Capítulo 17

20 7 1
                                    

Algumas circunstâncias, de natureza extraordinária, excitaram em Emily emoções tanto surpresa quanto de horror.

Alguns dias depois de Signora Laurentini morrer, seu testamento foi aberto no mosteiro, na presença dos superiores e de M. Bonnac, quando foi descoberto que um terço de suas propriedades seria entregue ao parente vivo mais próximo da falecida Marquesa de Villeroi, e que Emily era essa pessoa.

A madre abadessa sabia o segredo da família de Emily há muito tempo e foi em obediência ao pedido sincero de St. Aubert, um conhecido do frei que o atendeu em seu leito de morte, que a filha dele permaneceu ignorante de sua relação com a Marquesa. Mas, algumas pistas haviam saído da Signora Laurentini durante sua entrevista recente com Emily, e uma confissão de uma natureza muito extraordinária, feita em suas últimas horas, fez a abadessa pensar que fosse necessário conversar com sua jovem amiga sobre o assunto que ela não havia se aventurado a introduzir antes; e foi para esse fim que pediu para vê-la na manhã seguinte à sua entrevista com a freira. A indisposição de Emily havia prevenido a conversa pretendida; mas, depois do testamento ser examinado ela recebeu uma convocação, que foi obedecida imediatamente, e foi informada de circunstâncias que a afetaram poderosamente. Como a narrativa da abadessa era deficiente em muitos particulares, dos quais o leitor pode querer ser informado, e a história da freira é significativamente conectada ao fim da Marquesa de Villeroi, nós omitiremos a conversa que se passou na sala de estar do convento e misturaremos ao nosso relato a breve história de...

LAURENTINI DI UDOLPHO,

...a filha única de seus pais e herdeira da antiga casa de Udolpho, no território de Veneza. Foi o primeiro infortúnio de sua vida, e o que levou à sua miséria subsequente, que os amigos que deveriam ter restringido suas paixões fortes, e a instruído moderadamente na arte de governá-las, as tivessem nutrido desde cedo através da indulgência. Mas, eles estimularam, nela, as suas próprias falhas, pois a conduta deles não foi o resultado da bondade racional e, quando permitiam ou se opunham às paixões de sua filha, eles gratificavam as suas próprias. Assim, mimavam-na com fraqueza e a repreendiam com violência. A disposição dela ficou irritada com a veemência deles, ao invés de ser corrigida pela sua sabedoria, e seus desentendimentos se tornaram disputas por vitória, nas quais o carinho devido dos pais e os deveres afetuosos da filha eram igualmente esquecidos. Mas, quando a ternura voltava, e logo desarmava o ressentimento dos pais, Laurentini era deixada a acreditar que ela havia vencido, e suas paixões se tornavam mais fortes com cada esforço que era empregado para subjugá-las.

A morte de seu pai e de sua mãe no mesmo ano a deixou à sua própria discrição, sob as circunstâncias perigosas que acompanham a juventude e a beleza. Ela gostava de companhia, deleitava-se com a admiração, mas era desdenhosa da opinião do mundo quando ele contradizia as suas inclinações. Tinha uma inteligência alegre e brilhante e era mestra em todas as artes da fascinação. Sua conduta era muito como se podia esperar da fraqueza de seus princípios e da força de suas paixões.

Dentre seus muitos admiradores estava o falecido Marquês de Villeroi, que, durante seu tour pela Itália, viu Laurentini em Veneza, onde ela morava normalmente, e se tornou seu adorador apaixonado. Igualmente cativada pela figura e pelos talentos do Marquês, que naquela época era um dos nobres mais distintos da corte francesa, ela teve o artifício de esconder dele os traços perigosos de seu caráter, e as deformidades de sua recente conduta tão efetivamente, que ele pediu a sua mão em casamento.

Antes do casamento ser concluído ela foi para o castelo de Udolpho, para onde o Marquês a seguiu e onde a sua conduta, relaxando do decoro que ela havia assumido recentemente, revelou o precipício onde ele estava. Uma investigação mais minuciosa, do que ele tinha achado necessário antes, convenceu-o de que ele fora enganado quanto ao seu caráter, e ela, que ele pretendia que fosse sua esposa, se tornou sua amante depois.

Os Mistérios de Udolfo (1794)Onde histórias criam vida. Descubra agora