O fim do inverno no Rio de Janeiro traz um clima de transição que quase passa despercebido. As manhãs ainda carregam um leve frescor, enquanto o sol começa a aparecer com mais intensidade, prometendo dias mais quentes. A cidade, que nunca realmente esfria, parece respirar aliviada à medida que o vento gelado vai cedendo espaço ao calor suave da primavera. O céu se ilumina mais cedo, tingido de laranja e dourado, enquanto o cheiro de maresia e as folhas secas caídas nas calçadas dão os últimos sinais da estação que está partindo. Aos poucos, o Rio volta a se preparar para os dias vibrantes que estão por vir, mas por enquanto, tudo parece estar em pausa — um momento de respiro entre o fim de um ciclo e o começo de outro.
E na vida de Sofia não estava diferente.
Vanessa embora ainda fosse
importante na vida de Sofia, estava cada vez mais ausente, tanto física quanto emocionalmente. As mensagens se tornavam esparsas, e suas desculpas para não se encontrarem eram cada vez mais frequentes. A frieza de Vanessa era palpável, e Sofia sentia a distância crescer como um muro invisível entre elas. As conversas, antes íntimas e cheias de cumplicidade, agora eram secas e indiferentes, como se Vanessa estivesse ocupada demais com seus próprios interesses para se importar.Vanessa, embora sempre presente virtualmente,toda hora chegando uma atualização de suas redes sociais que não parava de crescer, principalmente após a balada com Daniel,parecia cada vez mais distante de querer continuar sua amiga. Seu comportamento tóxico se intensificava à medida que os dias passavam, mantendo-se fria e indiferente às tentativas de aproximação de Sofia. As conversas, antes repletas de risos e cumplicidade, agora eram curtas e vazias, como se Vanessa estivesse envolta em uma barreira invisível, afastando-se cada vez mais. Sua atenção parecia estar voltada para outros interesses, como a vida nas redes sociais, e as pequenas farpas lançadas aqui e ali apenas aumentavam o desconforto de Sofia, que tentava convencer a si mesmo que sentia falta da amiga e precisava resolver as coisas.
Em contrapartida, Marcos surgia como um raio de sol em meio ao fim do inverno. Ele estava cada vez mais presente, oferecendo o ombro amigo, a palavra certa, e uma ajuda silenciosa, que tornava o cotidiano de Sofia menos pesado. Nos momentos em que ela se sentia perdida ou sobrecarregada, era Marcos quem aparecia com um café, um sorriso, ou uma conversa leve. Ele fazia questão de ser parte ativa da vida dela, sempre atento, sempre disponível, e aos poucos, Sofia se via dependente dessa presença constante, que tornava tudo mais fácil.
Marcos aparecia a cada dia mais próximo, preenchendo o vazio que Vanessa deixava. Sua presença constante trazia leveza à vida de Sofia. Ele estava sempre ali, disposto a ajudar, a ouvir, e a fazer o dia dela um pouco menos difícil. Marcos parecia saber exatamente o que ela precisava, seja uma palavra de conforto ou um gesto simples, tornando a rotina de Sofia mais suportável e aquecendo seu coração com a gentileza e cuidado que ele oferecia sem pedir nada em troca, além de sua amizade,apesar do seu sentimento por Sofia estar longe da amizade.
O novo café perto da faculdade tinha se tornado um ponto de encontro popular. Com seu ambiente aconchegante, paredes de tijolo expostas e uma decoração vintage que misturava sofisticação e conforto, o local parecia perfeito para um estudo mais leve e descontraído. Sofia e Marcos entraram no café em uma manhã ensolarada de sábado, carregando uma mistura de expectativa e nervosismo. O aroma de café fresco pairava no ar, misturado com o cheiro de bolos e pães recém-assados.
Sofia usava uma blusa azul clara com detalhes em renda e uma saia midi preta que balançava suavemente a cada passo. Seus cabelos estavam presos em um coque solto, e ela usava um leve toque de maquiagem que realçava seus olhos, mas ainda deixava transparecer à exaustão que ela tentava esconder. Ela tentou se arrumar de uma maneira que a fizesse sentir-se um pouco mais leve, mesmo que as saudades de Daniel e o peso do luto ainda estivessem presentes em sua mente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Quatro estações
RomanceSofia e Daniel viveram um amor de verão, ardente e promissor, mas quando o outono chegou, a distância esfriou o relacionamento e as folhas da confiança começaram a cair. Mas será que o amor pode sobreviver às cicatrizes que o tempo deixou? "Quatro E...