Sim, eu sei...
Normalmente é "Notas do Autor", mas eu não gostava muito disso (tanto que não fiz até este ponto da minha vida, né).
Entretanto, as pessoas crescem, as coisas mudam, e pensamos na utilidade pública de uma coletânea de notas.
Assim, por favor, acompanhe-me enquanto elenco algumas notas minhas para cada pessoa que está prestes a embarcar nesta experiência...
ZERO: Seja bem-vindo, leitor, é uma honra tê-lo aqui! Sou o Delmont, autor da presente história.
Uma curiosidade rápida é que esta história já existiu, mas sob um nome e enredo COMPLETAMENTE diferentes dos que estão nos próximos capítulos. Sim, não tem problemas mentais se os nomes Edward, Kate ou Sarah, ou mesmo "Game of Life's Law", "L de Lealdade", soarem minimamente familiares (aconselho a fazer o teste mesmo assim, eu não sou psiquiatra nenhum). Parabéns, é uma minoria.
Ainda assim, peço encarecidamente, sendo leitor novo ou mais antigo... dê uma chance à nova história. Garanto que é melhor que a versão anterior.
PRIMEIRA: Eu escrevi essa história sem pensar muito em normas vigentes para géneros literários específicos; sem que percebesse, torci aspetos aqui e ali de um e de outro para obter o produto que se vos apresenta. Se tivesse que dar um género, diria que é um dramance tragicómico. "Ah, isso não existe". Acabou de ler, leitor, como é que não existe? "Não é por dizer que existe". Então leu o quê, leitor? Leu algo que não existe? Como é que fez isso? Acho que temos a nossa resposta.
Talvez esteja a brincar.
Dramance, se não existir, é um termo que pretendo cunhar para representar o que seria se o género de drama e o de romance tivessem um filho. Nesta obra, concretamente, significa que pode haver amor e paixão sem que seja um romance; da mesma forma que pode haver foco nas relações humanas e nas suas complicações sem que seja um drama. Tragicómico porque a narrativa equilibra-se entre humor irónico e momentos tensos e emocionais.
SEGUNDA: Esta história é fictícia, tal como alguns dos lugares frequentados pelos personagens, apesar de ser baseada no mundo real. A história passa-se essencialmente no Brasil, no ano de 2019 (é que quando escrevi, 2019 ainda era no futuro).
SEGUNDA E MEIA: Sabia, leitor, que não sou brasileiro? Eu sei, um plot twist já nas notas, mas é verdade. Perdoem as expressões que não forem exatamente como se fala no Brasil, o objetivo de "sediar" a história no Brasil era precisamente o desafio, uma forma de me estimular a dar o meu melhor numa área em que não estaria completamente confortável. Estudei bastante antes de sequer escrever a história, e o resultado é o que está à vossa frente. Sinta-se à vontade para apontar alguns erros, tentarei ao máximo corrigi-los para aperfeiçoar.
TERCEIRA: Há uma playlist no Spotify que foi curada com o intuito de combinar as variações emocionais da história com as músicas, como se fosse uma trilha sonora (não exatamente, tentei guiar-me pelo tempo médio de leitura). A história influenciou a coletânea, e não o contrário; o mundo não está pronto para saber com que tipo de música escrevi muitos destes parágrafos. Devo deixar no primeiro comentário da história mesmo.
QUARTA: Espero sinceramente que goste da história (né, como se fosse fazer uma história pra ser detonado). Espero que goste dos personagens como gostei, ria, entristeça, se emocione e reflita, como eu próprio fiz. Vote e comente, é BASTANTE IMPORTANTE pra mim. Afinal, é assim que eu consigo saber se a história realmente tem qualidade e já sei o que melhorar para a próxima vez.
QUINTA: Chegou ao motivo verdadeiro de eu nunca ter feito uma secção como esta.
Para mim, a leitura só seria completa se eu fosse absorvendo o que quer que viesse da história, então pra mim era injusto estragar a sua experiência anunciando aquilo por que esperar. Ainda assim, tenho que lembrar a mim mesmo que eu não sou o leitor médio.
Então vamos fazer isso da melhor forma possível. "Olho de Âmbar" é uma obra recheada de conteúdo sensível a certos públicos. Se não se sente confortável com nada do que vou citar a seguir, encerre a leitura por aqui, por favor. Salte para o próximo capítulo se for como eu e prefere ser surpreendido. SE SEGUIR, É POR SUA CONTA E RISCO:
GATILHOS:
1. Abuso sexual
2. Divórcio
3. Linguagem imprópria
4. Violência, implícita e explícita
VOCÊ ESTÁ LENDO
Olho de Âmbar
RomantizmQual o efeito de uma promessa quebrada numa pessoa? Para Gabriel, uma promessa quebrada significou a perda de uma estrela. Significou a modificação dos seus laços com todos que o rodeavam, tanto através do afastamento como da aproximação. Para Luan...