Capítulo-21

18 6 14
                                    

O último dia da festa de São Tomás chegou, e a noite houve uma grande queima de fogos, que deu fim aos festejos daquele ano.
Todos olhavam para o céu naquele momento, sorrisos nos rostos, e olhos brilhantes apreciando as formas que as luzes criavam em meio a noite escura. Foi um espetáculo belíssimo.
Padre Paulo observava o céu, com seu coração em paz. Havia encerrado os festejos com chave de ouro. Agora precisava ter muita calma, e se preparar para uma nova empreitada, e essa talvez fosse a mais árdua de todas que já havia enfrentado na vida.
Paulo havia combinado com Lucas, que entregaria sua carta de renuncia, na semana seguinte ao final da festa, e o dia estava muito próximo, porém, ele acreditava que era necessário fazer algo muito importante antes. Era justo, comunicar aos seus fiéis a decisão que havia tomado, e isso não poderia esperar.
Essa era a primeira etapa, de muitas que ainda estavam por vir. Porém Paulo se julgava pronto para enfrentar todos os obstáculos que viriam pela frente.
Mariana observava Paulo de longe, enquanto ele era cumprimentado pelos visitantes, que já partiam para suas cidades.
Alguns moradores já começavam a desmontar suas barracas, não querendo deixar todo o trabalho para o dia seguinte, ainda mais que todos estariam logo cedo na missa de domingo, como era o costume do povo dali.
O coração de Mariana acelerava toda vez que Paulo desviava o olhar para ela por alguns instantes, até que fosse solicitado por mais um grupo de viajantes, querendo a benção do padre para seguir viagem, não sem antes prometerem voltar no ano seguinte.
— Se continuar secando o padre desse jeito, daqui a pouco toda a cidade vai saber o que está acontecendo entre vocês, amiga.
Adele disse baixo, só para que Mariana ouvisse.
—Amanhã isso não será mais um problema.
Mariana disse se virando para a amiga, que sem entender, se achegou mais a ela no banco onde as duas estavam sentadas.
—Como não será um problema?
—Ele vai contar a todos a decisão que tomou, Adele. Amanhã, na missa.
Mariana viu a cor sumir do rosto da amiga, e pôde ter um vislumbre da reação do povo de São Tomás ao receber aquela notícia.
—Mas... amiga, o padre vai contar tudo, até sobre vocês?
Mariana suspirou pesadamente, ao se lembrar da conversa com Paulo. Ela havia dito que seria forte, porém no primeiro obstáculo, ficou receosa e lhe pediu que não falasse sobre a história dos dois. Pelo menos não até que ele voltasse. Não queria deixar São Tomás, e acreditava que precisaria fazê-lo se tudo viesse a tona agora.
—Eu pedi a ele que não o fizesse. Fui fraca amiga. Tive medo de enfrentar a reação das pessoas se souberem.
—Eu não acho que seja fraqueza Mariana, não mesmo amiga. É até... sei lá, uma questão de sobrevivência. Afinal é você que vai ter que ficar aqui, ele nem vai estar ao seu lado. Acho que você agiu certo. Muito certo aliás.
—Ele me disse que não seria fácil, e eu aceitei.
—Sim, mas para que complicar ainda mais as coisas, amiga? Ele vai para a Itália, e quando voltar, vocês serão livres, ninguém vai poder falar mais nada.
Mariana concordou com um aceno, e deitou a cabeça no ombro da amiga. Só de lembrar que Paulo em breve teria que partir para tão longe, o coração já doía. E ela nem sabia por quanto tempo teria que esperar.
O futuro era uma incógnita. Um imenso ponto de interrogação, e Mariana fazia o possível para afastar o medo que sentia desse tempo afastados. Não por ela.
Ela esperaria por Paulo até o fim da vida. Mas, havia um medo que a corroía, de que, uma vez longe de tudo, imerso pela aura da igreja, ele se convencesse de que tomou a decisão errada. E lá, com certeza haveriam muitos com o propósito de convencê-lo disso. De que seu amor por ela era um erro. E isso Mariana não sabia se estava pronta para aguentar.
Mais uma perda em sua vida, seria insuportável.
***
Paulo estava mais uma vez , parado diante do armário na sacristia, onde ficavam dispostas suas batinas e estolas sacerdotais.
O coração acelerado no peito, chegava a doer. Mas ele continuou com o que precisava fazer, afastou os cabides um a um, até encontrar o que procurava. A batina escolhida para aquele dia, que marcaria o início de um novo ciclo em sua vida, foi a mesma que ele usou quando foi ordenado padre. Não poderia ser outra.
O dia amanheceu ensolarado, e a igreja já estava com a maioria dos bancos ocupados, como era o costume. O povo de São Tomás era muito participativo, isso era algo que Paulo percebeu assim que chegou a cidade para assumir o lugar do antigo pároco. O haviam recebido muito bem, ele se sentia acolhido, e podia garantir que fizera amigos ali. Por isso estava tranquilo com a decisão que havia tomado, de abrir seu coração e deixar que todos soubessem, que provavelmente aquela seria a última vez que realizaria uma celebração.
Entregaria a sua carta de renuncia no dia seguinte, e tendo feito isso, não teria mais permissão para fazer o serviço sacerdotal.
Paulo subiu ao altar e observou a todos que estavam ali.
Sentiu um aperto no peito, ao não encontrar o rosto angelical de Mariana entre os presentes. Ele entendia o que se passava com ela. Por isso não questionou quando Mariana pediu-lhe para que não contasse sobre o que sentiam um pelo outro. Ele entendia, que era ela que precisaria ficar, mas ainda assim, esperava tê-la ali, naquele momento em que sentia o peito tão apertado, que quase lhe faltava o ar.
Paulo tentou não se abater, puxou o ar com mais força, e se posicionou para iniciar a celebração da liturgia. A última.
O cântico inicial teve fim, e  padre Paulo cumprimentou a assembleia, e foi nesse momento que ele a viu chegar.
Mariana passou pelos bancos que estavam cheios, até chegar onde suas amigas lhe guardaram um lugar ao lado delas, mesmo sem garantias de que ela iria.
—Achamos que não viesse.
Adele sussurrou em seu ouvido, tão logo Mariana se sentou.
—Não fale comigo, estou tentando ficar invisível.
Mariana respondeu sem olhar para as amigas que contiveram o riso. Porém, era difícil não notar o sorriso que iluminou o rosto de Paulo, assim que seus olhares se encontraram. Se ele ainda tivesse qualquer dúvida, ou precisasse de alguma prova de que havia tomado a decisão certa, alí ele a tinha. Era totalmente impossível para ele, conter a vontade de sorrir e o coração dando cambalhotas no peito, só por vê-la, só por estar consciente dela. Se aquilo não era amor, ele definitivamente não saberia dizer o que mais seria.
Era uma pena não poder explicar isso aos seus amigos ali presentes. Paulo tinha certeza que eles entenderiam.

 Paulo tinha certeza que eles entenderiam

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


Imagens meramente ilustrativas.
Texto ainda sem correção.

Música Tema do Capítulo

Forever Tonight/ Peter Cetera
Para Sempre Esta Noite

E aí pessoas 😍😍😍
Voltamos com esse casal que vai dar o que falar, hein 😁
Bem, espero que tenham gostado do capítulo, não esqueçam de votar😉

TentaçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora