Escrever, escrever, escrever. Para ser um bom escritor, é imperativo que a escrita seja o ponto principal. E é com esse pensamento que GJA Guimarães, pseudônimo de Gabriella Guimarães, alcançou milhares de leitores com suas dezenas de obras publicadas no Wattpad.
Uma das vencedoras do Prêmio Wattys 2017 com seu primeiro livro Entre Mundos, de ficção científica e fantasia, na categoria "Leituras Vorazes", Gabriella não apenas escreve e se autopublica na plataforma, como também edita os próprios livros para publicação tradicional, desde a capa até a diagramação e revisão. A Trilogia Supremo Alfa está sendo trabalhada este mês, além de My Song 1 e 2 e Acho que Te Amo.
Além da escrita, a autora de 27 anos trabalha com arquitetura e urbanismo e aproveita o tempo livre com seus cachorros e lendo bastante. Afinal, é preciso ler como um escritor para cada vez mais saber o que melhorar no ofício da escrita. Ela também curte cinema e música.
Confiram abaixo o que rolou na nossa conversa com a autora GJA Guimarães.
Wattpad: Você sempre quis ser escritora?
GJA G.: Eu nunca tive um "quando crescer quero ser". As coisas acabam sempre acontecendo. Era uma leitora compulsiva, escrever se tornou consequência.
W: Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?
GJA G.: O amor pela escrita despertou primeiramente com meu amor pela leitura. Hoje a escrita é parte de mim, é o que respiro, o que acredito. Vejo a escrita como um meio lúdico de modificação pessoal/moral/social. Essa é, para mim, a grande importância em se escrever.
W: Como você descobriu o Wattpad?
GJA G.: Uma amiga me indicou. Eu tinha acabado de escrever meu primeiro livro em 2015. Ela me disse que lia por essa plataforma, que seria uma boa começar a postar meu livro por aqui. Comecei e não larguei mais, todos os livros que vieram em seguida foram escritos diretamente no Wattpad.
W: Através do Wattpad você fez o seu nome e conquistou o seu público. Você imaginou que isso aconteceria?
GJA G.: Nunca pensei sobre isso, eu só escrevo, é o que faço. Conquistas e público são tudo consequência.
W: Conte-nos um pouco sobre seus livros.
GJA G.: Escrevo fantasia, fantasia paranormal, romance, ficção cientifica, drama, romance/comédia, ação/aventura... Não tenho bem um estilo preferido para escrever, mas o que mais me encanta em livros em geral é a capacidade de modificar realidades. Meu livro de ficção cientifica ganhou o Wattys, coisa que me deixou surpresa e muito feliz.
W: Existe algo que você mudaria nos seus livros?
GJA G.: Meu primeiro livro. Sinto vontade de reescrever ele todo, mas recebo ameaçasquando toco no assunto de reescrever Megan Mickels. Então, acabei deixando da forma como está. Hoje percebo uma grande diferença na minha escrita se comparar o primeiro livro com os atuais, a escrita do primeiro me incomoda.
W: O que você fez para ter suas obras lidas por milhares de pessoas?
GJA G.: Pode parecer boba essa resposta, mas é: escrevi. As pessoas no Wattpad, às vezes, se focam tanto em divulgar, encher perfis de propagandas de seus livros e se esquecem de escrever. Os leitores do Wattpad gostam quando o escritor é um doido sem vida social e que atualiza mais de uma vez ao dia (meu passado me condena). Então, só escrevi. Não divulgo meus livros e não gosto muito de redes sociais, não sei como os leitores chegaram, mas agradeço imensamente por eles dividirem comigo essas experiências que existem por detrás da escrita.
W: Qual o seu autor ou autora do Wattpad preferido(a)?
GJA G.: Têm duas meninas que além de virarem amigas fazem um trabalho maravilhoso. São a IsabelaAllmeida e a MichaellyAmorim.
W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no Wattpad)?
GJA G.: Leiam muito e tenham paciência com a sua própria maturidade literária. Tenham paciência com o retorno, as coisas não acontecem do dia para a noite.
Gostaram da entrevista com a GJAguimaraes? Há muitas obras publicadas por ela aqui na plataforma. Quem ainda não conhece, tem um menu de histórias para desfrutar.
Quer ler uma entrevista com seu escritor favorito? Deixem sugestões nos comentários.
Até o próximo bate-papo e um grande abraço a todos os wattpadders!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wattpad Entrevistas 2018
Non-FictionUm bate-papo com os seus autores preferidos do Wattpad no ano de 2018