Um conto de Protesto e Rebeldia

15 0 2
                                    

Autor - Ricardo Oscar


Mais um cidadão José.

Saído do interior em busca do sonho de realização, trabalho, sustento e principalmente da casa própria, Zé procura a "civilização" da cidade grande.

Ao chegar vestindo apenas a roupa do corpo que se resumia a uma camiseta, um short e um par de chinelos muito bem usados, foi calorosamente bem acolhido.

Vários indivíduos de "reputação ilibada" o abordaram no interesse exclusivo de ajuda-lo, então começaram as promessas.

— Bom dia meu caro amigo, o que busca em nossa terra farta e prospera? Pergunta um individuo elegante com fala mansa e maliciosa.

Dia sinhô busca trabalho e uma maneira de ter minha casinha.

— Esta no lugar certo, posso lhe ajudar nessa empreitada, mas antes preciso que você me ajude a te ajudar tudo bem para você?

— Claro! Responde Zé sem pestanejar.

— Pois bem, me chamo "Senhor Assuntos estratégicos" e preciso que você traga as toras para começarmos a construção de seu imóvel, vamos começar?

Zé deslumbrado com a facilidade e a velocidade dos acontecimentos era só alegria e boa vontade.

Pois bem preciso que você vá buscar as toras para que possamos construir sua residência, então faça o seguinte vá lá em cima daquela colina e me traga cinquenta toras de madeira boa para que possamos começar a empreitada, não se preocupe, terá comida e será pago pelo seu árduo trabalho. Disse "Senhor Assuntos estratégicos" com um ar revolucionário.

Zé sem questionar começou imediatamente a coleta doas toras, o morro era íngreme escorregadio e extremamente cansativo principalmente com uma pesada tora nos ombros, mas ao longo de vários dias ele executou a tarefa que lhe foi dada e como paga recebeu uma jaqueta jeans novinha, com menos de dois anos de uso, a ferrugem nos botões era praticamente imperceptível, e os cotovelos ralados davam até um charme a mais na nova vestimenta.

Ufa... Consegui pudemos construir agora? Pergunta Zé ingenuamente.

— Você fez um ótimo trabalho meu jovem, mas ainda faltam alguns itens, vou lhe indicar para um amigo meu que poderá lhe ajudar na próxima etapa.

Em seguida "Senhor Assuntos estratégicos" chama outro homem, conversam descontraidamente por um bom tempo, riam alto com gargalhadas exageradas apontando para Zé e em seguida o outro se aproxima.

— Bom dia meu amigo eu sou o "Senhor previdência", estou ciente de seus propósitos e garanto a você que farei de tudo para ajuda-lo nesse sonho genuíno. Fala o homem cheio de pompas e gesticulando mais do que o necessário para passar confiança.

Mas antes preciso que você vá ao alto daquela colina e me traga pelo menos cinquenta troncos fortes para que se façam tábuas, não se preocupe, terá comida e será pago pelo seu árduo trabalho. Zé de boa vontade enfrentou a dura missão, novamente motivado exclusivamente por sua boa vontade, e ao fim de vários dias terminou o que lhe foi incumbido.

Recebeu como pagamento um par de luvas que seriam muito úteis para proteger suas mãos calejadas e mal tratadas. E antes de poder agradecer e perguntar se já poderia começar a sua construção, "Senhor previdência" lhe responde com firmeza, como se estivesse lendo seus pensamentos.

— Muito bem meu bom homem, agora falta muito pouco para o início de vosso projeto, vou lhe apresentar um senhor que ira lhe ajudar nessa etapa final, e depois do termino desse serviço venha aqui me procurar para pegar suas valiosas tábuas.

Luiz Amato e ConvidadosOnde histórias criam vida. Descubra agora