Com até quantas palavras se conta uma boa história? Há escritores que desenvolvem histórias a perder de vista, como Stephen King e seus romances. Por exemplo, It – A Coisa e Sob a Redoma com quilos de páginas. Outros preferem manter apenas o essencial: cortar, cortar e cortar palavras. Mas para Jhefferson Passos, um tuíte é mais que suficiente.
Este autor da cidade de Araraquara acumula microcontos, alfinetadas, cortes rápidos e mortes mirabolantes em sua série de livros 100 Gotas de Sangue. O primeiro volume foi publicado pela Editora Illuminare, enquanto os demais volumes estão disponíveis aqui na plataforma Wattpad.
Além de escritor, Jhefferson é um microempresário no segmento de segurança eletrônica e automação residencial, ensina dança country, é tesoureiro da Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (ABERST), e não dispensa um bom filme ou livro.
Confiram o que rolou na nossa conversa com o autor Jhefferson Passos.
Wattpad: Você sempre quis ser escritor?
Jhefferson Passos: Quando comecei a escrever há 23 anos, não tinha qualquer pensamento de algum dia ser autor, escrevia apenas porque essas histórias gritavam para sair. Na minha infância, fui hiperativo mentalmente, por assim dizer, e criava personagens, tinha amigos imaginários.
Tinha pesadelos frequentes. Não dormia. Tinha um medo profundo do escuro. Muitas vezes fiz xixi na cama por muito medo do escuro. E foi daí que comecei a escrever os meus pesadelos, os meus amigos imaginários. Os pesadelos não eram mais frequentes e os amigos imaginários não me visitavam mais. E não parei mais de escrever. Escrevia o que vinha na minha cabeça. Tenho até alguns desses contos ainda! (risos).
W: Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?
Jhefferson: Quando comecei a escrever era para exorcizar meu medo dos monstros na minha cabeça, do escuro. Mas, acho, foi quando participei de um concurso de contos que não ganhei na cidade onde moro, decidi que queria ser um autor de terror psicológico.
W: Como você descobriu o Wattpad?
Jhefferson: Através do Facebook do autor Marcus Barcelos.
W: O Wattpad tem superado suas expectativas? De que forma?
Jhefferson: Eu digo que sou grato pelo Wattpad. Foi através da plataforma que surgiu a oportunidade de publicar 100 Gotas de Sangue onde não tinha que pagar para isso. Fiquei um tiquinho mais conhecido. Convites para entrevistas, para participar de antologias, eventos.
W: Conte-nos um pouco sobre seus livros.
Jhefferson: 100 Gotas de Sangue é um livro de microcontos que variam do terror ao horror, do suspense ao mistério, do humor negro ao realismo. É uma mistura de gêneros, que completam com o sobrenatural, fantasmas, monstros, fobias e pesadelos. No Wattpad já está no terceiro volume.
Perdidos é um livro que está na plataforma e conta a história de William e Jessica que tentam reaver o casamento com uma viagem de carro e acabam isolados numa estrada deserta dentro de uma floresta estranha. Um ótimo lugar para lavar as roupas sujas, não acha?
Escuridão Profunda e Vazia — nesse reuni alguns contos de terror, suspense e sobrenatural.
A Capela — um livro de terror psicológico que narra sobre cinco jovens isolados dentro de uma abandonada capela no meio de um canavial. Eles não lembram como chegaram lá e temem algo que está do lado de fora que não sabem o que é, mas que conhece o segredo de cada um deles. O livro está em degustação apenas na plataforma e pode ser encontrado na Amazon.
W: Existe algo que você mudaria nos seus livros?
Jhefferson: Sempre (risos). Qual escritor nunca quis mudar uma frase? Eu evito até de ler meus contos, livros, senão lá vou de novo querer mudar.
W: O que você faz para atrair e construir seu público leitor?
Jhefferson: Procuro manter contato, interagir, com meu público leitor. Não aquele tipo vazio Autor x Leitor em que se resume no apenas "Oi, li seu livro!" — "Ah, que bom, obrigado!". Não. Vamos conversar. Conte-me mais. Gostou de qual parte e qual não gostou do livro? Peraí, que vou enviar uns marca-páginas! (risos).
W: Qual o seu autor ou autora do Wattpad preferido(a)?
Jhefferson: MVBarcelos, sou fã.
W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no Wattpad)?
Jhefferson: Acreditem, os leitores é o esqueleto do seu sucesso. Sem os feedbacks deles, sua obra estará nas profundezas das trevas do esquecimento. Então, crie vínculos, interaja muito, com seus leitores. Não conquistá-los apenas com sua escrita, com sua obra, mas ser participativo com seu público leitor. Não é uma verdade que a melhor propaganda é o de boca a boca?
O Wattpad é uma grande janela para a literatura brasileira. Façam sem esperar, façam porque amam, porque quando chegar, de surpresa, é mais gostoso, reconhecido e certo de vitória. E leiam. Leiam muito!
Bom pessoal, esperamos que tenham gostado da entrevista com o Jhefferson Passos. Não deixem de conferir os livros dele no perfil jheffersonautor, especialmente 100 Gotas de Sangue. Leiam um, dois, três microcontos. Quando perceber, já leu 100.
Quer ler uma entrevista com seu escritor favorito? Deixem sugestões nos comentários.
Até o próximo bate-papo e um grande abraço a todos os wattpadders!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wattpad Entrevistas 2018
Non-FictionUm bate-papo com os seus autores preferidos do Wattpad no ano de 2018