Entrevista com Ana Assumpção (Bialogy)

3K 183 39
                                    

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


Ana Beatriz Assumpção (Bialogy) não é só uma autora de sucesso e embaixadora do Wattpad, mas também a administradora de uma das páginas no facebook e site sobre literatura mais influentes do Brasil, o Leitores Depressivos.  

Confira a entrevista que fizemos com a bela:


W: Você sempre quis ser escritora? Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita? 

ABA: Desde muito cedo, eu inventava histórias e brincava que elas eram a minha realidade por dias, talvez até meses. Sempre tive esse lado de criar situações, personagens, lugares sem perceber que eu queria mesmo escrever algo. Foi durante um curso que fiz, de criação literária, para fazer um concurso que valia uma vaga em uma escola federal no Rio (no qual eu passei), que tive noção do meu lado literário. Eu precisava criar um conto no fim do curso e desde então não parei mais de escrever. Isso foi há oito anos atrás. Hoje em dia não me vejo fazendo outra coisa que não seja isso.


W: Como você descobriu o Wattpad? 

 ABA: Eu conheci o Wattpad em 2012. Soube que muitas histórias legais estavam sendo postadas, mas como a maior parte era em inglês (e eu não lia tão bem em outro idioma na época), eu simplesmente deixei meu usuário inativo por algum tempo. Há uns dois anos percebi como a plataforma tinha crescido e como o Brasil ganhou espaço e força dentro dela. São postadas aqui histórias maravilhosas que, devido à sua qualidade e sucesso, viraram livros físicos. Não importa se a pessoa escreve há muito tempo ou não, todos tem a mesma oportunidade de sucesso no Watty. Isso definitivamente chamou a minha atenção, me instigou a voltar para o site e a criar algo novo para ser postado aqui.


W: Através do Wattpad você fez o seu nome e conquistou o seu público. Você imaginou que isso aconteceria? 

ABA: Eu sou uma sonhadora, uma idealizadora. Eu sabia que o meu livro seria lido por milhares de pessoas, mas imaginei que demoraria algum tempo, quem sabe até um ano. Mas "Uma Grande Bagunça" foi um presente de Deus na minha vida, desde sua concepção, desde o momento em que a primeira cena surgiu na minha cabeça, juntamente com a vontade de escrever sobre a pressão de ser vestibulando e estar terminando a escola ao mesmo tempo. O sucesso da história aconteceu bem antes do previsto, mas é o tempo de Deus. De qualquer forma, eu quero dizer para os leitores dessa entrevista: não pare de sonhar e de acreditar que você pode fazer algo que vire um verdadeiro sucesso. Não importa se é um livro ou outra coisa. E também não importa se você acha que tem chance ou não. Se Deus te deu um sonho, invista nele a sua fé, o seu tempo, o seu amor e a sua dedicação. Nada é impossível para aqueles que creem.


W: Nos fale um pouco sobre o seu livro "Uma Grande Bagunça".

ABA: UGB é uma parte de mim lida por milhares de pessoas. Em muitas coisas, Luana está em mim, como eu estou nela. Acho mágico que os leitores tenham a identificação com a protagonista e com as situações que ela vive. Eu procuro por o máximo de realidade, coerência, paixão e verdade quando estou escrevendo ou planejando alguns acontecimentos da história. Para aqueles que não sabem, "Uma Grande Bagunça" conta a história de Luana, 18 anos, que está terminando a escola, prestando vestibular, sofrendo com problemas familiares, vivenciando problemas graves com os seus amigos e, pra melhorar a situação, tem três caras completamente apaixonados por ela. A minha preocupação não é escrever algo que o público queira ler, não estou buscando entretenimento, estou trazendo algo real, embora seja ficção; abordando alguns assuntos delicados e tentando mostrar para os leitores que, mesmo tomando decisões erradas, sempre temos a chance de mudar a nossa realidade.


W: Existe algo que você mudaria no seu livro? 

ABA: Eu diria que não. A única coisa que realmente altero são os erros de digitação que deixo passar quando estou revisando um capítulo de madrugada! Tirando a brincadeira, eu queria só deixar claro o que os fãs do livro já sabem: a história está trançada. Eu já desenvolvi os eventos mais importantes, o final está pronto (na minha cabeça ) e eu apenas estou escrevendo ao mesmo tempo que posto para preencher algumas lacunas. Não deixo que nenhum capítulo seja postado simplesmente para ter capítulo. Eu prefiro ficar mais dias sem postar para depois trazer algo de qualidade aos leitores, que não deixe buracos na história e que possa enriquecer a trama.


W: O que você fez para ter a sua obra lida por milhares de pessoas? 

ABA: Primeiro, eu escrevi pra mim. Eu escrevi algo que eu gostaria de ler. Quando vi que a história estava pronta eu postei e usei todos os meus meios de comunicação para divulgar (redes sociais e propaganda boca-a-boca com os meus amigos que, aliás, também divulgaram em suas redes para os outros amigos). Também pedi alguns conselhos para minhas amigas escritoras que já estão aqui no Wattpad e elas me indicaram a divulgação nos grupos de leitores. Desde então, entrei em todos os grupos de Wattpad que consegui achar em português no Facebook (sério!) e passei a divulgar os capítulos lá. Aos poucos fui conquistando mais leitores e UGB foi à página de destaques do site, virando esse sucesso que é hoje.


W: Qual é o seu autor do wattpad preferido? 

ABA: Eu não consigo ler muita coisa por aqui, então, vou indicar meus amigos que já postam no Wattpad (embora seus livros maravilhosos não precisem de indicação): @ChaieneS (para os amantes da ficção científica); MarcosMagarinos, FelipeSali e CatiaGrenho (para quem ama fantasia); ClaraSavelli, queenbrubs, ChrisSalles e aimeeoliveira (para quem não consegue ficar sem ler ficção adolescente e/ou literatura feminina).


W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no wattpad)? 

ABA: Tenha fé que Deus vai te recompensar com o sucesso no tempo certo. Não importa se o seu livro tem uma leitura ou cem. Você provavelmente vai ver pessoas ganhando vinte mil leituras em um dia ou vendendo livros como água, mas isso não significa que o seu trabalho seja inferior porque não está nesse nível ainda. Invista o seu tempo fazendo propaganda na internet (através das suas redes sociais e grupos de leitores). Trate cada leitor do seu livro como se fosse um diamante (eles estão investindo tempo ao ler a sua história, então não ignore os seus comentários e, em hipotese alguma os trate mal, mesmo se alguém for rude. Afinal, você não gostaria de ser tratado assim). E, principalmente, não deixe de escrever para VOCÊ. Você é o seu melhor leitor e o seu melhor crítico. Quando você escreve sobre o que domina é impossível não ser bem sucedido


E você? Tem algum autor que gostaria de ver sendo entrevistado? Deixe sua sugestão nos comentários.


Felipe Sali

Wattpad Entrevistas 2018Onde histórias criam vida. Descubra agora