35

13 1 0
                                    

Semana seguinte

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Semana seguinte..

Faltavam duas semanas para o Natal. Flay e Leôncio  saíram de viagem de lua de mel  para Cancún/México.  Enquanto que no Brasil, mais especificamente  São Paulo,  está  chovendo  muito, na casa de Meire e Lucinda,elas estão na sala com Isa e Diego,  como não podiam sair, elas decidem  ler o livro que escreveram a Isa e a Diego. O livro de chama  “Harmonia  além  das limitações”.

—   Meus filhos, Lu e eu escrevemos um livro de 5 capítulos. Vocês querem ouvir agora? — Pergunta  Meire com Isa no colo.

— Eu quero mãe! Gosto de ouvir histórias!  —  Responde Diego.

—  Oba!  Eu quero mamãe,  estou  ansiosa para saber como ficou sua história.

Meire começa a ler:

—   “Harmonia além das limitações”
— “Capítulo 1: O Encontro:   Isabella estava ansiosa pelo grande dia. Ela e seu irmão, Diego, haviam recebido a proposta de tocar juntos em um auditório. Era uma oportunidade única para eles mostrarem seu talento musical. Isabella, com seus 20 anos, tinha autismo leve e baixa visão, mas isso não a impedia de expressar sua paixão pela música. Diego, seu irmão mais velho, é cego  e também um talentoso violonista.   Isabella e Diego em sua casa, ensaiando para o grande evento. Isabella estava emocionada, mas também um pouco nervosa. Ela queria que tudo saísse perfeito e estava determinada a superar quaisquer desafios que sua condição pudesse apresentar.  Enquanto tocavam juntos, Mei, a mãe de Isabella e Diego, os observava com orgulho. Ela sempre foi uma grande incentivadora do talento musical de seus filhos e estava radiante com a oportunidade que haviam recebido.”

Meire entrega o livro  pequeno de capa dura a Lucinda e ela continua a leitura:

—  “Capítulo 2: Os Preparativos:   Isabella e Diego começam os preparativos para o grande dia. Eles escolhem as músicas que vão tocar e ensaiam exaustivamente. Isabella, com sua habilidade no teclado, e Diego, com sua destreza no violão, formavam uma dupla imbatível. Durante os ensaios, eles enfrentam alguns desafios devido às limitações visuais de Isabella e de Diego. No entanto, com paciência e determinação, eles encontram maneiras de superar esses obstáculos. Mei está sempre presente, oferecendo seu apoio e incentivando-os a nunca desistir.”

Meire pega novamente o livro e continua:

—  “Capítulo 3: O Dia do Show:  Chega o tão esperado dia do show. Isabella e Diego estão nervosos, mas também animados. Eles se preparam para se apresentar no auditório, onde uma plateia ansiosa aguarda para ouvir sua música.  Enquanto se preparam nos bastidores, Mei dá os últimos retoques em seus figurinos e encoraja os irmãos a darem o melhor de si. Isabella sente-se confiante, sabendo que tem o apoio de sua família e que seu talento será reconhecido.”


Lucinda pega para ler o próximo capítulo:

—  “Capítulo 4: A Performance:  Finalmente chega o momento da performance. Isabella e Diego sobem ao palco e começam a tocar. A plateia fica encantada com a harmonia e a emoção que eles transmitem através da música.  Isabella, mesmo com sua baixa visão, toca o teclado com maestria, enquanto Diego mesmo cego, acompanha no violão. Eles se complementam perfeitamente, criando uma atmosfera mágica no auditório. “

Meire pega para ler o próximo capítulo:

—  “Capítulo 5: O Reconhecimento:  Após a performance emocionante, Isabella e Diego são aplaudidos de pé pela plateia. As pessoas se levantam e os parabenizam pelo talento e pela coragem de se apresentarem mesmo com suas limitações.  Mei, cheia de orgulho, abraça seus filhos e comemora o sucesso da apresentação. Isabella e Diego se sentem realizados, sabendo que conseguiram superar os obstáculos e mostrar ao mundo o poder da música.  Após o show, Isabella e Diego tiveram uma jornada emocionante e cheia de oportunidades. Receberam convites para tocar em outros eventos e auditórios, onde puderam compartilhar sua música e inspirar outras pessoas.”

Lucinda lê o capítulo final:

—   “Além disso, sua história foi divulgada em diversos meios de comunicação, o que trouxe ainda mais visibilidade para o talento e a superação deles. Isabella e Diego se tornaram exemplos de determinação e perseverança, mostrando que as limitações não definem quem somos ou o que podemos conquistar.  Eles também tiveram a oportunidade de conhecer outros músicos e artistas, que se encantaram com sua história e talento. Esses encontros proporcionaram colaborações musicais e amizades duradouras.  Isabella e Diego continuaram a se dedicar à música, explorando novos estilos e aprimorando suas habilidades. Eles participaram de workshops e aulas para aprimorar sua técnica e expandir seus horizontes musicais.  Além disso, eles se tornaram defensores da inclusão e da acessibilidade na música. Realizaram apresentações em escolas e instituições voltadas para pessoas com deficiência, compartilhando sua história e incentivando outros a seguirem seus sonhos.”

Meire segue lendo:

—   “A jornada de Isabella e Diego após o show foi marcada por conquistas, crescimento pessoal e alegria. Eles provaram que, com determinação e apoio, é possível superar qualquer obstáculo e alcançar grandes realizações.”

—   Escrevemos em 3 dias  depois que vocês dormiram.  — Diz Lucinda

—   Foi um prazer escrever com você,meu amor!  — Diz Meire.

Meire e Lucinda se beijam.

—  Que coisa mais linda, mamãe! — Diz Isa abraçada em sua mãe, emocionada.

—  Que lindo, mãe! Uma pena que isso nunca vai acontecer na vida real. Cego como sou, vendo uma escuridão diante dos meus olhos, não  conseguiria tocar assim e fazer sucesso.

—   Não diga uma coisa dessas, filho! Você tem potencial assim como sua irmã. Se Lu e eu escrevemos    esse livro é porque acreditamos no potencial vocês.  E não admito vocês falarem que não tão bons ou algo parecidos, vocês precisam acreditar em vocês.

—  É verdade mamãe,  preciso acreditar mais em mim.

—   Sim filha você e  seu irmão. Vocês dois tem um talento imenso,  você no teclado e seu irmão no violão e isso me deixa muito orgulhosa.

—  Na escola já riram de mim,mãe.  Tanto a Vânia como a Jussara  que me iludiu também.

—  Filho, não deve dar  importância  para aquelas malucas, elas são doentes e não sabem nada.

—  É verdade mamãe aquelas duas.... Deus me livre!  Eu ficaria tremendo tocando em público.

—   Eu não sei se conseguiria,mãe! Acho que erraria as notas de tão nervoso que ficaria.

—  Não erraria não, filho! O nervosismo faz parte e eu estaria lá apoiando vocês.  — Diz Meire segurando  da mão  de Isa e Diego.

—  Obrigado mãe, talvez com você  com a gente, eu não fique tão nervoso.

—  Verdade, você acalma a gente mamãe.


No dia seguinte...

Meire, Lucinda, Isabella  e Diego se dirigem para a aula de teatro.

Ao chegarem à aula, eles foram recebidos pela professora Laura, que estava animada para começar as atividades. Além de Meire, Lucinda, Isabella e  Diego, outros alunos também estavam presentes, como Gaby, Vivi, Malu, Lívia, Pedro, Lucas, João, Igor, Márcia e Janjão, que era conhecido por ser um pouco travesso.

Laura propõe atividades que incluem jogos teatrais, expressão corporal, improvisação teatral e expressão vocal.

— Tia Laura, como é a expressão corporal e a expressão vocal? — Pergunta Isa.

— Ah, Isa, ótima pergunta! A expressão corporal envolve o uso do corpo para transmitir emoções, sentimentos e mensagens. É como você se movimenta, utiliza gestos, posturas e expressões faciais para comunicar algo sem precisar usar palavras. Por exemplo, se você está feliz, pode pular de alegria ou sorrir. Se está triste, pode deixar os ombros caídos e fazer uma expressão triste no rosto. Através da expressão corporal, podemos contar histórias e transmitir emoções de forma visual. Quanto à expressão vocal, é o uso da voz para expressar emoções e comunicar mensagens. É como você fala, a entonação, o ritmo, a intensidade e a articulação das palavras. Por exemplo, se você está com raiva, pode falar de forma mais intensa e com um tom mais agressivo. Se está feliz, pode falar com entusiasmo e entonação alegre. Através da expressão vocal, podemos dar vida aos personagens e criar atmosferas diferentes nas cenas.

— Uau, tia Laura, parece muito interessante! Mal posso esperar para aprender mais sobre expressão corporal e vocal. E como podemos praticar essas habilidades?

— Ótima pergunta novamente, Isa! Para praticar a expressão corporal, podemos fazer exercícios de consciência corporal, onde exploramos diferentes movimentos e posturas. Também podemos fazer jogos teatrais que envolvam expressão corporal, como imitar animais ou representar objetos inanimados. Já para praticar a expressão vocal, podemos fazer exercícios de respiração e aquecimento vocal para fortalecer os músculos da voz. Também podemos fazer exercícios de entonação e articulação das palavras. E, é claro, praticar através da interpretação de personagens em cenas teatrais.

