Escrever usando um pseudônimo ou o próprio nome? Nós encontramos ambos os casos no Wattpad. E muitas vezes há um significado curioso, criativo e especial por trás. Talvez você já tenha se deparado com as histórias da escritora Mima Pumpkin, ou melhor, Noemi Nicoletti, mais conhecida pela obra Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta. Deixemos que a autora se apresente!
"Mima é um apelido de infância. Praticamente todos os meus amigos e familiares me chamam assim. Pumpkin foi um apelido que surgiu online na minha adolescência (pelo fato de que eu viro abóbora após a meia-noite). Comecei a assinar assim porque quando comecei a publicar textos em blogs pessoais aos 14 anos de idade eu achava 'Noemi Bragança' (meu nome de solteira) muito sério e, francamente, nome de velha, hahaha. Hoje em dia assino praticamente só como Noemi Nicoletti, porque de repente o nome de velha me pareceu um tanto mais apropriado? kkkkkkkk. Digamos que assumi minha identidade na maturidade", explica.
Formada em Jornalismo e Teologia, Noemi Nicoletti vive na Alemanha e lidera uma igreja com o marido. Entre as obras publicadas na plataforma, ela escreveu a distopia juvenil Humano em coautoria com Camila-Antunes. Também se aventura nos contos, como Prove que não é um robô, A Outra Fera e A Princesa Errada.
Vamos conhecer melhor a autora Noemi Nicoletti!
Wattpad: Você sempre quis ser escritora?
Noemi Nicoletti: Ainda não sei se quero! Hahaha
Simplesmente não sei se sei parar de ser escritora. É um vício e um prazer culposo.
W: Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?
Noemi: Acho que eu tinha 9 anos de idade e estava lendo um livro chamado Este Mundo Tenebroso de Frank Peretti. O livro começava descrevendo uma espécie de quermesse numa cidade do interior dos EUA. Eu fiquei totalmente fascinada com a forma como eu "enxergava" aquele lugar só através das descrições. Eu queria também ter aquele poder de transcrever as imagens dentro do meu cérebro para outras pessoas. Um ano mais tarde tive uma professora de português que me fez descobrir que eu tinha um talento com palavras e me incentivou muito a começar a aprimorar esse dom.
W: Como você descobriu o Wattpad?
Noemi: Por volta de 2012, li um artigo sobre uma brasileira que publicava em inglês no Wattpad e recebeu uma proposta de publicação da Random House. Criei uma conta na época, mas não vi ninguém publicando em português, então abandonei. Voltei no fim de 2016 para fuçar o perfil da autora de Mil pedaços de você (uma ficção científica juvenil que adoro) e fiquei surpresa de ver que o Wattpad estava bombando no Brasil.
W: O Wattpad tem superado suas expectativas? De que forma?
Noemi: Sim e não. Logo no início achei que era só publicar que leitores em massa iriam brotar do chão e uma editora dos sonhos ia me fazer uma proposta milionária de publicação (certo, minhas expectativas eram um POUCO irrealistas). Mas, SIM, porque nunca pensei que, além de leitores, encontraria ali verdadeiras amigas, colegas de profissão, apoio e feedback que eu nunca soube que eu precisava tanto. Com essas pessoas, aprendi sobre o mercado editorial e recebi oportunidades que nunca imaginei existirem. Eu digo que devo minha vida ao Wattpad. Num mundo de portas fechadas, ele foi minha janelinha.
W: Conte-nos um pouco sobre seus livros.
Noemi: Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta é uma ficção juvenil que trata de música, amadurecimento, perdão, amor, conflitos familiares, entre outras coisas. Fala sobre a história de uma menina que nutre há anos um amor platônico por um cantor estrangeiro. Quando ela recebe a notícia que ele irá ao Brasil, ela vê nisso a grande oportunidade para conhecê-lo pessoalmente e quem sabe alguma coisa rolar entre os dois. Mas, naturalmente, nada acontece da forma como ela espera. É o início de uma série de reviravoltas, acontecimentos dramáticos e engraçados. Tem sido um sucesso de crítica.
