Por: Felipe Sali
Ana Aguiar tem tudo para comemorar. Recentemente o seu romance adolescente, The Velvets, ultrapassou 1 milhão de leituras no Wattpad, tornando-se um micro-fenômeno cultural da internet.
Esse fenômeno literário, somado ao estilo e atitude da autora, guiou Ana a tornar-se uma verdadeira It-Girl.
Se liga no nosso bate-papo com ela:
W: Você sempre quis ser escritora?
AA: Desde criança eu passava boa parte do meu tempo inventando. Fossem histórias escritas, roteiros para brincadeiras ou algo bem mais simples como a posição dos posters na minha parede, a criação sempre esteve presente. Já quis ser muita coisa, mas quando comecei a levar minha escrita mais a sério eu já era adolescente!
W: Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?
AA: Lembro do momento no qual eu decidi "fazer eu mesma". Costumava ler histórias online (fanfics) e algumas não eram exatamente como eu gostaria que fossem, então eu decidi escrever eu mesma e criar minhas próprias histórias! Foi bem marcante, lembro do exato pensamento: por que não escrevo eu mesma?
W: Como você descobriu o Wattpad?
AA: Algumas autoras de fanfics passaram a postar suas histórias no Wattpad com os personagens fixos (ou seja, com características criadas por elas mesmas e não de alguém que já existe) e isso me interessou bastante! Foi por causa do Wattpad que eu percebi que poderia escrever livros além de fanfics interativas. Ambos são formatos maravilhosos de escrita que nos permitem ir além da imaginação, por que não me aventurar nos dois? (haha)
W: Através do Wattpad você fez o seu nome e conquistou o seu público. Você imaginou que isso aconteceria?
AA: Nunca! Eu já tinha minhas leitoras do mundo das fanfics, mas nunca imaginaria que conquistaria tantas pessoas através do Wattpad. Lembro que admirava as histórias com mais de 1 milhão de leituras como algo muito distante, um sonho mesmo, e agora é a minha vez pra valer! Acho que sempre vai ser inacreditável.
W: Nos fale um pouco sobre os seus livros.
AA: Meus dois livros são focados no público adolescente e pré adolescente, em sua maior parte feminino. São histórias que transmitem as sensações e situações que poderiam muito bem acontecer no nosso dia-a-dia, assim como os personagens que poderiam muito bem ser nossos amigos ou até nós mesmos. Gosto dessa conexão com a realidade, apesar de escrever ficção. As leitoras e os leitores se identificam bastante com meus personagens e acho que isso é algo interessante de se pontuar, é importante fazer com que nosso público se identifique de alguma forma com a jornada do protagonista e, assim, crie empatia.
W: Existe algo que você mudaria nos seus livros? O que você fez para ter a sua obra lida por milhares de pessoas?
AA: De uma forma mais ampla não mudaria nada. Talvez, se eu revisasse novamente minhas histórias, com certeza encontraria pontos que poderiam ser melhorados, mas o enredo em si eu não mudaria! Eu divulgo bastante minhas histórias através das minhas próprias redes sociais, criando materiais que possam ser compartilhados como banners, book trailers, trechos com gifs dos personagens, utilização de tag para que as leitoras possam interagir... o segredo é estar sempre postando!
W: Qual é o seu autor do wattpad preferido?
AA: Não conheço muitos autores do Wattpad por falta de tempo, passo meu tempo livre escrevendo. Aceito indicações! E gosto de me aventurar lendo outros gêneros, como suspense e ficção científica. Sei que não são gêneros muito comuns, portanto fica aqui meu total apoio para qualquer pessoa que pensa em publicar algo mais alternativo. Também apoio nossos clichês favoritos, claro, sendo eu mesma membro da Sociedade dos Romances Adolescentes de Amor e Ódio.
W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no wattpad)?
AA: Acreditem no seu potencial! Sejam os maiores fãs das suas próprias histórias, amem o trabalho de vocês tanto quanto vocês amam o de outros autores já existentes. Seu amor e dedicação sem dúvidas vai aparecer através da escrita e vai conquistar as pessoas. Todo mundo começa da estaca zero. Dê uma chance para sua história ter um começo na vida de outras pessoas, e pode ter certeza que você vai mudar a vida de muita gente!
E você, tem algum autor que gostaria de ver respondendo o nosso questionário? Deixe a sugestão nos comentários!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wattpad Entrevistas 2018
Literatura FaktuUm bate-papo com os seus autores preferidos do Wattpad no ano de 2018