Capítulo 13

23 7 2
                                    

A avareza de Madame Cheron finalmente cedeu à sua vaidade. Alguns entretenimentos bastante esplêndidos, que Madame Clairval havia fornecido, e a bajulação geral que era dirigida a ela, tornaram a primeira mais ansiosa do que antes para assegurar uma aliança que a exaltasse muito, em sua própria opinião e na do mundo. Ela sugeriu termos para o casamento imediato de sua sobrinha, e ofereceu dar a Emily um dote, visto que Madame Clairval observasse termos equivalentes da parte de seu sobrinho. Madame Clairval escutou a proposta e, pensando que Emily fosse a parenta herdeira imediata da fortuna de sua tia, aceitou-a. Enquanto isso, Emily não sabia de nada da transação até que Madame Cheron informou que ela deveria se preparar para as núpcias, as quais seriam celebradas sem mais demora. Então, chocada e completamente incapaz de explicar esse desfecho súbito, que Valancourt não havia solicitado, pois estava ignorante do que havia se passado entre as duas senhoras mais velhas e não ousava esperar tamanha boa sorte, ela decididamente a objetou. Madame Cheron, contudo, tão invejosa de contradição agora quanto anteriormente, insistiu num casamento às pressas com tanta veemência, como quando ela havia se oposto ao que quer que tivesse a mais remota possibilidade de levar a isso. Os escrúpulos de Emily desapareceram, quando viu Valancourt novamente, que fora informado da felicidade designada para ele e vinha pedir uma promessa disso dela própria.

À medida que os preparativos para tais núpcias eram feitos, Montoni se tornou o amante assumido de Madame Cheron; e, embora Madame Clairval estivesse muito descontente, quando ouviu falar da conexão que se aproximava, e estivesse disposta a prevenir Valancourt sobre Emily, sua consciência disse-lhe que ela não tinha o direito de brincar com a paz deles, e Madame Clairval, apesar de ser uma mulher de artifícios, era muito menos avançada do que sua amiga na arte de derivar satisfação da distinção e da admiração, ao invés da consciência.

Emily observava com preocupação a supremacia que Montoni havia adquirido sobre Madame Cheron, tal como a frequência crescente das suas visitas; e a sua própria opinião do italiano foi confirmada pela de Valancourt, que sempre havia expressado uma aversão a ele. Quando ela estava sentada trabalhando no pavilhão, numa manhã, aproveitando o frescor agradável da primavera, cujas cores estavam se espalhando pela paisagem, e escutando Valancourt, que estava lendo, mas muitas vezes deixava o livro de lado para conversar, ela recebeu uma ordem para atender Madame Cheron imediatamente. Emily mal havia entrado no vestíbulo quando observou, com surpresa, o abatimento no rosto de sua tia, e a alegria contrastante de seu vestido. "Então, sobrinha!", disse, e ela parou com algum grau de constrangimento. "Eu a chamei... eu... eu queria vê-la; tenho notícias para lhe dar. A partir deste momento você deve considerar o Signor Montoni seu tio, nós nos casamos esta manhã."

Espantada, não tanto pelo casamento, quanto pelo segredo com o qual ele foi concluído, mas pela agitação com o qual ele foi anunciado, Emily enfim atribuiu a privacidade ao desejo de Montoni, ao invés do de sua tia. Sua esposa, contudo, queria que o contrário fosse acreditado e, portanto, acrescentou: "você entende, eu queria evitar um escarcéu; mas, agora que a cerimônia terminou, não farei mais isso; e desejo anunciar aos meus criados que eles devem receber Signor Montoni como o mestre deles". Emily fez uma débil tentativa de parabenizá-la pelas núpcias, aparentemente imprudentes. "Agora eu celebrarei meu casamento com algum esplendor", continuou Madame Montoni, "e para poupar tempo, farei proveito dos preparativos que foram feitos para o seu, o qual será adiado um pouco, é claro. Eu espero que você apareça com as roupas para o seu casamento que estiverem prontas, para fazer justiça a este festival. Também desejo que você informe o Monsieur Valancourt que eu mudei meu nome, e ele informará à Madame Clairval. Em alguns dias, providenciarei um entretenimento grandioso, no qual pedirei a presença deles".

Emily estava tão perdida em sua surpresa e em pensamentos variados que mal deu uma resposta à Madame Montoni, porém, por desejo dela, voltou para informar Valancourt do que havia ocorrido. Surpresa não era a emoção predominante nele ao ouvir sobre essas núpcias apressadas; e, quando descobriu que elas haviam sido o meio de adiar as dele, e que as mesmas decorações do castelo que foram preparadas para agraciar o dia de núpcias de Emily seriam degradadas para a celebração das de Madame Montoni, tristeza e indignação o agitaram alternadamente. Ele não conseguiu esconder nenhuma das duas da observação de Emily, cujos esforços para abstraí-lo dessas emoções sérias e para rir dos pensamentos apreensivos que o atacavam, foram ineficazes; e, quando ele enfim partiu, havia uma ternura sincera em seu comportamento, o que a comoveu extremamente; ela até derramou lágrimas, quando ele desapareceu no final do terraço, porém, ela não sabia exatamente a razão pela qual deveria fazê-lo.

Os Mistérios de Udolfo (1794)Onde histórias criam vida. Descubra agora