Humano (a ser republicado até o fim do ano) é uma distopia juvenil escrita em parceria com a maravilhosa Camila-Antunes. Se trata de Tibbutz, uma sociedade perfeita, onde não há desigualdade, fome ou violência, no meio de um mundo em caos. A jovem Hadassa tem apenas uma chance para provar seu valor e conquistar o direito à permanência definitiva neste país. Mas, para isso, ela irá descobrir um alto preço a pagar.
Fora isso, tenho uma série de contos. Vou citar alguns dos meus favoritos:
O último que escrevi foi Prove que não é um robô (pelo tamanho é mais uma noveleta do que um conto), uma história engraçadinha sobre uma irmã mais velha que tenta ajudar a mais nova a conquistar o crush da escola usando o WhatsApp. Aí rola uns papos cabeça com uma porção de referências literárias. Acho que ficou bem bacana!
A Outra Fera (releitura de A Bela & A Fera) e Agora que aprendi a amar (conto de dia das mães) ficaram em primeiro lugar em concursos literários (do perfil RealezaBR e do perfil RomanceLP).
Begin Again fez parte do projeto RED, baseado na música homônima da Taylor Swift. Dei uma reinterpretada legal na canção e isso surpreendeu muita gente.
W: Existe algo que você mudaria nos seus livros?
Noemi: Sim! Acho que é natural você olhar para trás e achar que poderia ter feito algumas coisas melhor. É sinal de amadurecimento e desenvolvimento, né? Estou super aberta para mudanças. Alguns temas que abordo, no entanto, são inegociáveis.
W: O que você faz para atrair e construir seu público leitor?
Noemi: Divulgo nas redes sociais e conto muito com o boca-a-boca. Eu tive a sorte que, por algum motivo bizarro, muuuuitos blogs e Instagrams literários se interessaram por resenhar Sons. Isso deu um boom nas leituras. Tenho construído parcerias e equipes de divulgação também.
W: Qual o seu autor do Wattpad preferido?
Noemi: A JuliaBT, a Camila-Antunes e a BecaMackenzie sem dúvida! A Julia tem um senso de humor ácido que adoro e um dom de nos fazer rir e chorar ao mesmo tempo. A Camila tem uma doçura sem igual! Ela escreve romances verdadeiramente românticos, o que é tão raro hoje em dia! A Rebeca tem uma poesia na forma de descrever as coisas. Tem tantas outras que amo demais. É injusto não citar todas, mas tive que dar destaque a essas três queridas.
W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no Wattpad)?
Noemi: Tenha PACIÊNCIA. O resultado que você espera não vai vir de um dia pro outro e tudo bem! Geralmente essas pessoas que parecem ter sido descobertas repentinamente e tiveram um sucesso estrondoso são pessoas que trabalharam duro durante anos sem nunca verem seus esforços recompensados. Vá em frente e aproveite o tempo de anonimidade para se aperfeiçoar e crescer.
- LEMBRE-SE que ninguém nasce PRONTO. Mesmo que você seja o Machado de Assis encarnado, nem o Machado de Assis nasceu o Machado de Assis. Seja humilde. Uma crítica ao seu trabalho não o desqualifica. É consultoria grátis. Aproveite o que for útil, descarte o que o bloqueia.
- APRENDA com os outros. Você vai descobrir que tem muita gente boa por aí. E só porque você é melhor em alguns aspectos, não quer dizer que não tem muito a aprender em outros.
- Seja GENTIL sempre. Eu sei que todo mundo falha em algum momento, mas vamos ao menos nos esforçar para tratar com honra e respeito o coleguinha e o leitor porque você não sabe a história dele. Especialmente na internet, que tem se tornado cada vez mais um antro de pessoas frustradas, descarregando ódio para uma plateia desumanizada. A cultura do lacre e o fato de não nos olharmos nos olhos torna muito mais fácil sair atirando pra ferir, sem considerar o próximo. Seja a diferença. A Lei da Semeadura existe. Você definitivamente colhe o que planta.
Vocês já conheciam a autora Noemi Nicoletti? Leiam suas histórias no perfil mimapumpkin.
Quer ver seus(as) autores(as) favoritos(as) por aqui? Deixem as sugestões nos comentários.
Até a próxima entrevista!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wattpad Entrevistas 2018
No FicciónUm bate-papo com os seus autores preferidos do Wattpad no ano de 2018