Continente Africano, Moçambique. Essa é a terra natal onde a autora Ami Ideas nasceu, cresceu e descobriu o amor pela escrita. O pseudônimo criativo é um anagrama do seu verdadeiro nome: Mia Saide. Tendo Jane Austen como fonte de inspiração, a escritora de romances contemporâneos e de época organiza a vida entre Maputo, a capital do país, e Lisboa em Portugal. Os 12 meses do ano logo se tornam seis meses em cada lado.
A autora aperfeiçoou os estudos em Literatura. Como carreira profissional, sempre atuou na área administrativa. Entretanto, sua rotina tem sido diferente desde o ano passado. "Decidi deixar tudo para me dedicar apenas à escrita", revela Ami Ideas. Juntas, todas as histórias da escritora já alcançaram mais de 1 milhão de leituras no Wattpad, como o romance Something About Ocean, com aproximadamente 500 mil acessos.
Ami Ideas também é uma das embaixadoras do Wattpad em Língua Portuguesa. Enquanto apoia a comunidade de escrita e leitura, segue determinada a realizar seus objetivos como escritora independente ou publicada de forma tradicional. Ela ainda não tem livros publicados fisicamente, mas já recebeu muitas propostas. Inclusive, começou a fechar contrato com uma editora para publicar um livro de época. Bons frutos virão desses trabalhos literários.
Agora vamos conversar e conhecer mais sobre a autora moçambicana Ami Ideas!
Wattpad: Você sempre quis ser escritora?
Ami Ideas: Até os 12 anos eu não sabia que queria, mas queria (risos).
W: Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?
Ami: Eu lembro sim. Estava sentada na sétima série com minhas amigas, me perguntando por que não tinham protagonistas negros numa história que estava lendo porque era tão legal, mas não conseguia me identificar. Então elas perguntaram: "Por que você não escreve?". E eu pensei: "Realmente... por que não?".
W: Como você descobriu o Wattpad?
Ami: Descobri num grupo do Facebook de outra plataforma. Algumas pessoas estavam perguntando sobre o Wattpad e eu entrei para espreitar. Isso em 2014, mas só voltei para valer em 2016 e agora não largo.
W: Através do Wattpad você fez o seu nome e conquistou o seu público. Você imaginou que isso aconteceria?
Ami: Nunca imaginei que isso ia acontecer. Ainda lembro de colocar um capítulo da história que estava escrevendo e ficar me perguntando: "Nossa! De onde essa gente toda está vindo?" (risos).
W: Conte-nos um pouco sobre seus livros.
Ami: Bem, eu tenho um amor incrível por histórias de época, mas quando comecei a escrever romances contemporâneos, percebi que eram a minha mais nova paixão. Os meus livros, no geral, seguem aquilo que chamam de clichés recontados a minha maneira, com um único porém, substituindo todas essas mocinhas de todos os outros livros e histórias, por mulheres negras, para que também possam se identificar.
W: Existe algo que você mudaria nos seus livros?
Ami: Mudar? Na essência dos mesmos? Não.
W: O que você fez para ter suas obras lidas por milhares de pessoas?
Ami: O meu público na sua maioria é dirigido, ainda assim ser diversificado, talvez esse seja o motivo de ter tido esse alcance. Eu tenho muito amor com muitas de minhas leitoras, e relacionamentos muito próximo. Foram elas que espalharam meu nome, que me ajudam a divulgar e a melhorar. Tudo o que fiz foi apenas escrever e tudo o que consegui eu devo a elas.
W: Qual o seu autor do Wattpad preferido?
Ami: A ValkiriaFinisk (Nathalia L. Nobre).
W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no Wattpad)?
Ami: Para quem está começando eu digo que tem que ser forte. Há dias que dá vontade de desistir e não se sinta fraco por isso, apenas pare, respire e se dê tempo. Adversidades sempre vão existir, mas o segredo de ser um autor está na sua escrita, a use como poder máximo e escreva sempre. Zangado, triste, alegre etc. Escreva!
Divulgue seu trabalho, faça parcerias, amigos e leia bastante também. A escrita evolui todos os dias, nunca pare de aprender.
Mil beijos de amor.
Quem já conhecia a Ami_ideas? Não deixem de passar no perfil dela para ler as histórias.
Você quer ver seu autor favorito sendo entrevistado? Então deixe as sugestões nos comentários.
Até a próxima entrevista, wattpadders!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wattpad Entrevistas 2018
Non-FictionUm bate-papo com os seus autores preferidos do Wattpad no ano de 2018