Nação

2.9K 148 12
                                    

A política é o processo pelo qual grupos de pessoas tomam decisões sobre como organizar e governar uma sociedade. Envolve a criação, a implementação e a administração de leis e políticas que afetam a vida das pessoas. Os líderes são jogadores de xadrez, em um tabuleiro com peças que, a qualquer momento, podem nos queimar.

A política dos Estados Unidos é frequentemente marcada por eventos caóticos e dramáticos, e isso não é por acaso. A complexidade do sistema político americano, a diversidade de interesses envolvidos e as particularidades culturais e históricas contribuem para a turbulência que muitas vezes caracteriza o cenário político do país. Quem se aventura, acaba saindo com marcas profundas.

- Tem certeza disso? - Saulo, o homem de terno azul-marinho, com seus 20 e poucos anos, me perguntou com um tom duvidoso na voz.

- Sim. Já está feito, na verdade, Saulo - respondi, enquanto organizava alguns papéis sobre a mesa.

Eu, Lauren Jauregui, uma figura política respeitada nos Estados Unidos e internacionalmente, ex-governadora da Flórida, construí um currículo de feitos pelos mais pobres, aumentei em mais de 80% a segurança do estado e ganhei prêmios por programas sociais. No auge dos meus 38 anos, com um porte jovem e atlético, mãe de uma linda menina de 6 anos e divorciada de um empresário que prefiro não comentar, estava pronta para o próximo desafio.

- Bom, já que está tão convicta, vamos iniciar os trabalhos - disse Saulo, com um sorriso no rosto. Demos um aperto de mão firme, selando meu comprometimento com a nação. Eu estava obstinada a conquistar a presidência, cansada de ver os erros cometidos por governos passados, a injustiça que se alastrava pelo país e as crises diplomáticas. Eu tinha fome de Casa Branca.

Alguns meses depois, em nossa grande mansão em Los Angeles, a família Jauregui terminava mais um dia. Morávamos apenas eu, minha mãe e minha filha. Tínhamos empregados, mas boa parte deles morava fora.

Já com minhas bagagens no carro e vestindo meu terno de costume, levei a pequena Liz para o quarto.

- Mamãe, não quero que você vá... - minha filha disse, seus olhos verdes marejados enquanto eu a colocava na cama.

- Querida, eu também não quero. Mas é muito importante para a mamãe, quero que você tenha um futuro lindo, e para isso, eu preciso ir - pausei minha fala, segurando o choro enquanto aconchegava minha garota nos grandes lençóis. - Eu prometo que isso acaba em poucos meses. Mamãe te ama... - dei um longo beijo na testa dela e saí do quarto.

No corredor da mansão, desabei em um choro solitário. Era difícil deixar minha filha, com apenas 6 anos, aos cuidados da minha mãe. Eu sabia que ela estaria em boas mãos e que nada de ruim poderia lhe acontecer, mas não era fácil.

A carreira política exigia muito. A todo momento, algum evento, reunião ou ocasião demandava minha presença. Nos últimos anos, eu acompanhava a pequena por ligações e chamadas de vídeo. As apresentações da escola eram gravadas pela minha mãe, e os natais eram passados com poucos presentes. Eu queria que essa fosse minha última função política.

- Querida... - Clara surgiu no corredor, com seu pijama de calças e um sorriso acolhedor, e me acalentou. - Você é uma mãe incrível, e ela vai entender - disse, enquanto me abraçava. Era o abraço que eu precisava. Clara limpou as lágrimas do meu rosto e me transmitiu a paz que o momento pedia.

Clara, uma grande mulher, abdicou de sua carreira na educação para cuidar de mim e acompanhar meu pai. Viúva de um político, entendia de onde vinha minha gana e estava disposta a me apoiar e cuidar da neta.

Às 4:00 da manhã, meu jato particular pousou suavemente na pista do aeroporto de Miami sob o céu noturno, iluminado apenas pelas luzes cintilantes da cidade ao fundo. A noite estava quente, com um leve vento trazendo o ar úmido do mar.

Aos olhos da naçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora