Safe Moore é o pseudônimo de Bruna, adotado para se lançar na vida de autora online. Tudo começou em 2012 após adquirir coragem - com direito a nervosismo e ansiedade para compartilhar suas ideias com o mundo. "Queria ter liberdade e conforto para me expressar sem estar vinculada ao 'eu' do dia a dia. Fiquei umas boas horas tentando bolar um pseudônimo 'seguro'. Por isso ficou Safe! Hhahah Não foi meu momento mais criativo, mas agora já me apeguei a ele", revela a escritora.
Aos 24 anos, cursa a terceira faculdade, Publicidade e Propaganda. Já passou por Direito e alguns semestres de Letras. Não porque ela seja indecisa, mas por desejar atuar em algo que não a deixe presa à rotina. Aliás, conciliar diferentes funções com a de escritor é comum nos tempos atuais.
No Wattpad, a primeira história publicada dela foi o romance adulto "Fuck Me". Conseguiu 2 milhões de leituras e recebeu a versão física como a Duologia Despida pela editora EllA. "Liberta-me" é o livro I, que estará disponível nas livrarias após a Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2017, e o segundo, "Devora-me", será lançado ainda neste ano.
Safe Moore é uma escritora que tem muitas histórias e carisma para compartilhar. Se você ainda não leu os livros dela, aproveite nosso bate-papo para conhecê-la melhor.
W: Você sempre quis ser escritora?
S: Desde pequena eu sempre quis ser muitas coisas: advogada, atriz, cantora, médica, jornalista, legista (sim, apesar de ser um sonho levemente sombrio para uma criança! Hhahah), detetive, aeromoça... Mas nunca tinha pensado em ser escritora, apesar de ler bastante. Acredito que a ideia me pareceu tentadora a partir do momento em que eu descobri que como escritora poderia ser todas as outras coisas. Poderia ser uma advogada que quer mudar o mundo, como no meu livro "Beijo da Morte"; a universitária que quer se libertar e se descobrir, como em "Fuck Me"; a garota que quer fazer uma investigação e bancar a detetive, como em "Prisão Domiciliar" e por aí vai.
W: Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?
S: Por mais estranho que seja pensar nisso, sei exatamente qual foi o momento. Eu sempre fui a leitora louca das teorias. Enquanto aguardava atualização das histórias, bolava possibilidades na minha cabeça sobre o que aconteceria naquela obra. Às vezes eu acertava, mas em outros momentos eu errava e aquela versão alternativa ficava guardada na minha cabecinha. Aos poucos, todas aquelas teorias se misturaram e se transformaram em histórias novas. Eu tinha acabado de ler a atualização de um livro e me peguei pensando: e se? Já que não aconteceu o que eu achei, e se eu escrevesse uma história em que isso acontece? Abri o word e foi amor à primeira digitada. Hhahah Achei incrível a sensação de dar vida ao que estava guardado na minha cabeça. Nunca mais consegui parar.
W: Como você descobriu o Wattpad?
S: Pelo Youtube! Caí em um vídeo gringo em que um youtuber lia uma história do Wattpad e fiquei curiosa sobre a plataforma. Achei que teriam apenas histórias em inglês, mas fui surpreendida pela biblioteca imensa, livros em várias línguas, diversos gêneros, praticidade da leitura pelo app e ainda descobri que era possível que eu postasse histórias. Fiquei apaixonada.
W: Através do Wattpad você fez o seu nome e conquistou o seu público. Você imaginou que isso aconteceria?
S: Imaginar? Sim! Com certeza! Quando postei o primeiro capítulo da minha primeira história eu a imaginei com milhares de visualizações, comentários, votos, prêmios, em destaque, publicada pela Rocco, adaptada para série na Netflix e filme dirigido pelo Tarantino. Hhahah Imaginar eu sempre imaginei, não porque me achava o talento nato desconhecido (muito pelo contrário! Ainda sou um neném nessa vida e sei que tenho muito o que aprender, melhorar e evoluir), mas porque sempre sonhei demais. Agora, esperar... Não, eu não esperava. Ainda não entra na minha cabeça que há pessoas que tiram minutinhos da sua vida para embarcar nas viagens das minhas histórias, experimentando dos meus mundos e vivendo com os meus personagens. Fico completamente derretida com cada comentário, cada mensagem que recebo. A plataforma me proporcionou mais do que eu poderia esperar e eu nunca vou me esquecer disso, nunca deixarei de ser grata a cada um dos meus leitores.