— Que legal, tia Laura! Parece que vamos nos divertir muito explorando essas habilidades. Mal posso esperar para começar as atividades! Eu amo suas aulas!


— Fico feliz que esteja animada, Isa! Tenho certeza de que você e  os demais alunos  vão se sair muito bem nas aulas de expressão corporal e vocal. Vamos nos divertir e aprender juntos!

— Laura, como podemos melhorar nossa improvisação teatral? —Pergunta Lucinda.

— Ah, Lucinda, a improvisação teatral é uma parte muito divertida do teatro! Para melhorar, é importante praticar a escuta ativa e estar aberto às ideias dos outros. Podemos fazer exercícios de improvisação em grupo, onde cada um contribui com uma parte da história, criando um enredo coletivamente. Também podemos praticar jogos de improvisação, como o "sim, e...", onde cada pessoa adiciona algo à história, aceitando e expandindo as ideias dos outros.

— Tia Laura, e como podemos desenvolver nossa expressão vocal? —Pergunta Isa novamente.


— Para desenvolver a expressão vocal, podemos fazer exercícios de aquecimento vocal, como vocalizações e escalas. Podemos também praticar a leitura em voz alta, enfatizando as emoções e os diferentes tons de voz. E, é claro, a prática constante de interpretar personagens em cenas teatrais ajudará a aprimorar a expressão vocal.

— Professora, eu sou cego, como posso trabalhar minha expressão corporal?

— Diego, mesmo sem a visão, você pode explorar a expressão corporal de outras maneiras. Podemos fazer exercícios de consciência corporal, onde você pode se concentrar nas sensações do corpo e nas emoções que deseja transmitir. Também podemos utilizar recursos táteis, como objetos ou texturas, para ajudar na expressão corporal. E, é claro, você pode contar com a ajuda dos seus amigos para se orientar durante as atividades.

— Professora, como podemos nos preparar para a apresentação teatral? — Pergunta Gaby.

— Para a preparação da apresentação teatral, vamos praticar as cenas, ensaiar os diálogos e aprimorar as habilidades de expressão corporal e vocal. Também vamos trabalhar na construção dos personagens, explorando suas motivações e características únicas. E, acima de tudo, vamos nos divertir e aproveitar cada momento desse processo criativo. Tenho certeza de que todos vocês vão brilhar no palco!


Após as explicações, Laura começou a aula propondo uma série de atividades de jogos teatrais, expressão corporal,  improvisação teatral e expressão vocal. Todos os alunos estavam empolgados para participar e aprender novas técnicas de atuação.

Durante os jogos teatrais, eles tiveram que se comunicar apenas através da expressão corporal, o que foi um desafio divertido. Em seguida, Laura os incentivou a improvisar cenas, onde cada um teve a oportunidade de criar personagens e interagir uns com os outros.

Diego, mesmo sendo cego, mostrou um talento incrível para se expressar através da voz e das emoções. Ele conseguiu transmitir suas emoções de forma tão intensa que todos ficaram impressionados.

Na aula, enquanto os alunos estavam envolvidos nas atividades propostas por  Laura, Janjão teve uma ideia inusitada. Ele decidiu fingir ser um astronauta e começou a explorar o espaço imaginário ao redor do espaço.

—  Houston, aqui é o astronauta Janjão. Estou pronto para a missão espacial! — Diz  Janjão empolgado.

Os outros alunos ficaram surpresos com a atitude de Janjão, mas também curiosos para ver o que ele iria fazer.

Laura olha, sorri e comenta:

— Parece  que temos um astronauta por aqui! O que você está explorando no espaço?

— Estou flutuando pelo espaço sideral, professora! Estou vendo estrelas, planetas e até mesmo alienígenas amigáveis! — Diz empolgado.

Os outros alunos começaram a se envolver na brincadeira, imaginando-se como astronautas e explorando o espaço junto com Janjão.

Laura se junta a brincadeira.

— Que incrível, Janjão! Vamos todos nos juntar a ele nessa aventura espacial. Vamos imaginar que estamos flutuando pelo espaço, descobrindo novos planetas e fazendo contato com seres extraterrestres.

Durante o restante da aula, todos os alunos se divertiram explorando o espaço imaginário, interpretando diferentes personagens e criando histórias emocionantes. A brincadeira  de Janjão se transformou em uma experiência criativa e enriquecedora para todos.

Ao final da aula, Laura elogiou a imaginação e o espírito aventureiro de Janjão, incentivando-o a continuar explorando sua criatividade de forma positiva nas atividades teatrais.

Continua..

Laços do coração Onde histórias criam vida. Descubra agora