Paulo fez toda a celebração, como era do seu costume. De todas as missas que realizava, a dominical era a sua preferida, pois era quando tinha certeza de que praticamente toda a cidade estava presente. As únicas ausências normalmente era dos fazendeiros que moravam muito mais ao norte e para estes, Paulo costumava celebrar uma missa durante a semana, na capela de uma das fazendas.
Quando estava na hora de finalizar a missa, Paulo entendeu que era chagada a hora.
—A primeira impressão que tive desta paróquia quando cheguei a São Tomás, foi que vocês não iriam se habituar a mim...
Paulo disse, se colocando diante do altar, fazendo com que algumas conversas paralelas que haviam se iniciado,tivessem fim.
A assembleia riu do comentário do padre, e ele continuou.
—...Mas, com o passar do tempo, entretanto, conheci uma paróquia cheia de gente amistosa, responsável, com valores, e comprometida com sua fé, e desta maneira tenho vivido momentos maravilhosos, desde que cheguei aqui.
Hoje meu coração transborda gratidão. E venho agradecer, por toda a alegria que trouxeram para a minha vida. Que sempre foi instrumento de paz, amor, caridade e dedicação, desde que me dispus a trilhar o caminho da fé cristã.
É o dever do representante da igreja, empenhar-se para representar honrosamente a instituição sacerdotal. E por todos esses anos em que me tornei sacerdote, me orgulho de ter honrado a batina que visto e o sacerdócio que prego.
Porém, a vida está neste momento me guiando por um novo caminho. E escolhi, este momento solene, para contar-lhes que estou deixando os trabalhos pastorais nesta paróquia. Está, foi minha última celebração...
O silêncio que se fez no templo, foi algo ensurdecedor. Os fiéis pareciam não acreditar nas palavras do padre. Levaram algum tempo para se recuperarem do susto inicial.
Paulo deixou que todos se recuperassem, e sorriu.
—Eu sei, o susto foi grande.
E uma pergunta pode estar no ar: Por que estou deixando a igreja?...
Mariana chegou a perder o ar, quando seu olhar e o de Paulo se encontraram. Seu coração batia tão acelerado, que ela teve medo que as pessoas ao seu redor pudessem ouvi-lo, mas estavam todos com olhos e ouvidos focados em Paulo, quando ele continuou.
—... A resposta é não. Eu não estou deixando a igreja, minha fé nunca permitiria isso. Estou deixando a batina, estou deixando o sacerdócio, porém minha vida sempre estará ligada a Cristo e a igreja, porque são eles que guiam o meu coração. E nesse momento da minha vida, sinto que meu coração está me guiando por um novo caminho, e é por desejar seguir por esse novo caminho, com minha cabeça erguida, e meu coração em paz, que a partir da próxima semana, eu não serei mais o pároco de São Tomás...
Ao final dessa declaração, iniciou-se um falatório geral. Todos falavam ao mesmo tempo, jovens choravam, idosos reclamavam que era isso que dava aceitarem padres tão jovens. A igreja virou um alvoroço de vozes e choro, até que Paulo voltasse a falar.
—Não pensem que não está sendo difícil para mim.
Está muito difícil pensar que, vamos nos separar hoje, e que não sei quando nos veremos de novo. Mas em meu coração, estarei sempre aqui.
A vida nos dá irmãos ao longo dela, e vocês com certeza são alguns dos muitos que Deus me deu, pelos caminhos por onde andei, por onde passei levando a sua palavra. E acredito que vocês, meus amigos, meus irmãos, só podem desejar que eu siga o meu coração, seja para onde for que ele me leve.
Estou errado ao pensar assim?
Paulo fez a pergunta, e observou os rostos a sua frente.
—Estou errado?
Ele repetiu a pergunta.
—Não!
A resposta em uníssono, alegrou seu coração. E ele sorriu feliz por acreditar que, talvez demorasse um pouco, mas ele teria a aprovação do povo de São Tomás.
—Me alegro em saber, que todos vocês realmente prezam pela minha felicidade. E saibam que eu também prezo pela de vocês, como se fossemos todos uma grande família...
Os choros tornaram-se mais audíveis, e Paulo também precisou secar suas lágrimas. Decidiu-se por finalizar seu discurso.
—Enfim! Gostaria de concluir, dirigindo a todos um pedido: Acolham bem o novo pároco que está por vir. Ele é digno da missão que está recebendo e tenho certeza que ele vem com muita boa vontade, para servir à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo nesta bela cidade.
Seguramente, ele vem para dar continuidade à missão evangelizadora dos nossos jovens, as quais dei início aqui.
Deus abençoe a todos! E que a Mãe Imaculada continue intercedendo por cada um de nós.
—Amém!
Paulo passou algumas horas recebendo abraços de despedida. Parecia que as pessoas não queriam partir. Nem parecia que ele estava naquela cidade a menos de um ano. A tristeza, representada nas lágrimas dos fiéis, eram dignas de um pároco que estivesse inserido na comunidade por muitos anos.
Era o que Madalena percebia, ao observar o quanto as pessoas pareciam sentidas com a partida do filho. Ela porém, iria precisar pedir perdão a Deus por muito tempo, pois não conseguia evitar estar muito feliz, com a decisão de Paulo. Porém, sua alegria não chegava nem perto da felicidade do marido, que garantiu matar um boi para comemorar a volta do filho. Ele não fazia ideia do longo caminho que Paulo ainda precisava percorrer.
—Como está esse coraçãozinho, meu filho?
Madalena perguntou aproximando-se de Paulo, quando finalmente o último grupo partiu.
Paulo deixou que o ar saísse lentamente, e só então fixou seu olhar em sua mãe.
—Não precisa se conter mamãe. Eu sei que aí dentro, a senhora está soltando mais rojões, do que os que soltamos ontem ao final da noite.
Paulo sorriu e trouxe a mãe para o seu abraço.
—E você pode me culpar por isso, filho?
—Não mamãe, não posso. Nunca me ressenti por você e papai não aprovarem minha escolha. Pelo contrário, sempre fui grato por vocês a respeitarem mesmo assim.
—Não poderia ser diferente, querido. Só queremos o melhor pra você. E você era o único que poderia fazer tais escolhas.
Paulo concordou com um aceno e beijou o rosto da mãe em agradecimento. Seus pais sempre foram a sua fortaleza. O seu porto seguro. Para onde ele sabia que sempre poderia voltar.
—Obrigado mamãe, por ficar.
—Imagina querido.
O coração de Paulo se agitou um pouco mais, ao vislumbrar a figura insegura de Mariana, que parou junto a porta, parecendo indecisa se deveria ir até ele, ou não.
Madalena acompanhou o olhar do filho, e ampliou seu sorriso.
—Bem, acho que tem alguém querendo vê-lo. Vou terminar de arrumar as minhas coisas, partirei amanhã com você.
Paulo concordou novamente e se despediu da mãe, que logo o deixou.
Mariana sorriu timidamente ao ver que Paulo se aproximava.
—Oi.
—Oi
Os dois disseram, parados de frente um para o outro.
—Não sei se fiz bem, mas... eu não quis ir embora, sem saber como você estava.
—Obrigado por ficar, e por... ter vindo. Foi meio tenso no começo...
Os dois riram juntos.
—... Mas acho que tudo correu melhor do que eu esperava.
—Paulo...
Tem certeza do que está fazendo? Você...
—Não, eu não vou me arrepender da minha decisão Mariana. Esse foi o fim de um ciclo, e me sinto pronto para iniciar outro. Confesso que estou ansioso até.
—Eu também.
Os dois se perderam mais uma vez no olhar um do outro, até ouvirem o arranhar de garganta nada sutil de Adele e Angélica que a acompanhava.
—Estão chamando a atenção.
Angélica cantarolou passando direto pelos dois sem conter o riso, que ambos acompanharam.
—Vamos Mariana, ainda temos que deixar aquele sítio habitável para você morar.
Adele chamou, e Mariana concordou de imediato.
—Bem, eu... preciso ir.
—Está bem. Eu preciso arrumar algumas coisas por aqui, mais tarde dou uma passada lá para ajudar vocês.
—Está certo, vamos... esperar.
Adele e Mariana saíram da igreja, e encontraram Angélica que aguardava por elas na praça, onde já havia comprado todo tipo de guloseimas que estavam a venda nas barracas que permaneceram da festa, para atender ao público que saia da missa. E por onde as três passaram, não havia outro assunto que não fosse, a renuncia de Paulo, e a dúvida maior.
Quem assumiria o lugar de Paulo?Imagens Meramente ilustrativas
Texto ainda sem correçãoMúsica Tema do Capítulo
Falling Like The Stars- James Arthur
Caindo como as estrelasOlá pessoal!!!!
Espero que tenham gostado do capítulo, foi especial escrever esse momento de Paulo.
Não deixem de ouvir a música tema, a letra não poderia ser mais perfeita para esse casal.
Até breve 😘
Não esqueçam de votar e comentar se gostaram.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tentação
RomanceMariana perdeu tudo que amava na vida. Ela só encontrou dor por onde passou. Mesmo sendo ainda tão jovem, ela já não tem perspectivas de futuro. Em seu íntimo ela já desistiu. Descrente de que haja um Deus no céu, pois ela não acredita que um Deus...