W: Conte-nos um pouco sobre seus livros.
S: Meu projeto atual é um pedaço de mim e tenho muito orgulho dele! "Prisão Domiciliar" é uma mistura tão misturada que tenho dificuldade em escolher um gênero no Wattpad. Hhahah É uma junção de romance policial, ficção adolescente, drama e mistério. A história trabalha desde a confusão de identidade vivida na adolescência, combinada com um romance proibido, até a investigação sobre o serial killer que traumatizou um dos personagens principais. Repleta de segredos, perigos e mistérios, PD pode arrancar risadas, divertir com dramas juvenis e emocionar o leitor no mesmo capítulo.
"Beijo da Morte" foi a primeira história que escrevi e está sendo repostada na plataforma em sua versão reescrita. É um intenso romance sobrenatural entre um anjo da morte e uma mortal. A história trabalha a quebra de preconceitos e rótulos sobre os humanos, acende aquela esperança de que há bondade e amor no mundo. É uma lição para que passemos a dar mais valor a nossa vida e viver cada dia como se fosse o último.
"Fuck Me" é um romance adulto e virou livro! A história é sobre superação de traumas e liberdade sexual. Como é importante sermos nós mesmos, sem medo do que vão pensar ou se vão nos rotular.
E, entre minhas dezenas de projetos futuros, está "Playboy - Um Vigarista Apaixonado". Será sobre uma facção de criminosos que seduz e dá golpes milionários em famílias da alta sociedade.
W: Existe algo que você mudaria nos seus livros?
S: Definitivamente! Nós mudamos muito através dos anos... Aprendemos muita coisa, passamos por situações que nos apresenta um outro ponto de vista sobre algo que a gente pensava que já sabia tudo. Opiniões, visão de mundo, inspirações... Tudo muda. Então sempre que leio os meus projetos mais "antigos", consigo perceber coisas que não me representam mais, com as quais não me identifico. Às vezes nem precisa ser tão antigo assim. Estou sempre aberta a aprender e evoluir. Então talvez tenha algo no capítulo que postei semana passada que já não se encaixa mais, que com certeza vou mudar durante uma revisão.
W: O que você fez para ter suas obras lidas por milhares de pessoas?
S: Honestamente? Eu postei aqui. Foi isso o que eu fiz. Todo o resto é mérito das leitoras. A maior divulgação foi o boca-a-boca: a amiga que indicou para uma amiga, que indicou para uma amiga. Elas me colocaram onde estou hoje e me levam para onde vou chegar. Eu devo tudo aos meus leitores!
W: Qual o seu autor do Wattpad preferido?
S: É impossível escolher apenas um! Todos têm um lugar especial no meu coração: Marcela Marche, Ray Tavares, Andréa Prado, Liz Spencer, Julianna Costa, Tess e por aí vai. A lista é longa!
W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no Wattpad)?
S: Continue escrevendo! Só... continue. Não é fácil, nem sempre é um mar de rosas, exige muito, é trabalhoso, o reconhecimento demora, os números são lentos, as críticas existem. Mas é o que a gente ama, não é? E quando a gente faz o que ama, tudo vale a pena. O bloqueio um dia acaba, as dificuldades te deixam mais forte, os números não devem ser objetivo, mas sim, consequência. Seja paciente, curta a magia da escrita, faça o que ama. Continue escrevendo.
O que vocês acharam da Bruna Chiarett, antigamente mais conhecida por Safe Moore? Já a conheciam?
Até o próximo bate-papo ;)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wattpad Entrevistas 2018
Non-FictionUm bate-papo com os seus autores preferidos do Wattpad no ano de 2018