O tempo é precioso para quem escreve. Cada minuto perdido significa maior distância do sonho. A autora Patricia Rio soube aproveitá-lo muito bem desde que entrou no mundo da escrita. Mesmo sem possuir um vira-tempo como o de Hermione Granger da saga Harry Potter, ela abraça as horas livres para pensar no enredo das histórias, divulgar seus livros e responder os comentários dos leitores.
O desejo de ser escritora surgiu ao acompanhar os trabalhos dos autores bestsellers J.K. Rowling e J.R.R. Tolkien. Já envolvida com universos fantásticos, Patricia Rio escreveu a trilogia O Mago do Tempo, que inclui respectivamente os livros O Iniciado, O Julgado - ganhador na categoria Narrativa Visual do Prêmio Wattys 2016 - e O Guerreiro. A fantasia ainda recebeu contos para agregar mais detalhes sobre o ambiente da história.
Atualmente, Patricia Rio estuda Publicidade e Propaganda, com ênfase em Criação Publicitária, e atua no setor de marketing de uma grande empresa. Todo o aprendizado no curso a favorece nos escritos, podendo colocar principalmente a criatividade à prova. A caminhada segue para que um dia os seus livros sejam publicados. Entrevistas, autógrafos, mais reconhecimento... Só o tempo dirá as recompensas que serão entregues à escritora Patrícia Rio.
Confiram nossa conversa com a autora Patricia Rio!
Wattpad: Você sempre quis ser escritora?
Patricia Rio: Não, até descobrir que eu queria fazer exatamente a mesma coisa que J.K. Rowling, J.R.R. Tolkien e tantos outros autores que li até chegar ao Ensino Médio. Eu tinha aquele sonho bárbaro de escrever histórias e ficar rica, dar entrevistas (olha aí o sonho se realizando), ficar famosa, essas coisas, mas isso foi sendo substituído só pelo amor à escrita, ao processo criativo, ao tirar as ideias da cabeça para passar para o papel. Eu escrevo exclusivamente por prazer e paixão.
W: Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?
Patricia Rio: Acho que foi quando eu terminei de ler O Senhor dos Anéis. Nessa época eu já tinha alguns cadernos com rascunhos de histórias, escrevia algumas poesias e só. Mas num belo dia eu sonhei com uma das histórias que eu posto aqui no Wattpad, e entrei num frenesi de escrever essa história, tirar essa ideia da minha cabeça e torná-la algo real. Desde então, eu não parei mais.
W: Como você descobriu o Wattpad?
Patricia Rio: Eu postava algumas coisas em outros sites de fanfics, e num belo dia pesquisei na internet outras plataformas. Lembro que queria expandir o público que eu já tinha, e procurar por outras plataformas que me atendessem era uma boa ideia. Lembro que no início eu não gostava do Wattpad, tanto que fiz minha conta e só voltei pra postar dois anos depois. Não me arrependo nem um pouco de ter voltado.
W: O Wattpad tem superado suas expectativas? De que forma?
Patricia Rio: De várias formas, tanto em feedback dos leitores quanto em leituras, reconhecimento. Aqui é possível medir onde você está errando, onde o enredo da história está fraco, como você pode melhorar na escrita e em como socializar até com os leitores.Acredito que a melhor parte da plataforma é mesmo o feedback dos leitores, seja positivo ou negativo. Se eu recebo um feedback positivo, eu luto pra dar mais conteúdo para os meus leitores, se recebo um feedback negativo eu luto para melhorar e para virar uma escritora melhor, sabe?
W: Conte-nos um pouco sobre seus livros.
Patricia Rio: Eu tenho muita coisa postada aqui no Wattpad, mas vamos lá.Atualmente estou colocando na plataforma o terceiro volume de uma trilogia chamada O Mago do Tempo. O primeiro livro se chama O Iniciado, o segundo O Julgado e o terceiro O Guerreiro. A história fala sobre um rapaz que num belo dia descobre que pode manipular o tempo. Porém, junto com seus poderes chegam outras implicações. Ele não é o único que pode manipular o tempo, e junto com esses outros magos do tempo é formada uma sociedade que controla o mundo dos humanos e o mundo dos seres mágicos. O Principal deve obediência ao clã, mas sua família e principalmente seus amigos fazem as coisas, meio que, tomarem outros rumos.
