Capítulo dezoito

408 40 163
                                    

— Paciente chegando!

— Deixa comigo. — Heungmin correu até a porta, ajudando o paramédico a mover o paciente. — O que aconteceu?

— Joe Harris, 12 anos, ele ingeriu produtos de limpeza e engoliu algumas coisas — respondeu o paramédico, virando a maca para facilitar a entrada na sala indicada. — Saturação 87, batimentos cardíacos 80 e PA 11 × 09.

Son respirou fundo, analisando as informações rápidas fornecidas pelo paramédico em sua cabeça.

— Vamos mover para a cama no três, um, dois, três — coordenou Heungmin, junto com a equipe. Com muita destreza, eles transferiram cuidadosamente o paciente para a cama próxima. — O que ele engoliu?

— Não sei, a mãe não viu, mas ele disse para ela que engoliu alguma coisa. — Uma mulher tentou entrar na sala mais foi impedida por alguém equipe. — Ela é a mãe.

— Deixem ela entrar. — Heungmin disse avaliando o som dos pulmões do menino com o estetoscópio. — Meu nome é Heungmin, sou o médico do seu filho. Preciso saber o que ele engoliu.

— Eu não sei, mas acho que foram algumas bolinhas de gude e pregos. Eles estavam jogados no chão ao lado dele quando cheguei — Relatou a mãe, visivelmente angustiada.

— Joe, o que você engoliu? Consegue me dizer? — Perguntou Heungmin, com um tom de urgência em sua voz. O garoto, claramente abalado, olhava assustado para todos na sala, incapaz de articular uma resposta. — Preciso de um raio-x da barriga agora, depende da situação vamos fazer uma lavagem ou iremos direto para a cirurgia.

— Não temos salas de cirurgia disponíveis — disse Joe, enquanto colocava cuidadosamente um cateter nasal no menino. — Por causa do acidente de ônibus, todas estão sendo usadas.

— Alguém descubra quanto tempo vai demorar até que uma sala esteja livre — Pediu o coreano, sua mente trabalhando em busca de alternativas.

— Raio-x chegou — Comunicou um dos membros da equipe.

Todos na sala se apressaram para colocar as mantas de chumbo para proteção enquanto o garoto era posicionado corretamente para a realização do exame. Em menos de um minuto, a imagem do raio-x apareceu em uma das telas da sala.

— Três bolas de gude e dois pregos — Relatou Joe, ao examinar cuidadosamente a imagem na tela.

— Uma sala de cirurgia vai estar livre em quinze minutos. — Informou a enfermeira, trazendo um lampejo de esperança para a equipe.

Heungmin respirou aliviado ao receber a notícia, já planejando os próximos passos.

— Vamos fazer a lavagem estomacal e depois iremos para a cirurgia — Decidiu, apontando em direção a Joe. — Você ficará responsável pela lavagem.

Com toda a equipe em ação, os materiais foram preparados enquanto Son aplicava cuidadosamente um spray de lidocaína na garganta do menino, buscando minimizar o desconforto que seria causado pela introdução do cateter. Joe, seguindo as instruções, inseriu o tubo gástrico após lubrificá-lo com xilocaína em gel. Com precisão e cautela, ele se certificou de que o cateter estava corretamente posicionado no estômago, evitando qualquer possível risco nos pulmões. Em seguida, uma seringa de 100 ml foi conectada ao cateter, e o soro começou a ser infundido lentamente. Depois de um momento, o líquido foi retirado da mesma forma com a seringa, realizando esse processo por três vezes, até que o conteúdo do estômago se mostrasse completamente transparente.

— Terminamos — Anunciou Joe, com um misto de exaustão e alívio ao retirar delicadamente o cateter.

— Vamos movê-lo para a sala de cirurgia — Son disse, já se posicionando para ajudar a levantar as grades da cama.

Na Batida do Seu Coração | 2SonOnde histórias criam vida. Descubra agora