Entrevista com Carol Cast

3.5K 239 107
                                    


Existem duas coisas que a Carol Cast sabe fazer: robôs e livros. Sim, essa carioca de 27 anos é formada em Engenharia de Controle e Automação, mas faz sucesso mesmo com as suas histórias espirituosas no wattpad.

Enquanto estudava engenharia, Carol conviveu com muitos rapazes – não raramente ela era a única mulher da sala. Agora ela usa essa experiência para escrever o seu novo livro onde ela entra com tudo na mente masculina.

Vamos ouvir o que ela tem a dizer.

W: Você sempre quis ser escritora? Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?

CC: Não. Vim descobrir o prazer em escrever nos meus últimos anos de Engenharia. Sempre tive imaginação fértil, mas tinha preguiça de escrever com lápis e papel. Só escrevo no celular ou em um computador. Sem a tecnologia provavelmente não seria escritora.

Lembro-me do exato momento foi 11 de julho de 2012 às 1:39 da manhã. Postei meu primeiro capítulo do meu primeiro livro em meu tumblr. Estava envolvida em um projeto da faculdade que me estimulou a escrever. E serviu também como desabafo de algumas desilusões amorosas na época.

W: Como você descobriu o Wattpad?

CC: Quando terminei o primeiro livro, meus leitores de lá pediram para que eu publicasse. Então comecei a pesquisar na internet sobre formas e meios de se publicar livros. Foi quando achei uma reportagem sobre uma autora brasileira que publicava no wattpad ela era também ilustradora, mas escrevia em inglês. E através da plataforma ela conseguiu visibilidade. Era uma das opções que eu tinha, então resolvi tentar.

W: Através do Wattpad você fez o seu nome e conquistou o seu público. Você imaginou que isso aconteceria?

CC: Não foi do dia para a noite. Foi depois de alguns anos de Wattpad. Mas sempre tive esperanças sim que uma hora aconteceria.

W: Nos fale um pouco sobre o seu trabalho mais recente?

CC: O mais recente está sendo um desafio. É o primeiro livro que eu escrevo em primeira pessoa no ponto de vista masculino. Na faculdade eu era uma das poucas meninas da sala, quando não a única. E pude ver esse lado dos homens quando estão entre homens. Foi uma experiência engraçada que gostaria de passar. Vejo muitos livros escritos por mulheres no ponto de vista masculino que penso "Tá na cara que esse homem foi escrito por uma mulher". E o meu desafio nesse livro é não passar essa impressão. Espero que consiga! Hahah Ele envolve música, sexo, drogas e rock'n'roll, mas não é erótico. É um romance com uma pitada de humor e drama.

W: Existe algo que você mudaria nos seus livros?

CC: Os primeiros precisam de uma revisão minuciosa, tirar algumas repetições, essas coisas que mesmo relendo trinta vezes nos passam batidas por quem não é profissional da área. Já os atuais não darão tanto trabalho porque eu já estou pegando o jeito do negócio. Hahahaha

Mas de enredo, não. Não mudaria nada no enredo.

W: O que você fez para ter a sua obra lida por milhares de pessoas?

CC: Eu não fiz nada. Não faço divulgação porque não tenho tempo. Como já tenho minha profissão a escrita está sempre em segundo plano para mim. No inicio meus fãs eram em sua maioria os leitores do tumblr que me acompanharam quando migrei para o wattpad. Eles divulgam, participam das brincadeiras no meu grupo do facebook, dos desafios de capítulo bônus além que eles indicam no boca a boca. O mérito é todo deles.

Depois disso foi o próprio Wattpad com o ranking que me fez conquistar. O último livro que terminei no Wattpad ficou por meses em primeiro lugar no ranking nem eu conseguia acreditar naquilo, cada dia acordava mais feliz e mais emocionada em saber que as pessoas me viam e gostavam da história. Printei exaustivamente a tela do ranking nessa época para guardar de recordação <3

W: Qual é o seu autor do wattpad preferido?

CC: Não tenho UM. Sinto muito, realmente não consigo escolher somente um. Tenho vários! @CupcakeCookies @VeronaWynter @ClaraSavelli @ChrisSalles @LadyFlowers @Rebeca_Soares @FelipeSali (Você! Hahaha Sim adorei "Mais leve que o ar!") @Yume_murakami @CamyJk @MiMeireles @GiseleSouza @MilaWander . Essa galera eu sempre costumo ficar de olho e acompanhar, sou super fã!

W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no wattpad)?

CC: Para quem está começando eu sugiro escreva sobre suas experiências de vida de forma indireta. Invente uma cidade, um país, um mundo. Isso lhe dará liberdade para criar sem ter que estudar aspectos reais culturais, sociais etc...

Comece escrevendo em terceira pessoa. Achei mais fácil no inicio narrar de fora do que de dentro.

Escreva sobre aquilo que você gosta. E não espere pelo retorno de imediato. Procure aperfeiçoar sua escrita, crie desafios para que você mesmo possa conquistá-los. Gaste mais o seu tempo numa história boa do que em divulgação. Não adianta se matar para divulgar uma história ruim. Tenha calma, escreva quando estiver inspirado. E procure sempre aprender os detalhes de tudo que você aborda em seu livro.


Você tem algum autor que gostaria de ver aqui nas entrevistas? Deixe a sua sugestão nos comentários.

Até a próxima

Reportagem: Felipe Sali



Wattpad Entrevistas 2018Onde histórias criam vida. Descubra agora