Como essa é uma história de fantasia um pouco grande, eu me aproveitei da construção desse mundo e escrevi alguns contos que se passam nesse ambiente e que contam a história do local. São eles O Mago e a Vampira, Equinócio, A Oferenda, Sangue Negro e A Senhora Morte. Fora desse mundo fantástico, mas ainda assim um pouco sobrenatural, tem os contos Afonso Sardinha e as Pepitas Zumbis e O Túnel da Morte.
W: Existe algo que você mudaria nos seus livros?
Patricia Rio: Sempre existe algo para se mudar. No meu caso, acho que faria uma melhor construção de mundo de fantasia, como a criação de uma backstory completa, detalhamento de um esquema de magia, essas coisas, e colocaria mais representatividade em minhas histórias. Esses dias mesmo estava lendo umas coisas minhas e pensando "Sem or, não foi eu que escrevi essa barbaridade, foi?".
W: O que você faz para atrair e construir seu público leitor?
Patricia Rios: Memes ( ͡° ͜ʖ ͡°)Isso é meio verdade, pois eu divulgo muito no Facebook, numa grande quantidade de grupos que permitem isso. Então eu posto um quote, um meme engraçado sobre a história (esses são os que dão mais resultado), às vezes faço perguntas.
O Facebook é praticamente a melhor plataforma para divulgação, tanto que mantenho lá também uma página oficial para a trilogia que estou postando atualmente e uma para mim mesmo. Além disso, eu acredito no poder de uma capa impactante, então essa é uma parte que eu sou obrigada a pensar no que um leitor de fantasia gostaria de ver, o que faria ele abrir aquele livro?
E eu ainda mantenho um grupo no Whatsapp, pra manter os leitores ainda mais pertinho de mim, e sempre que posso respondo todos os comentários, para os leitores não se sentirem sozinhos. Isso é também uma maneira de fazer leitores que nunca nem votaram aparecerem, porque eles comentam já sabendo que serão respondidos, não importa quanto tempo eu leve para isso. Além disso, responder os comentários sobe a história do ranking, o que ajuda a novos leitores descobrirem as minhas histórias.
W: Qual o seu autor do Wattpad preferido?
Patricia Rio: Eu amo tanta gente na plataforma que é até difícil pensar! Mas, eu adoro as obras da AlineBelloni, acho a escrita da LaisLacet super densa e minha meta de vida é ler todos os livros dessa menina. Tem também a thalytamartiins que eu vou esperar a eternidade se for preciso pra ler os livros dela, e tem o FelipeSali, né ( ͡° ͜ʖ ͡°). Ahhhh, e tem meu melhor amigo da vida, o Azaffy.
W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no Wattpad)?
Patricia Rio: Nunca desistam e escrevam por prazer. Não postem no Wattpad esperando por milhares de leituras e feedback positivo instantâneos, às vezes as coisas não funcionam assim, e vocês podem se frustrar à toa.Divulguem, não tenham medo de chamar um leitor em potencial para ler sua história, e principalmente, deem tudo de si para fazer o melhor pela literatura, porque certamente a recompensa virá uma hora e ela será maravilhosa e cheia de magia, é sério!
Façam tudo por amor, porque certamente os leitores sentirão isso quando lerem suas coisas e retribuirão com ainda mais amor. É tipo um ciclo de amor, rs rs.
Vocês já conheciam a autora paty_rio? Corram e leiam a trilogia O Mago do Tempo.
Quer ler uma entrevista com seu escritor favorito? Deixem sugestões nos comentários.
Até o próximo bate-papo, wattpadders!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wattpad Entrevistas 2018
No FicciónUm bate-papo com os seus autores preferidos do Wattpad no ano de 2018