Capítulo 2

22 7 2
                                    

Cedo, na manhã seguinte, os viajantes partiram para Turim. A luxuosa planície, que se estende desde o pé dos Alpes até aquela magnífica cidade, não era na época como ela está agora, sombreada por uma avenida arborizada de nove milhas de comprimento; mas, com plantações de oliveiras, amoreiras, engrinaldadas com vinheiros misturados ao cenário pastoril, juntamente com o rápido rio Pó, o qual, após sua descida das montanhas, passeava até encontrar o humilde rio Dora em Turim. Conforme eles avançavam em direção a esta cidade, os Alpes, vistos um tanto distantes, começaram a aparecer em sua sublimidade impressionante; cadeia sobre cadeia, em longas sucessões, os seus picos mais altos escurecidos pelas nuvens pairando, às vezes cobertos, e outras vezes se erguendo muito acima delas; enquanto suas encostas mais baixas, quebradas em formatos fantásticos, estavam retocadas com tons azuis e violetas, que, quando se transformavam em luz e sombra, pareciam revelar novas cenas aos olhos. Ao leste se estendiam as planícies da Lombardia, com as torres de Turim se erguendo na distância; e mais além, os Apeninos contornavam o horizonte.

O esplendor geral daquela cidade, com suas vistas de igrejas e palácios se ramificando na praça principal, cada uma se abrindo para uma paisagem dos Alpes ou dos Apeninos distantes, não era simplesmente algo que Emily nunca havia visto na França, mas algo que ela nunca havia imaginado.

Montoni, que ficava em Turim frequentemente e pouco se importava com vistas de qualquer tipo, não concedeu o desejo de sua esposa de que eles pudessem explorar alguns dos palácios; mas, permanecendo apenas para que os refrescos necessários pudessem ser obtidos, partiram para Veneza com toda a rapidez possível. O comportamento de Montoni durante essa viagem era grave, e até mesmo arrogante; e para com sua Madame, em especial, ele era ainda mais reservado; mas não era tanto a reserva do respeito quanto a do orgulho e do descontentamento. De Emily ele mal estava ciente. Com Cavigni as suas conversas eram normalmente sobre assuntos políticos ou militares, como o estado atormentado de seu país, que nesse momento era particularmente interessante, e Emily percebeu que, com a menção de qualquer exploração ousada, os olhos de Montoni perdiam a sua escuridão e pareciam brilhar com fogo instantaneamente; porém, eles ainda retinham um tanto da artimanha à espreita e, às vezes, ela pensava que o fogo neles partilhava mais do brilho da malícia do que da luminosidade da virtude, embora a última tivesse estado em mais harmonia com o ar de cavalheirismo arrogante de sua figura, no que Cavigni, com todo o seu comportamento alegre e galante, era seu inferior.

Ao entrar na região de Milão, os cavalheiros trocaram seus chapéus franceses pelo italiano de tecido vermelho bordado; e Emily ficou um tanto surpresa ao ver que Montoni acrescentou ao seu a pluma militar, enquanto Cavigni manteve somente a pena – que era normalmente usada com aqueles chapéus – mas, enfim, ela concluiu que Montoni assumiu a insígnia de soldado por conveniência, como um meio de atravessar um país controlado por grupos militares com mais segurança.

Sobre as belas planícies do país as devastações da guerra eram frequentemente visíveis. Onde as terras não haviam sido abandonadas sem cultivos, elas estavam frequentemente marcadas com os passos do destruidor; os vinhedos foram arrancados dos galhos que os serviam de apoio, as azeitonas pisoteadas no chão, e até mesmo os arvoredos de amoreiras haviam sido derrubados para acender fogueiras que destruíram as aldeias e vilarejos de seus proprietários. Com um suspiro, Emily virou seus olhos para longe desses dolorosos vestígios de contenção, para os Alpes dos Grisões, que ficavam sobre eles ao norte, cuja solidão extrema parecia oferecer ao homem perseguido um asilo seguro.

Os viajantes frequentemente distinguiam tropas de soldados distantes se movendo; e experimentaram nas pequenas hospedarias da estrada a escassez de provisões e outras inconveniências, que eram parte das consequências da guerra interna; mas nunca tinham motivo para ficarem preocupados com sua segurança imediata, e chegaram a Milão com poucas interrupções de qualquer tipo, lá não ficaram tempo suficiente para explorar o esplendor da cidade, ou até mesmo para ver a sua imensa catedral, a qual estava sendo construída.

Os Mistérios de Udolfo (1794)Onde histórias criam vida. Descubra agora