O termo da moda é: Transferência de ônus (obrigações) pelos gestores. Pensando nisso, imaginei essa situação (não pense que é impossível de ocorrer):
"O RIO TIETÊ AGONIZA" (notícia estampada na primeira página de um matutino diário).
- Bem para mim ele está a décadas respirando por aparelhos. Vejamos o que diz o artigo.
"Após encontrarem nas espumas poluentes do Rio Tietê, próximo a cidade de Pirapora, dois satélites da antiga União Soviética, uma locomotiva a vapor, três milhões, quatrocentos e vinte e dois mil preservativos desembalados, vinte e cinco mi urnas eletrônicas, o personagem Wally (onde está? ou onde estava?), pedaços do muro de Berlim, três milhões, quatrocentos e vinte e dois mil livros destinados às escolas primárias, igual quantidade de notas fiscais frias e mais algumas centenas de itens do gênero, ficou decidido, em comum acordo, entre os Gestores Federais e os Gestores Estaduais, a elaboração da Lei de Saneamento (para os pseudos entendedores, leis de saneamento podem ser criadas e promulgadas pelos gestores citados) de número 1.0001.001 - parágrafo 21.12.001 - viés 315.314.313 com permuta oblíqua 6.13, regida sobre o signo de Escorpião com ascendente em Libras as 19:00 horas e perimetral de magnitude 18.
A referida lei, conhecida nos bastidores como Lei 1, determina que, com base no inciso 28 do código de bem estar do cidadão, datado de 02 de janeiro de 1872:
- Após conclusivos estudos, do mais alto cunho científico, profilático e sazonal, que concluíram ser essa a causa maior da situação do referido rio, fica determinado:
Para que seja possível "Ressuscitar o Rio Tietê". os cidadãos só poderão utilizar o vaso sanitário uma vez a cada quatro dias.
O descumprimento do acima exposto, acarretará em sanções, como perda da meia entrada em cinemas, bailes funk's e pancadões, obrigatoriedade de comer, uma vez por semana, o delicioso churrasquinho grego com suco de amarelo grátis (o fornecedor será definido em edital a ser publicado a posterior).
Incidirá também multa de 2.000 UFIR's + 12 Belguels Ouro, todos reajustados de acordo com a tabela price-megablaster do tesouro central (corrigida pelo índice PQP).
A fiscalização será intensa, inclusive com a presença de agentes fiscalizadores durante a utilização dos vasos sanitários, seja em sua residência, ou nos banheiros públicos.
Caso o cidadão seja flagrado em ato de reincidência, a pena imposta será mais dura: O infrator terá obrigação de se sustentar por um mês com o salário mínimo de um aposentado (não serão aceitos recursos judicias sobre a citada pena).
Visando minimizar o "efeito" que a lei possa vir a causar sobre o cidadão comum, foi criado um artefato para "controlar os efeitos". Trata-se do TTV, 'Tampão Tietê Vivo".
O TTV será comercializado por uma empresa já definida, e com preço condizente com a situação econômica, apenas algumas centenas de reais.
Você os encontrará nos tamanhos P - M - G - XG - XXG - XXGG - XXLGG - e especial.
Alertamos para que o povo não compre fora da rede autorizada, também já definida. A compra em locais não autorizados, poderá causar transtornos ao usuário por "anos e anos".Ao invés do TTV, você "poderá estar adquirindo" uma simples rolha de garrafa.
Com essas medidas, garantimos que num futuro bem próximo, o Rio Tietê estará navegável.
Aproveitamos e convocamos os empreendedores para que nos mandem ideias sobre como a população, após o renascimento do Rio Tietê, deverá descartar os TTV's.
Essa é a integra da lei."Vai um TTV aí????????????????????????????
Essa é uma história de ficção, sem intenção de atingir nenhum órgão, seja federal, estadual ou municipal. O objetivo é somente trazer um pouco de diversão ao leitor.