Capítulo-14

14 6 18
                                    

Já fazia algum tempo que Paulo estava na sacristia, parado em frente ao armário, onde estavam dispostas as batinas, suas estolas, e os ternos que costumava usar em algumas ocasiões.
As portas abertas lhe davam a visão das vestes, organizadas em cabides lado a lado.
Um suspiro pesado escapou do seu íntimo, a verdade era uma só, não se sentia a vontade em vestir a batina para realizar a missa. Não enquanto sua conciência não estivesse em paz novamente. Ele nem conseguia ter convicção de que, em algum dia futuro, recuperaria a sua paz.
Em mais um suspiro retirou o terno preto do cabide, e começou a se vestir. Já estava ficando sem tempo.
Quando estava vestido, colocou o colarinho clerical e se olhou no espelho. Era estranho ver que faltava algo, porém não eram suas vestes, era algo dentro dele.
Duas batidas na porta interromperam sua análise de si mesmo.
—Entre!
Paulo disse, enquanto pegava sua bíblia e a estola.
Viu sua mãe abrir a porta e lhe sorrir.
—Ainda não está pronto querido? Já tem bastante gente lá na praça.
—Eu já estou pronto mamãe.
Paulo passou pela mãe em direção a igreja, no que ela o seguiu.
—Você não vai... não vai usar a batina?
Madalena se esforçava para acompanhar os passos de Paulo.
—Hoje não.
Foi só o que Paulo lhe disse, e por ora, achou melhor se contentar. Era visível que o filho estava abalado, não queria atormentá-lo ainda mais.
Ao chegarem a praça, que já estava toda iluminada para a celebração, com várias cadeiras dispostas pelo espaço aberto, e um púlpito que foi colocado no centro de tudo. Paulo cumprimentou algumas pessoas, e apresentou a mãe aos fiéis que já se encontravam sentados aguardando o início da celebração. Ele estava ansioso, nem parecia mais o mesmo homem, que já era padre a tanto tempo.
Paulo olhou ao redor, já haviam muitas pessoas ali, porém ele procurava por apenas uma, e ela não estava lá.
—Padre, está tudo como o senhor pediu? Precisa de mais alguma coisa?
Dona Amélia juntamente com outras senhoras, o questionaram, vendo que Paulo exitava em dar início a pregação.
Ele sorriu as senhoras.
—Não, está tudo perfeito. Obrigado pelo empenho de todas. Eu já irei dar início a celebração.
Paulo passou por elas e subiu ao púlpito, colocou sua bíblia no apoio, e olhou mais uma vez as pessoas espalhadas pela praça.
—Ela virá, querido. Estava terminando de se aprontar quando eu saí.
Dona Amélia disse baixo em um sorriso amistoso, lhe dando dois tapinhas no ombro, e o deixando.
Paulo respirou fundo, e deixou para se preocupar com o quanto seus sentimentos estavam aparentes, em outro momento.
Baixou os olhos para a bíblia e passou as páginas, até encontrar as passagens em que basearia o sermão.
Deu duas batidas no microfone para testar o som, e voltou seu olhar aos fiéis.
Sentiu o coração se agitar no peito, ao reconhecer um rosto angelical em meio a todos os outros. Mariana estava lá, linda sentada entre Angélica e Adele.
Quando seus olhares se encontraram, eles sorriram um para o outro.
Paulo percebeu naquele momento, que Mariana havia roubado a sua paz, ele podia reconhecê-la nela. Foi só estar diante dela, para que toda a ansiedade partisse.
—Boa noite a todos.
Paulo cumprimentou usando o microfone, e foi saudado por todos.
—Gostaria em primeiro lugar, de agradecer a todos pela presença e principalmente pelo empenho das últimas semanas, para que tudo estivesse pronto a tempo, para a festa do nosso padroeiro. Muito obrigado.
Uma salva de palmas foi entoada até que Paulo voltasse a falar.
—Bem, hoje vou falar... sobre o amor. Não sobre um amor qualquer, mas sobre um amor verdadeiro.
Você conhece o amor verdadeiro?...
Paulo perguntou para ninguém em especial, porém seu olhar se fixou em Mariana, o que a fez estremecer. Ela sentiu como se todos a estivessem olhando, mas não estavam. Todos estavam atentos no padre.
Mariana sentiu uma de suas mãos ser tomada por Adele, que estava sentada ao seu lado.
—Relaxa.
Adele cochichou em seu ouvido. Ela anuiu concordando, porém não era capaz de acalmar seu coração. Não entendia por que Paulo estava fazendo aquilo, mas ele continuou.
—... Aquele que não ama, não conhece a Deus, pois Deus é amor.
O amor não é apenas um sentimento. Não é uma emoção passageira. Nem palavras bonitas. Na verdade, as características do amor verdadeiro não são humanas e sim Divinas.
Porque toda e qualquer forma de amor, provém de Deus.
Aceitação é a primeira característica do verdadeiro amor. Quem ama, aceita o seu próximo como ele é, não o recrimina, mas perdoa e o acolhe. Mas aceitar não significa concordar com os erros e sim mostrar que a força do amor é muito maior que os problemas, o amor... cobre multidões de pecados. Porque não há pecado em amar.
O amor aceita incondicionalmente, ele não escolhe o coração, ele só... habita.
O amor nos faz amadurecer para a vida. Ao enfrentar a cruz, Jesus mostrou muita maturidade e firmeza de propósito aceitando, sobretudo a vontade do Senhor.
Quando olhamos para tudo que Jesus fez por nós através do seu amor, percebemos que por mais que amemos... nunca, nunca alcançaremos tamanha força para amar. Mas o propósito de Jesus era nos capacitar para este grande amor.
O amor verdadeiro, que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Esse amor está além da vontade do homem, porque quem ama consegue perseverar porque sabe que o amor... não se acaba.
Por isso o amor não é apenas um sentimento. Nem só uma emoção.
O maior desafio do amor é amar.
Quando você tiver dúvidas se o que sente é amor, pense no amor de Deus, pense que Ele coloca as pessoas a sua volta, para que você as ame...
A mãe de Paulo estava tomada pelas lágrimas, nunca na vida havia presenciado uma declaração de amor como aquela. As lágrimas também desciam pelo rosto de Mariana, o peito ardia com as batidas descompassadas de seu coração.
Adele secava os próprios olhos, e Angélica ainda parecia atordoada após o sermão de padre Paulo.
—Deus do céu, o padre... tá apaixonado.
As palavras sussurradas de Angélica fizeram as emoções de Mariana se agitarem ainda mais. Ela sabia que deveria estar surtando, mas Mariana só conseguia sorrir, e amar.

 Ela sabia que deveria estar surtando, mas Mariana só conseguia sorrir, e amar

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Imagens meramente ilustrativasTexto ainda sem correção

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Imagens meramente ilustrativas
Texto ainda sem correção

Música tema do Capítulo

Se Quiser- Tânia Mara

Genteeee!!!
Como está o coração de Mariana 💞
Espero que gostem do capítulo, não esqueçam de votar e comentar.
As músicas temas dos capítulos estão disponíveis na playlist do livro no Spotify 😘

TentaçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora