Entrevista com Tess

616 26 2
                                    


Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


A escrita leva alegrias e surpresas aos leitores, mas também aos escritores, ainda mais quando estes não conhecem o potencial de suas próprias histórias, como no caso de Danielle Viegas Martins. Formada em Letras pela UFRJ e fã de clássicos da literatura, a autora começou a publicar seu primeiro livro no Wattpad, Estarei ao seu lado, usando o pseudônimo de Tess91 (por conta do livro Tess of the d'Ubervilles, de Thomas Hardy), sem saber se a aventura literária daria certo.

Entretanto, ela foi surpreendida pela aceitação do livro. Logo, com meio milhão de leituras nos primeiros quatro meses, recebeu propostas de publicação de diversas editoras e não parou mais de escrever.

Tess deixa de dormir para poder escrever cada vez mais novas histórias e entregar novas alegrias e surpresas aos seus leitores. Seus livros Estarei ao seu lado e Gêmeos: amando quem eu odeio foram publicados em formato físico e estão disponíveis no perfil da autora, enquanto outras obras podem ser lidas aqui no Wattpad.

Confiram na sequência um pouco mais sobre a autora!


Wattpad: Você sempre quis ser escritora?

Tess: Na verdade, eu nunca tive a pretensão de me tornar escritora. Desde a infância, os livros sempre fizeram parte da minha vida. Minha mãe permitia que eu ficasse até tarde na biblioteca pública perto da minha escola. Ela sempre me incentivou a ler bastante.


W: Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?

Tess: Sim. Foi no final de fevereiro do ano passado. Eu estava voltando do trabalho de trem e concluí a leitura de Doce Sabor de Pimenta da autora LicNunes (Eliane C. Brito) no Wattpad. Foi naquele exato momento. Fiquei encantada com a narrativa da escritora e com a maestria que ela compartilhava as emoções dos personagens com os leitores. Desejei ser capaz de fazer o mesmo: emocionar os outros com minha escrita. Então, decidi tentar.


W: Como você descobriu o Wattpad?

Tess: Estava procurando plataformas de leituras em sites de busca na internet.


W: Através do Wattpad você fez o seu nome e conquistou o seu público. Você imaginou que isso aconteceria?

Tess: Ainda é surreal pra mim, porque tudo aconteceu muito rapidamente. Atualmente, meus livros possuem mais de 2 milhões de leituras em plataformas online. Há pouco mais de um ano, eu publicava dois capítulos da minha primeira história e agora já estou escrevendo o quinto livro. Destes, dois já se tornaram livros físicos. Tive lançamentos em São Paulo, Salvador e em algumas cidades daqui do Rio de Janeiro. Este ano vou participar pela primeira vez da Bienal do Livro em SP como autora. É inacreditável!


W: Conte-nos um pouco sobre seus livros.

Tess: Me empenho em oferecer livros que o conteúdo, além de emocionar e divertir, também agregue conhecimento aos leitores. Por exemplo, no livro Segure minha mão e não solte, a protagonista Carla é muito boa com motores e eu decidi fazer laboratório em uma oficina mecânica para construir o perfil da personagem e retratá-la de forma mais fidedigna.

Eu também gosto de ambientar os leitores quanto ao(s) cenário(s) onde se desenvolvem as histórias e como amo conhecer novos lugares e culturas, retrato um pouco disso nos meus livros.

No que diz respeito a escolher sempre protagonistas mulheres e negras para minhas histórias, minha intenção, além de pensar em representatividade, é inspirar as leitoras a quebrar paradigmas. Construo com muita atenção o perfil das personagens, pois quero que sejam vistas como referências de mulheres fortes e independentes, mas ao mesmo tempo sensíveis e femininas.

Minhas protagonistas são determinadas e enfrentam as adversidades da vida. Fico torcendo intimamente para que as leitoras reflitam: "se a personagem X ousou fazer algo novo, algo desafiador, eu também posso. Vou acreditar em mim".


W: Existe algo que você mudaria nos seus livros?

Tess: Não. Estou satisfeita com o desfecho de todas as histórias que escrevi até o momento e a resposta das leitoras ao meu trabalho tem sido muito positiva, felizmente.


W: O que você fez para ter suas obras lidas por milhares de pessoas?

Tess: Acho que não há uma fórmula pra isso. Não é como receita de bolo (rsrs). Eu apenas tento oferecer o melhor que posso a cada capítulo que publico e me comprometo com a regularidade das postagens. Isso cria confiança com os leitores. Também busco responder os questionamentos sempre que possível.

Quando comecei a escrever na plataforma Wattpad, publiquei dois capítulos do meu livro Estarei ao seu lado e convidei, por mensagem privada, cerca de quarenta pessoas para lerem. Algumas se interessaram e pediram mais capítulos. Começaram a compartilhar o link da minha história. Depois, eu também criei perfis em redes sociais para responder dúvidas e divulgar meu trabalho.

Reescrevi a sinopse do livro para que ela fugisse do lugar comum e despertasse a curiosidade de quem lesse. Me esforcei para fazer uma capa que julgasse bonita e convidativa. Nunca tinha feito uma antes, mas após algumas tentativas, acho que consegui.

Como tudo que vale a pena, escrever exige dedicação, mas há um momento que sinto que as histórias ganham vida própria. Os desdobramentos passam a fluir naturalmente e surpreendem até a mim mesma. Foi assim que compreendi realmente o que significa inspiração. Geralmente, eu nunca sei qual será o desfecho de um livro. As tramas vão me conduzindo e os desdobramentos vão me dando novas ideias. Tem dado certo dessa maneira até agora.

Compartilhar o que escrevo e saber quase em tempo real a opinião dos leitores é algo formidável! O Wattpad permite essa interação e eu acho que é justamente isso que me motiva a escrever. Talvez de outro modo, eu nunca teria nem começado essa trajetória.


W: Qual o seu autor ou autora do Wattpad preferido(a)?

Tess: Tenho duas. LicNunes (Eliane C. Brito), autora de Doce Sabor de Pimenta e DaniAssis, autora de Sem Vida.


W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no Wattpad)?

Tess: Todo escritor é um bom leitor. Então, leia bastante e sempre que puder tente se qualificar fazendo cursos de produção textual.

Algo que sempre respondo quando me fazem essa pergunta é se escrever te faz sentir realizado, não se preocupe em atender às expectativas alheias. Atenda às suas próprias expectativas. Se é o que faz feliz, escreva. Uma vez, li esse conselho: "busque leitores, não seguidores". Independentemente de ter dez ou dez mil pessoas lendo sua história, não abandone a história. Justifique seus atrasos nas publicações, quando algo te impedir de postar. Somos seres humanos e nem sempre é possível cumprir os prazos, mas não deixe o leitor no escuro.


Esperamos que tenham gostado da entrevista com a Tess! Passem no perfil da autora Tess91 e confiram suas histórias!

Quer ler uma entrevista com seu escritor favorito? Deixem sugestões nos comentários.

Até o próximo bate-papo e um grande abraço a todos os wattpadders!

Wattpad Entrevistas 2018Onde histórias criam vida. Descubra agora