanço a cabeça em negativo, querendo me castigar mais um pouco com aquela dor.
- Michael, o que você, sua esposa, o que ambos estão passando é pelos estágios do luto. Algo comum entre todas as pessoas que perderam entes tão queridos. - elabora ele, ajeitando a armação de seu óculos. - Se me permite dizer, pelo que me relatou há três sessões atrás, a sua esposa já está passando por elas de um modo muito mais intenso do que o seu. Ela aparenta estar, pelo que me relatou, entre a negação e a raiva constantemente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Contrato: mãe por escolha ✔️
RomanceLIVRO 01 Um casinho em uma noite sórdida com um homem sedutor deveria terminar em ambos seguindo cada um a sua vida. Desde os primórdios da humanidade duas pessoas com desesperança e desejo se encontram e, deste encontro, surge uma história única qu...