Todo mundo que entrou no twitter no dia 12/09/2015 encontrou a Hashtag #ComunidadeHesitante entre os trending topics, que reúne os assuntos mais comentados do dia. Se muitos não sabiam o que isso significava, quem é do wattpad sabe bem. Trata-se de uma referência aos livros da Drunkada, autora que somou MILHÕES de acessos com os seus livros sobre adolescentes rebeldes e sociedades decadentes.
Vamos bater um papo com ela:
W: Você sempre quis ser escritora? Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?
D: Quando era criança eu não conseguia colocar um travão na minha mente e por isso sempre tentei catalisar a minha criatividade em algo (mais concretamente no desenho). No entanto, quando acabei de ler o primeiro livro da saga de Harry Potter, fiquei tão entusiasmada com aquele Mundo novo que quis entrar lá a qualquer o custo: e essa vontade de criar novas realidades levou-me à criação da minha primeira história.
W: Como você descobriu o Wattpad?
D: Como eu já escrevia antes de encontrar o Wattpad, andava sempre à procura de novas aplicações para serem o meu próximo bloco de notas quando estivesse fora de casa e não tivesse acesso ao computador ou algum pedaço de papel. Porém, quando instalei a app reparei que não era um simples "bloco de notas", mas sim uma plataforma onde as pessoas podiam ler as histórias de outras pessoas e publicar as suas próprias. Demorou algum tempo até eu ganhar coragem para publicar algo da minha autoria, mas aqui estou eu.
W: Através do Wattpad você fez o seu nome e conquistou o seu público. Você imaginou que isso aconteceria?
D: Quando eu publiquei o meu primeiro trabalho no Wattpad nunca imaginei que teria tantas pessoas a gostar, ler, votar e comentar. Fiquei tão surpreendia ao perceber qual a quantidade de gente que lia as minhas coisas porque não me passou pela cabeça que conseguia cativar tantos leitores apenas com a minha escrita.
W: Nos fale um pouco sobre o seu trabalho mais recente?
D: A "Hesita" conta a história de um rapaz chamado Oliver que, apesar de ainda ser muito jovem, tem um histórico de consumismo de álcool enorme. Além das suas mãos gostarem de segurar as garrafas do vício também adoram agarrar pinceis, carvão e canetas que pedem, desesperadamente, a reforma por falta de tinta. Quando este apanha o comboio que o levaria para casa de um familiar, Oliver conhece um rabisco fraco que lhe escreve uma morada no braço. Morada essa que o vai levar à porta do submundo.
W: Existe algo que você mudaria nos seus livros?
D: Eu já mudei e ainda continuo a mudar. Não são alterações em relação ao enredo mas há sempre pormenores que escapam à medida que a história avança.
W: O que você fez para ter a sua obra lida por milhares de pessoas?
D: Para falar a verdade, como aconteceu tudo tão rápido, nem sei explicar muito bem o que é que eu fiz para conseguir que tantas pessoas lessem as minhas histórias. De repente vários leitores começaram a interagir comigo, a comentar coisas positivas e a acompanharem-me nesta jornada. Ainda parece tudo um pouco irreal. Quando eu penso que os números enormes representam muitas pessoas juntas eu fico mesmo espantada, lisonjeada e contente por saber que estas gostaram/gostam da minha escrita.
W: Qual é o seu autor do wattpad preferido?
D: A minha autora preferida do Wattpad é a Inês D'Almeida ). Aconselho toda a gente a ler as suas obras. Valem mesmo a pena.
W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no wattpad)?
D: Escrever é, de certo modo, como andar. Ao decorrer da aprendizagem podes dar muitas quedas (ao pensar que ninguém se interessa pelo teu trabalho, por achares que já não consegues continuar com uma obra etc.), mas depois, com paciência e vontade, vais conseguir atingir os teus objetivos. Não desistas e deposita seriedade a amor nas tuas palavras!
Você tem algum autor que gostaria de ver respondendo o nosso questionário? Deixe a sugestão nos comentários! =D
Até a próxima!
Por: Felipe Sali
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wattpad Entrevistas 2018
No FicciónUm bate-papo com os seus autores preferidos do Wattpad no ano de 2018