Entrevista com Mary C. Muller

1.3K 116 18
                                    


Por: Felipe Sali e Lucas Marcos

Por: Felipe Sali e Lucas Marcos

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.



A Mary faz parte do grupo cada vez maior de autores do Wattpad que serão publicados por uma grande editora. O seu contrato com a editora Planeta já foi assinado e está com o lançamento previsto para o final de 2016 ou o começo do ano que vem.

Escrevendo desde sobre dramas familiares até sobre o universo quadradinho do game Minecraft, sua trajetória na plataforma não poderia ser mais brilhante. Um dos seus romances ganhou o Wattys 2015 e já se aproxima de 2 milhões de leituras. Confira o nosso bate papo:


W: Você sempre quis ser escritora?

M.M: Eu já escrevia quando mais nova, mas sem levar muito a sério. Foi quando eu tinha uns 17 anos que comecei a me dedicar e que percebi que era isso que queria.

W: Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?

M.M: Meu amor por livros começou muito cedo, mas o amor pela escrita demorou a vir, visto que é algo demorado e difícil de lapidar. O amor pela escrita veio aos poucos, em meio a lapsos de frustração.

W: Como você descobriu o Wattpad?

M.M Antigamente eu postava em um blog, mas era bastante insatisfeita com a plataforma, que não era boa para livros. Acabei descobrindo ao pesquisar plataformas mesmo.

W: Através do Wattpad você fez o seu nome e conquistou o seu público. Você imaginou que isso aconteceria?

M.M: Eu imaginava que conseguiria um público pequeno. Um grupo de leitores fiéis que fosse acompanhar meu trabalho ou até comprar meus livros, mas não imaginava que iria tão longe assim.

W: Nos fale um pouco sobre seus livros.

M.M: Antes de Tudo Acabar é um drama juvenil, e foi a primeira história que fiz sem fantasia. Conta a história de Rafael, um garoto de 17 anos com uma mãe alcoólatra, um pai ausente e a busca dele pela própria maturidade, amizades e primeiro amor.

Desmortos é uma fantasia urbana, sobre Lorena e Lucas. Ela é um zumbi e ele um fantasma, aprendendo a lidar com a vida após a morte e com o nome universo se desdobrando em frente a eles.

Mixtapes Vol. 1 é um livro de contos sobre adolescência, todos baseados em letras de música, e Turquesa, é o novo livro que estou publicando agora, sobre uma sereia que deve se mudar de volta para o oceano depois de viver na superfície a vida inteira.

Tenho também uma fanfic de Minecraft em andamento, chamada O Diário de Steve.

W: Existe algo que você mudaria nos seus livros?

M.M: Eu faço mudanças constantes nos livros, já que o wattpad é uma plataforma que permite isso. Antes de Tudo Acabar em sua versão impressa foi modificado algumas vezes e tem 11 capítulos a mais que a versão online.

W: O que você fez para ter a sua obra lida por milhares de pessoas?

M.M: Uma porção de coisa, que posso resumir em "ser uma pessoa bacana". Agradeça sempre que seus leitores comentarem, interaja com outros autores sem apenas pedir, sempre que alguém adicionar sua obra na lista de leitura envie uma mensagem agradecendo e dizendo que espera que gosta e está aberto a críticas, divulgue em outras redes sociais e tenha paciência. Vejo muita gente com 5 capítulos postados reclamando que não tem milhares de leituras. Eu levei 2 anos para chegar onde cheguei aqui dentro.

W: Qual o seu autor do Wattpad preferido?

M.M: Eu tinha um livro preferido aqui na plataforma que foi removido e o autor apagou o perfil, e sempre me culpo por não lembrar o nome da obra e do autor.

W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no Wattpad)?

M.M: Eu fiz uma série de 6 vídeos sobre esse assunto no youtube (Canal Jimary para quem quiser ver), mas a principal dica que posso dar é paciência. Você vai precisar de paciência para aprender a escrever melhor e para aguentar a possível frustração que virá quando não atingir o resultado que desejava. Esquece esse negócio de talento e dom, escrita é esforço e se aprende escrevendo e lendo muito. E tanto o sucesso quanto a melhora da qualidade do nosso trabalho podem levar anos para acontecer.


Wattpad Entrevistas 2018Onde histórias criam vida. Descubra agora