Entrevista com João Effting

459 26 26
                                    


Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

"Quando transpiro, exalo terror. Vivo o terror. Amo o terror". É com essas palavras que João Effting abre seu perfil no Wattpad. O terror segue por seus livros publicados na plataforma, seja com um terror sarcástico ou uma dose carregada de tensão.

João escreve terror, mas a escrita também faz parte de sua profissão. Desenvolvedor de software, ele é apaixonado por escrever linhas e linhas de código, assim como por escrever histórias.

Apesar de não ter em mente a publicação física, João possui um livro de contos publicado pela editora Penalux, Na Garupa do Besouro. O motivo: o Wattpad oferece um feedback mais rápido, além de um grande alcance para suas obras.

Confiram agora um pouco sobre João Effting, um terror de escritor (ou seria um escritor de terror?).


Wattpad: Você sempre quis ser escritor?

João Effting: Na realidade eu nunca tinha pensado nisso. Eu sempre gostei muito de filmes de terror (lembro que assistia desde criança). Meus pais saíam nas sextas-feiras e sábados de noite e eu ficava caçando filme de terror pelos canais. O Ataque dos Tomates Assassinos foi o primeiro que tive contato (ou o que pelo menos eu me lembre), mas a ideia de eu próprio criar minhas histórias só veio quando eu tinha uns 20 anos.


W: Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?

João: Começou com uma história de zumbi em um feriado em que eu estava trabalhando (a história se passava nesse ambiente, porque eu estava entediado e comecei a fazer algo no gênero, empolgado pelos primeiros episódios de The Walking Dead). Porém, essa história ficou bem ruim (e acabou evoluindo para uma ideia mais trabalhada em um futuro bem distante daquele dia), mas serviu para que o clique dentro da minha cabeça soasse e eu começasse a me aventurar por essas águas.


W: Como você descobriu o Wattpad?

João: Cara, eu não lembro exatamente. Eu me lembro de postar algumas coisas em um blog próprio e no Nyah... Então acredito que em algum momento desse meu destino cruzou com essa plataforma, e depois disso praticamente tudo que crio fica no Wattpad.


W: O Wattpad tem superado suas expectativas? De que forma?

João: Sim. A melhor parte no meu ponto de vista é o feedback imediato que o autor pode ter do leitor. Sem falar também de grandes amizades que conquistei aqui com outros autores. Sem sombra de dúvidas é a melhor escolha que se tem em relação a sites para autores independentes que desejam apenas serem lidos sem ter que vender um rim para publicar, ou vender a alma para ser lido.


W: Conte-nos um pouco sobre seus livros.

João: Eu tenho apenas dois livros concluídos (e uns 50 em andamento). Na Garupa do Besouro, publicado em 2014 pela editora Penalux, é um livro que reúne alguns contos de terror e fantasia. Foram algumas criações que fui fazendo quando comecei nessa empreitada e depois fui retrabalhando.

O outro se chama O Pacto de Chasses, um livro de mistério e terror. Comecei e publiquei quando conheci o Wattpad. Me surpreendi com o resultado e acabei alcançando a 2ª posição no ranking em terror com ele em alguns meses. Sem falar que obtive muitos feedbacks positivos e construtivos também a respeito do livro.


W: Existe algo que você mudaria nos seus livros?

João: No livro de contos eu gostaria de trabalhar um conto em específico chamado O Lápis. Até hoje eu não gosto e não tenho empatia com o personagem principal, pois não acredito nos ideais e reprovo algumas atitudes dele. Em O Pacto de Chasses eu traria a história para o Brasil (o que na real já estou fazendo haha).


W: O que você faz para atrair e construir seu público leitor?

João: Minha divulgação é praticamente dentro da plataforma. Já fui criticado e alguns quase que me mataram por falar desse tipo de divulgação, que é invasiva e não sei o que mais, porém para mim (e para alguns amigos com quem compartilhei a ideia) sempre funcionou e nunca tivemos problemas com isso (nem reclamações).

Basta saber selecionar quem tem um perfil de leitor e está disposto a conhecer uma história nova (e que leia livros parecidos com o que você escreve), e convidá-lo. Divulgar diretamente por mensagem dentro da plataforma não é o mesmo que sair "spamando" convites para Deus e o mundo. Toda divulgação tem que ser pensada. E é assim que eu consigo um maior número de leitores em potencial para as minhas obras.


W: Qual o seu autor ou autora do Wattpad preferido(a)?

João: Cara, acho que até hoje é o HenriquedeMicco. A gente se conheceu bem lá no começo, quando eu tinha acabado de encontrar o site e acabamos desenvolvendo uma amizade bem legal. Sempre que temos algo novo sendo criado mandamos um para o outro pra receber algum tipo de feedback, e tudo que ele criou e ainda cria sempre me surpreende. Fora ele existem outros como o WanMouraAbelCaviraAislanCoulter, DiegoScariot...


W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no Wattpad)?

João: Poste diariamente. Divulgue diariamente. Responda todos os comentários que receber e, principalmente, leia outros autores para ajudá-los da mesma forma que você quer ser ajudado. Não seja o tipo de escritor que não lê, ou que só lê autor internacional. Ajude os nacionais. Encoraje os outros a lerem livros nacionais. De valor aos seus colegas assim como deseja que te valorizem.

E não tenha pressa. Meu primeiro livro demorou praticamente 1 mês pra chegar no top 50 de terror, e do nada, por persistência e por não desistir ele acabou chegando no top 10, 5, 3 e pegou a 2ª posição. Então é só seguir escrevendo e divulgando que uma hora a história vai ser lida e conhecida :D


Bom pessoal, esperamos que tenham gostado da entrevista com o joaoeffting! Agora fica a dúvida, será que a ironia na sinopse de Terror de Verdade (Só que de Mentira) é verdade ou mentira? Só lendo para saber.

Quer ler uma entrevista com seu escritor favorito? Deixem sugestões nos comentários.

Até o próximo bate-papo e um grande abraço a todos os wattpadders!

Wattpad Entrevistas 2018Onde histórias criam vida. Descubra agora